O mercado concorrencial
Resenha: O mercado concorrencial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ingrid Cordeiro de Souza • 1/9/2013 • Resenha • 304 Palavras (2 Páginas) • 368 Visualizações
1- O mercado concorrencial existe porque há grande competição devido ao números de empresas, produtos ou serviços, onde há variações de preços e qualidade. O empresário usa a regra de estratégia mercadológica, fazendo sempre uma analise de números de empresa no mesmo ramo(mercado), tipo do produto (se há produtos idênticos ou diferenciados) e as barreiras, se existem ou não acesso de novas empresas no mesmo mercado ou ramo.
2- O Monopolio caracteriza-se apenas por existir um único empresário ou empresa, dominando por completo a oferta , de um lado, e todos os consumidores de outro, e não existe concorrência, e nem produto substituto, e por ser exclusiva no mercado determina o preço de equilíbrio, de acordo com a sua capacidade de produção. Já o Oligopolio é caracterizado por um pequeno numero de empresas que dominam a oferta de mercado, e os preços são fixados entre as empresas por meio de carteis ou conluios.
3- As estruturas do mercado de fatores são: Monopolio Bilateral, que é caracterizado quando um monopsonista, na compra do fator de produção defronta com um monopolista na venda desse fator. Oligopolio já é caracterizado na compra de insumos, é o mercado em que há poucos compradores negociando com muitos vendedores. Monopolio é caracterizado na compra de insumos, compreende uma forma de mercado na qual há um único comprador para vários vendedores dos serviços do insumo. A Concorrencia Perfeita corresponde ao mercado que a oferta do fator de produção é abundante, que torna o preço de fator constante.
4- Monopolio Bilateral é quando na compra e na venda de produção, o preço é definido por meio de negociação, barganha de ambos os lados.
5- Mark-up é usado quando o objetivo é maximizar, mark-up é um porcentagem sobre os custos diretos, mark-up tem poder monopolístico, então pode fixar preços, num nível objetivo, nos custos, dependendo menos da demanda prevista pelo mercado.
...