Organização da ação empresarial
Resenha: Organização da ação empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cristinalima • 13/4/2013 • Resenha • 1.658 Palavras (7 Páginas) • 386 Visualizações
Organização da ação empresarial
Planejamento Estratégico: Esta voltado para relações entre a empresa e seu ambiente (interno e externo), a empresa deve esta preparada para enfrentar obstáculos e imprevistos,se resume em um conjunto de tomada de decisões que afeta a empresa por longo período, as decisões são tomadas nos níveis mais alto da hierarquia, trata-se de um processo continuo de tomada se decisões projetadas a longo prazo.
Planejamento Tático: Recebe o projeto do planejamento estratégico e o divide entre o plano operacional e institucional, necessita ter base na certeza pois tem a função de moldar o planejamento estratégico da forma ao mesmo para que seja desenvolvido.
Nível intermediário: Formado por gerentes baseiam-se no planejamento estratégico, com o objetivo de contribuir para o sucesso do projeto, é um processo permanente continuo, voltado para o futuro, se preocupa com a racionalidade ao tomar decisões, seleciona um curso de ação em função das suas consequências futuras e possibilidade de realização alocam recursos de forma estudada e decidida, trata-se de uma técnica cíclica com função administrativa que interage com as demais técnicas de coordenação, mudança, inovação,realizado a curto prazo.
Nível Organizacional: Define o que fazer e como fazer, foca em resultados, planos e objetivos estabelecidos pelo planejamento tático desenvolvem procedimentos detalhados e proporciona informações, envolve diversas áreas e funções da empresa.
Desenho Organizacional: Retrata a estrutura da organização da empresa, definem órgãos, níveis, atribuições, responsabilidades, recursos e competências necessárias define como a organização irá funcionar e como recursos serão distribuídos e aplicados, tem como requisitos:
Estrutura Básica: Divisão do trabalho.
Mecanismo de operação: Indica o que de ou não fazer, dentro de seu cargo obedecendo ao regulamento interno da empresa.
Mecanismo de decisão: Distribui o poder e hierarquia dando autoridade para a tomada de decisões dentro da organização.
Mecanismo de coordenação: Junta diversas partes da organização para obter integração e sinergia.
O Desenho Organizacional reúne quatro características:
Diferenciação: Divide o trabalho no nível hierárquico, quanto maior a quantidade de clientes e a variedade de produtos e serviços oferecidos, maior serão a diferencialização dentro da organização.
Formalização: As regras e regulamentos definem onde,quando e por quem as tarefas serão executadas, e as regras de comportamento aos participantes de uma empresa, tem o objetivo de documentar, registrar e comprovar por papéis , que são arquivados como forma de controle.
Centralização: Refere-se a localização e distribuição da autoridade para tomada de decisões.
Integração: Refere-se aos meios de coordenação e entrosamento entre unidades de uma organização.
As empresas podem adotar um formato organizacional apropriado para suas estratégias e atividades. O desenho organizacional precisa interligar todos os aspectos pra atingir o objetivo da empresa, os tradicionais tipos de organização são:
Organização Linear: A mais simples e antiga cada superior têm autoridade única e absoluta sobre seus subordinados e não a reparte com ninguém (administração tradicional do inicio do século passado).
Organização Funcional: Aplica o principio funcional ou da especialização das funções, existe uma comunicação entre a supervisão e a classe operaria.
Linha Staff: Responsável pela prestação de serviços especializados e consultoria técnica, influenciando indiretamente o trabalho de órgãos através recomendações, sugestões, consultoria, prestação de serviços como planejamentos, controles, levantamentos, relatórios entre outros. É o resultado da combinação da organização linear e funcional se incrementam as vantagens de cada uma e reduz as desvantagens de ambas.
Desenho Departamental: Refere-se a estrutura organizacional dos departamentos ou divisões da empresa, ou seja esquema de diferenciação e de integração existente no nível intermediário da empresa.
Departamento: Área divisão ou segmento de uma empresa, sobre a qual um administrador tem autoridade para o desempenho de atividades especificas.
Os principais tipos de departamento ou departamentalização são:
Departamentalização Funcional ou estrutura funcional: Consiste em dividir o trabalho de vários especialistas sob uma só chefia garantindo a utilização das habilidades individuais.
Departamentalização Territorial/ Geográfica: Utilizada por empresas que cobrem grandes áreas geográficas e com mercado extenso, suas unidades atuam como se fossem empresas independentes , cada gerente pode tomar decisões cabíveis para solucionar os problemas locais, sendo que cada departamento é responsável pelo seu empenho e lucratividade. O enfoque territorial tem como desvantagem, maiores investimentos e duplicidades de recursos e mão de obra. É aplicada quando a empresa pretende dar total cobertura a um mercado de consumidores.
Departamentalização Por Produtos e Serviços: Envolve a diferenciação e agrupamento de atividades de acordo com o produto ou serviço realizado, se diferencia pelos resultados facilitando o emprego da tecnologia, permite intensificação de esforços e coordenação, cada departamento é avaliado pelo sucesso do produto ou serviço , tendo-o como foco.Ideal para ambientes estáveis e não indicado para empresas com linhas de produtos reduzidas.O futuro do profissional esta ligado ao sucesso do produto, se o produto é aceito e esta em alta bem, caso contrário a carreira do profissional começa a balançar.
Departamentalização Por Clientes: Tem como base e foco o cliente atender suas necessidades, são de grande importância quando a empresa lida com diferentes classes de clientes, com características diferentes, tendo que atender a necessidade e satisfação de cada um, sem que a satisfação do cliente interfira na lucratividade, eficiência e produtividade da empresa.
Departamentalização Por Processos: Por fases do processo se restringe ao nível operacional, o processo não tem dono ou responsável por sua totalidade, extrai o Maximo de vantagens da tecnologia, mas peca pela falta de flexibilidade e adaptação, devido o alto custo da mudança tecnológica, é ideal para produtos estáveis e utilizada em empresas
...