O que significa SWOT?
Por: di246 • 5/4/2024 • Trabalho acadêmico • 610 Palavras (3 Páginas) • 124 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
Aluno: Waldinei Ramos da Cruz |
Professor: Marcos Aurélio Salles |
Matrícula:1230208141 |
Curso: Logística |
O que significa SWOT?
É uma ferramenta de planejamento estratégico na gestão de projetos, baseada na avaliação de cenários para apurar a tomada de decisão. De maneira simples, a sigla SWOT inglesa significa strenghts, weaknesses, oportunities e threats, ou forças, oportunidades, fraquezas e ameaças na sigla portuguesa FOFA. É importante analisar cada um desses fatores para que você consiga se planejar bem em busca do desenvolvimento organizacional. Quando é analisada de maneira conjunta, a estrutura SWOT pode proporcionar uma visão mais ampla de onde você está e de como dar o próximo passo.
[pic 3]
O método foi criado na década de 1960 pelo consultor de empresas norte-americano Albert S. Humphrey, durante um projeto do instituto de pesquisa de Stanford financiado por grandes empresas. Após várias adaptações ao longo dos anos provou-se uma ferramenta simples e prática com efeitos positivos, ganhando popularidade rapidamente. Em outras palavras, a análise SWOT faz um diagnóstico do ambiente interno e externo da organização. Assim, é possível adotar uma melhor tomada de decisão e colocar em prática planos de ação mais estratégicos. Seus elementos são:
-Forças
As forças são os pontos positivos da empresa que fortalecem a sua competitividade no mercado, como a saúde financeira, a cultura e o clima organizacional bem-sucedidos. Elas estão intimamente ligadas aos objetivos da organização.
Desse modo, as forças fazem com que os esforços da empresa sejam concentrados no seu melhoramento contínuo.
-Fraquezas
Na SWOT, as fraquezas se referem às iniciativas internas que estão com desempenho abaixo do esperado. são os elementos que prejudicam a empresa perante o mercado, como reclamação de clientes, gargalos na produção, entre outros. A análise SWOT ajuda a identificar essas situações para que os gestores possam elaborar e executar um plano de ação para sanar os problemas.
-Oportunidades
Esse ponto se refere aos fatores externos que podem trazer benefícios para a empresa. Apesar de não ser possível controlar o que é interessante ou não para o negócio, essa análise permite identificar as oportunidades que o mercado proporciona. Como uma nova demanda do consumidor, as inovações tecnológicas e o crescimento do mercado, os gestores podem criar estratégias para aproveitar as possibilidades.
-Ameaças
As ameaças são fatores externos e completamente fora do seu controle, com potencial de impactar negativamente e prejudicar o seu negócio. Quando esses pontos são identificados em tempo hábil, a empresa pode elaborar estratégias para prevenir ou minimizar os prejuízos, caso esses eventos se concretizem.
...