Organização Da ação Empresarial
Trabalho Escolar: Organização Da ação Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sumiearts • 9/6/2013 • 728 Palavras (3 Páginas) • 3.632 Visualizações
ORGANIZAÇÃO DA AÇÃO EMPRESARIAL
A partir do planejamento segue-se a organização da ação empresarial. Desde o planejado, deve-se cuidar para o planejamento ser transformado em ação. Para tanto, é necessário reunir, aglutinar e disponibilizar todos os recursos e competências para que o planejado tenha todas as condições de ser executado e transformado em resultados concretos.
A palavra organização pode ser usada com dois significados diferentes:
1. Organização como uma unidade ou entidade social: onde toda organização é uma entidade social, por ser constituída por pessoas que interagem entre si para alcançar objetivos específicos.
2. Organização como função administrativa: aqui organização faz parte do processo administrativo. Sob tal aspecto, organização significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer relações entre eles e atribuições de cada um deles.
Como função administrativa a organização depende do planejamento, da direção e do controle para formar o chamado processo administrativo. Todas as funções administrativas interagem dinamicamente entre si e se caracterizam por uma estreita interdependência para compor o processo administrativo. Com a ajuda da organização a empresa reúne e integra os seus recursos e competências, define a estrutura de órgãos que deverão administrá-los, estabelece a divisão de trabalho por meio da diferenciação, proporciona os meios de coordenar as diferentes atividades pela integração, define os níveis de autoridade e de responsabilidade e assim por diante.
Função de organizar
A função de organizar abrange necessariamente quatro componentes:
1. Tarefas: As funções organizacionais são subdivididas em tarefas.
2. Pessoas: Cada pessoa é ocupante de um cargo na organização formal.
3. Órgãos: As tarefas e as pessoas são agrupadas em órgãos, como divisões, departamentos ou unidades da organização.
4. Relações: Focaliza primeiro as relações entre os órgãos componentes da organização e entre as pessoas com relação ao seu trabalho. Posteriormente, em outros aspectos fora da organização, como relacionamento com clientes e fornecedores.
Abrangência da organização
A organização, como função administrativa, se desdobra em três níveis organizacionais:
1. Organização no nível global da empresa: É o chamado desenho organizacional, tratado no nível institucional e que pode assumir vários tipos.
2. Organização no nível departamental da empresa: É o chamado desenho departamental, ou simplesmente departamentalização, e é tratado no nível intermediário.
Organização no nível das tarefas e operações da empresa: É o chamado desenho de cargos ou tarefas, tratado no nível operacional, seja em atividades isoladas ou em grupos.
O nível institucional se preocupa com o desenho organizacional no âmbito da empresa como um todo, o nível intermediário se incube de detalhar o desenho dos departamentos que serão responsáveis pela administração de um ou mais recursos relevantes para o alcance dos objetivos
...