OS INDIVÍDUOS NA ORGANIZAÇÃO
Por: manu2021 • 17/10/2019 • Resenha • 386 Palavras (2 Páginas) • 203 Visualizações
1 OS INDIVÍDUOS NA ORGANIZAÇÃO
O estudo das relações interpessoais numa empresa precisa identificar como as pessoas se relacionam com a organização e entre elas mesmas. Nos estudos de Gestão, tentamos descobrir quais as melhoras ações que permitem o sucesso da organização do trabalho, enquanto os estudos de Administração visam melhorar o trabalho sempre no que se refere á situação da empresa no mercado.
Três aspectos configuram qualquer atividade organizacional: a estrutura, a tecnologia e o comportamento;
- ESTRUTURA são os sistemas de trabalho internos adotados com base na definição da hierarquia administrativa: observar de que maneira é realizada a comunicação dos objetivos, da missão e das politicas organizacionais.
- TECNOLOGIA processos da organização e a todos os equipamentos envolvidos nas tarefas operacionais.
- COMPORTAMENTO as relações interpessoais na empresa. Para administrar os recursos humanos da organização devem sustentar o conhecimento (saber fazer), as habilidades (fazer) e as atitudes (querer fazer) que garantem o sucesso da empresa.
Aspectos fundamentais de uma organização são os três elementos que interagem e são influenciados por pressões que vêm do mercado, qualquer mudanças cria um impacto considerável sobre os outros.
1.1 Os indivíduos e as abordagens teóricas
Os aspectos relacionados á motivação, á liderança e á dinâmica dos conflitos entre os indivíduos e a empresa ganharam atenção com as teorias x e y de MCGREGOR e os fatores motivacionais de Herzberg.
- TEORIA ESTRUTURALISTA; Caracteriza submissão do indivíduo à socialização, as recompensas materiais e sociais facilitam o desempenho dos indivíduos na empresa.
- TEORIA DOS SISTEMAS; A empresa passou a ser vista como um organismo, em que os indivíduos desempenham papéis determinados pelos contextos organizacional,pessoal e interpessoal.
- TEORIAS MODERNAS; A da administração por objetivos, o indivíduo é tido como um recurso diferenciado na empresa pela sua capacidade de ampliação de competências. A da administração Estratégica usa a produtividade passa ser vinculada diretamente à definição clara e objetiva da missão e da estratégia empresarial. A administração participativa é baseado na democratização das relações sociais e no desenvolvimento de uma consciência de classe trabalhista, sugere a necessidade de melhoria do nível educacional para acompanhar a complexidade das empresas.
2 O homem e suas relações interpessoais
Para chiavenato (2009) o ser humano possui quatro domínios:
- cognitivo: responsável pela aquisição de conhecimentos e pelo desenvolvimento das estruturas mentais que os indivíduos constroem desde a infância.
- Afetivo ou emocional
...