O que é o novo produto ou serviço?
Por: Priscilla Sousa • 24/4/2023 • Trabalho acadêmico • 1.524 Palavras (7 Páginas) • 75 Visualizações
[pic 1]
ATP – Marketing.4.0
NÚMERO DO GRUPO |
ATP 02 |
NOME DOS ESTUDANTES |
PROFESSORA-TUTORA |
Etapa 01
O que é o novo produto ou serviço? Qual necessidade/desejo do mercado ele vai resolver?
Nosso produto é: Pra cego ler, um aplicativo para dispositivos móveis capaz de captar uma imagem e convertê-la em arquivo de áudio apenas utilizando a câmera do dispositivo.
Pensando na acessibilidade, inclusão e autonomia, especialmente das pessoas com deficiência visual, seja total ou parcial, nosso produto se propõe a converter imagem em arquivo de áudio para que o usuário seja capaz de saber qual o conteúdo escrito em qualquer mídia física, apenas usando seu dispositivo móvel.
O aplicativo pode ser inicializado por comando de voz. No modo de leitura, ao apontar a câmera, a API identifica textos escritos e realiza a conversão em áudio, como se estivesse lendo o texto em questão. Além disso, identifica textos escritos em letra tipográfica ou manuscrita, com detecção das margens guiada por áudio. No modo de reconhecimento de ambiente, identifica pessoas, cores e objetos no ambiente, descrevendo-os em áudio.
O produto tem como objetivo principal a acessibilidade de indivíduos com deficiência visual à tecnologia assistiva, dando-lhes a capacidade de leitura de textos escritos em mídia física e reconhecimento do ambiente, o que garante mais autonomia em seu dia a dia. As pessoas com dislexia ou analfabetas também podem se beneficiar do produto.
As necessidades e desejos supridos são de acessibilidade, inclusão, autonomia e satisfação pessoal, por dispensar a ajuda de terceiros para o uso do aplicativo.
Qual é a sua inovação?
· Compatibilidade com qualquer dispositivo móvel com sistema Android ou IOS, como smartphones e tablets, um diferencial em comparação com a concorrência, já que os aplicativos que estão no mercado não são compatíveis com vários modelos e versões de aparelhos móveis.
· Identificação de textos escritos em letra tipográfica ou manuscrita, com detecção de margens guiada por áudio.
· Tradutor para português e outros idiomas. A API tem seu idioma padrão em inglês, por isso a maioria dos aplicativos do mercado estão neste idioma. Nosso produto tem suporte para leitura em português e outros idiomas na função de leitura.
· Nossa proposta é desenvolver um aplicativo que não utilize uma grande quantidade de memória do celular.
· No caso de aparelhos sem botões em braile para pessoas com deficiência visual total, temos a proposta de inicialização do aplicativo apenas por comando de voz.
· Tutorial em áudio, explicando como ativar cada funcionalidade do aplicativo e podendo ser ativado e desativado por comando de voz.
· Identificação e descrição de pessoas, cores e objetos no ambiente, caso seja ativada a função de reconhecimento.
Etapa 02
De qual potencial mercado seu produto faz parte? É um mercado grande, em crescimento ou nicho? Por que você acredita que seu produto/serviço terá sucesso baseado nesse mercado?
Com base na apresentação de Kotler e Armstrong (2014), podemos concluir que o nosso produto faz parte do mercado consumidor, já que os indivíduos farão a aquisição do aplicativo para uso pessoal.
Pra cego ler, faz parte do amplo mercado de aplicativos para dispositivos móveis que teve crescimento de 15,1% em 2019, segundo o Estudo Mercado Brasileiro de Softwares de 2020, realizado pela ABES, mas também faz parte de um mercado de nicho bem definido, pois foca em indivíduos com deficiência visual, seja ela total ou parcial, com dislexia e analfabetos.
Observando a concorrência e todos os aplicativos similares na Play Store, chegamos à conclusão de que é um mercado com demanda latente, com alcance de mais de cem mil usuários que compartilham da necessidade de independência, autonomia e acessibilidade que oferecemos.
Acreditamos no sucesso do nosso produto, pois além de ser uma proposta de tecnologia assistiva de fácil acesso e utilização, traz consigo como valores agregados satisfação pessoal e autonomia, que levará mais qualidade de vida ao nosso público-alvo.
Quem é o público-alvo do novo produto/serviço e quais foram os critérios empregados para essa seleção?
Nosso público-alvo são prioritariamente pessoas com deficiência visual, mas também abrange pessoas com dislexia ou analfabetismo, que tenham acesso a dispositivos móveis de uso pessoal.
O Brasil é um país de dimensões continentais, com uma pluralidade cultural que não se vê em outros países do mundo. Para além das diferenças culturais, a desigualdade socioeconômica e a falta de inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência a espaços e tecnologias também são problemas vistos em todo o país. Observando esse contexto, nos surgiu uma dúvida: como diminuir o abismo tecnológico entre as pessoas que vivem no Brasil hoje?
Segundo o Censo 2010, o Brasil possui 190.732.694 habitantes e se encontra dentre os dez países mais populosos do mundo. Entre esses, mais de 6,5 milhões de pessoas possuem alguma deficiência visual. Mais de 6 milhões de pessoas possuem baixa visão ou visão subnormal, ou seja, possuem grande e permanente dificuldade de enxergar e outras 500 mil pessoas são incapazes de enxergar. Outro ponto importante a destacar, é que mais de 29 milhões de pessoas necessitam usar meios para correção das dificuldades visuais, como óculos e lentes.
Além da população que tem alguma deficiência visual e/ou dificuldades no campo visual, o Brasil, segundo os indicadores do Inep, IBGE e PNUD, possui 16 milhões de analfabetos com 15 anos ou mais e 30 milhões de analfabetos funcionais, que embora saibam reconhecer letras e números, são incapazes de ler e compreender textos simples.
Selecionamos este público pensando na demanda latente e na acessibilidade da tecnologia assistiva, que é um mercado com grande perspectiva de crescimento, principalmente no período pós-pandêmico. Para esta seleção, utilizamos os critérios de segmentação demográfica, geográfica, psicográfica e comportamental.
...