O processo de distribuição de canais Natura
Relatório de pesquisa: O processo de distribuição de canais Natura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Nikke • 13/9/2014 • Relatório de pesquisa • 3.540 Palavras (15 Páginas) • 868 Visualizações
DISTRIBUIÇÃO - NATURA
RESUMO
Esta pesquisa foi desenvolvida utilizando-se a metodologia do estudo de caso que descreve o processo de canais de distribuição da Natura. A gestão dessa cadeia consiste na aproximação das suas Franquias e consultoras diretamente com os clientes, para que a mercadoria seja produzida e distribuída nas quantidades ideias, na localização certa e no tempo correto, com o objetivo de satisfazer o nível de serviço e diminuir os custos ao longo de todo processo de canais de distribuição.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 6
1. OBJETIVOS 6
1.1 Objetivo Geral 6
1.2 Objetivos Específicos 6
3. JUSTIFICATIVA 7
4. DEFINIÇÃO 7
5. REFERENCIA TEÓRICO 8
6. CONCLUSÃO 17
7. REFERENCIA 17
INTRODUÇÃO
A Natura é a maior companhia de cosméticos brasileira. No país desenvolve, fabrica, distribui e comercializa cosméticos, fragrâncias e produtos de higiene pessoal, possuindo uma marca que está entre as mais reconhecidas no mercado de cosméticos. As vendas diretas nas representam o principal canal de distribuição dos produtos Natura, composta por uma rede de revendedoras35 autônomas no Brasil sem relação empregatícia com a empresa, atingindo mais de 5.000 municípios, a empresa vende seus produtos através de um distribuidor independente. A estratégia definida pela Natura envolve o crescimento do mercado brasileiro e latino-americano de cosméticos através do canal de vendas diretas. Para isso, a empresa busca o crescimento, capacitação e a retenção da rede de consultoras. A renovação contínua da carteira de produtos através de investimentos em inovação, assim como na eficiência operacional (que resulta no aumento da escala de produção) são outros pontos que compõem sua estratégia na construção da imagem, competitividade e crescimento da marca. A missão da Natura é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar / estar-bem.
1. OBJETIVOS
1.1 Objetivo Geral
Demonstrar o funcionamento, na empresa Natura, do fluxo de materiais, tanto na aquisição da matéria-prima junto aos fornecedores quanto na entrega dos produtos acabados ao cliente final.
1.2 Objetivos Específicos
Analisar a NATURA sob os seguintes aspectos: gestão do processo de fabricação, após a aquisição da matéria-prima, o relacionamento com seus fraqueados.
2. METODOLOGIA
Quanto aos procedimentos de coleta de dados, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, onde as informações foram obtidas a partir de trabalhos publicados por outros autores, obras de referência, periódicos e sites da internet.
3. JUSTIFICATIVA
Escolhemos a natura por ser uma empresa nacional aonde compete com várias empresas internacionais da indústria de cosméticos.
Ao longo de quatro décadas, a Natura se tornou líder do mercado brasileiro de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal. É uma empresa de capital aberto desde 2004 e está presente na América Latina e na França. A missão da Natura é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar/estar bem: bem-estar é a relação harmoniosa, agradável, do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo; estar bem é a relação empática, bem-sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte, com o todo.
4. DEFINIÇÃO
A organização trabalha no aspecto de ter uma maior credibilidade junto a seus fraqueados e clientes, por isso não mede esforços em investimento e pesquisas para dar mais qualidade na fabricação e na entrega de seus produtos. Hoje a natura dispõe de um dos maiores centros de distribuição com automação da América latina.
A empresa trabalha com o modelo de venda direta. E é por meio das consultoras e consultores Natura que os produtos chegam às mãos dos clientes. Estimuladas a estabelecer relações de qualidade, baseada no entendimento e no atendimento das necessidades dos clientes, faz parte da atividade da consultoria o conhecimento, a utilização e a vivência dos benefícios dos produtos Natura antes de oferecê-los.
5. REFERENCIA TEÓRICO
Distribuição Física na Natura
A distribuição física tem custos duas a três vezes maiores que o limite superior da média do suprimento e assim, a atenção dos administradores tem se concentrado nas atividades de maior impacto econômico.
No caso da empresa Natura, cuja estratégia de vendas é a direta, é possível chegar até suas consumidoras de forma personalizada e explorando os principais atributos de seus produtos de modo adequado e convincente. Outro aspecto relevante nesse sistema de distribuição é a não dependência de grandes redes atacadistas e varejistas para a distribuição dos produtos, o que torna a empresa imune ao crescente aumento do poder de negociação dos intermediários da cadeia de comercialização, fato que afeta, atualmente, a maioria das empresas de produtos de consumo que deles dependem para escoar sua produção. Além desses fatores, o sistema de venda direta, com a amplitude do construído pela empresa Natura, constitui uma forte barreira de entrada para novos competidores nesse setor.
Deste modo, a empresa Natura se mantém alerta com relação aos gastos desta operação e tem buscado reduzir o número de transportadoras envolvidas, buscando alianças estratégicas e excelência no nível de serviço prestado. Dados de 2005 apontam que a empresa reduziu o número de transportadoras de 44 para apenas 5, proporcionando uma redução de 88,63%. Como são utilizadas 5 transportadoras para efetuar a distribuição dos produtos por todo o Brasil, a empresa adota a sistemática de disponibilizar as cargas para as transportadoras conforme seus horários de coleta. Por exemplo, se a empresa Correios efetua a busca da carga nos armazéns por volta das 18 horas, a empresa Natura tem a responsabilidade de executar a separação dos pedidos para
...