TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é o empreendedorismo?

Seminário: O que é o empreendedorismo?. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Seminário  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

O que é empreendedorismo?

Poucos conseguem definir o conceito real de empreendedorismo, pois é muito subjetivo, todos parecem conhecer, mas não o definem com facilidade. No Brasil o empreendedorismo se popularizou a partir da década de 90, sendo essa subjetividade devida às diferentes concepções ainda não consolidadas sobre o assunto, pois se trata ainda de uma novidade. É um conceito antigo que tem várias vertentes, mesmo que pareça novo e seja mais utilizado ultimamente. A palavra empreendedorismo, só foi utilizada no início do século XX, mais precisamente em 1950, pelo economista Joseph Schumpeter como sendo, uma pessoa capaz de fazer sucesso inovador através da criatividade (DORNELAS, 2001).

O empreendedorismo é algo novo do Brasil, começou a ser empregado e estudado a partir da década de 90 quando as empresas precisavam se adequar a modernização. Possui vários conceitos e de acordo com Hisrich e Peters (2004), empreendedorismo é a capacidade de criar algo novo/diferente e com valor, é a capacidade de dedicar o seu tempo com total criatividade e responsabilidade, assumido os ricos e incertezas financeiras, psicológicas e sociais para atingir seus objetivos e deste modo obter os lucros almejados. Empreendedorismo é a capacidade que algumas pessoas possuem de enxergarem oportunidades onde outras não vêem, traçam metas e vão à busca de realizar seus objetivos.

Para Dolabela (2002) o empreendedorismo é essencial nas sociedades, pois é através dele que as empresas buscam a inovação, preocupam-se a transformar conhecimentos em novos produtos. Existem, inclusive, cursos de nível superior com ênfase em empreendedorismo, para formar indivíduos qualificados para inovar e modificar as organizações, modificando assim o cenário econômico. É criar riquezas através de novos produtos, novos métodos de produção, novos mercados, novas formas de organização, etc. O empreendedor é responsável pelo empreendedorismo, para gerar lucro para a organização, e valor para o cliente.

Segundo Dornelas (2001) empreendedorismo é o processo de criar algo novo, algo que irá mudar ou revolucionar a ordem econômica. O empreendedor tem que ter iniciativa para criar ou para inovar de forma muito criativa, não podendo ter em nenhuma hipótese medo de arriscar. Quando se pensa em criar ou inovar tem que se pensar em todas as etapas do processo, desde a ideia até como utilizar todos os recursos disponíveis de forma mais criativa e eficaz, criando meios para atingir o sucesso do “plano”.

De acordo com Fillion (1999) Empreendedor é aquele que tem uma visão diferenciada, ideias novas, e a partir dessas ideias vai à busca da realização do negócio ou projeto, independente dos riscos que vai ocorrer, reconhecer e procura resolver de maneira lucrativa. Realiza negócios bem planejados para o negócio dar certo e vindo atender as necessidades do mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com