O que é um livro diário?
Tese: O que é um livro diário?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jaovitru • 25/9/2014 • Tese • 296 Palavras (2 Páginas) • 174 Visualizações
R- O que é livro diário? Quando ele surgiu? Para que ele serve?
É um livro obrigatório (exigido por lei) e está previsto no artigo 11 do código comercial brasileiro de 1850 e pelo Decreto de Lei 4681/1969. Ele serve para registrar os fatos contábeis, ou seja, todas as transações em Partidas Dobradas na ordem rigorosamente cronológica do dia, mês e ano. Esse livro deve ser encadernado com folhas numeradas seguidamente, devendo fazer os registros diariamente.
S- Qual a importância da contabilidade na ocasião do seu surgimento?
Desde o início da civilização, o homem usou a contabilidade para avaliar a sua riqueza, analisando acréscimos ou decréscimos dessa riqueza.
T- Qual a importância da Contabilidade nos dias de hoje? Cite exemplos.
Não só os administradores utilizam os relatórios que a Contabilidade fornece outras pessoas, órgãos e empresas também a utilizam como ferramenta, tais como:
– Os donos da empresa que não participam de sua administração, com o objetivo de saber quanto à empresa está conseguindo lucrar.
– Os administradores da empresa, para saber a sua saúde financeira e como melhorá-la.
– Os Bancos e Financeiras, a fim de concederem um empréstimo a uma empresa, ela terá condições de pagar.
– Os sindicatos de empregados com o intuito de pedir um percentual de aumento maior para os funcionários.
– O Governo em geral, para verificar a possibilidade de aumentos de tributos, ou sua redução.
Portanto, a contabilidade é um instrumento necessário para todas as entidades e também para as pessoas físicas ajudando no processo de toda de decisões de pequenos e grandes negócios.
Nos dias de hoje a empresa sabe o valor do seu patrimônio através dos seus ativos, passivos, receitas, custos, despesas, produtividade e lucratividade do negócio, e assim com o auxílio contábil a empresa pode realizar um bom planejamento.
...