Os Riscos associados à estratégia central de Marketing da Nike
Por: ailtoncarlos • 5/4/2018 • Trabalho acadêmico • 762 Palavras (4 Páginas) • 6.116 Visualizações
Quais são os prós, os contras e os riscos associados à estratégia central de Marketing da Nike?
Nike têm seus motivos muito claro e simples, foco na qualidade e no extremo conforto dos atletas. Além disso, seus esforços de marketing são certeiros e fundamentais não somente para o seu sucesso, mas também para a história da propaganda mundial.
Se destaca pelo sucesso de suas decisões assertivas em relação ao patrocínio esportivo e como concorrente, a Nike não concentra seu trabalho de patrocínio em um único esporte assim o alcance do público alvo se faz de maneira abrangente. Para a satisfação de desejo do cliente, é importante perguntar ao público, fazer uma pesquisa em relação o que ele espera e precisa de uma marca esportiva, visando suas crenças e valores.
É se suma importância agregar credibilidade a marca, com qualidade comprovada em seus produtos. Uma empresa sustentável e moderna com atualização constante de suas políticas internas e visão de mercado.
Prós da Nike, como ela investe em atletas para divulgar seus principais produtos, o sucesso dos atletas pode ligar ao sucesso de seus produtos. Exemplo seria Michael Jordan nas ladras de basquete levou uma divulgação altíssima da linha de calçados levando fãs do mundo para adquirir o tênis.
Contras da Nike, investiu em atletas não poderiam ter 100% sobre suas ações, caso o atleta fosse flagrado em um escândalo e os consumidores sabendo eu seu principal patrocinador era a Nike, esse escândalo poderia ser associado com a marca Nike, deste modo fazendo despencar as vendas e os investimentos acabarem se tornando prejuízo.
Riscos da Nike, se ela investisse em algum atleta eu não teve crescimento em sua carreira ainda seus investidores no atleta podem não render lucros. Sendo assim investimentos em uma linha que pode não ter sido bem divulgada e acabar caindo no esquecimento. Pode ocorrer com times e seleções, dependendo do seu desempenho e não sendo satisfatório, isso também levará ao público a não ter muito interesse pelo produto.
Sendo assim o diferencial competitivo pode estar no acesso a um insumo pela empresa por um preço que a concorrência não consegue, oferecendo assim, uma oferta melhor em termos de preço, mas com qualidade e satisfação de desejo aos clientes.
Se você fosse a Adidas como competiria com a Nike?
Uma boa estratégia para Adidas concorrer com a Nike, seria fazer uma estratégia de Marketing com diferencial e também acreditar em uma pirâmide de influência.
Criar campanhas e propagandas sem ser necessariamente com atletas, e sim com atores, em filmes, novelas e series, e assim conseguir atingir o mundo de uma forma mais precisa. Com as campanhas, em novelas, filmes e series iria provocar autenticidade com a emoção, assistindo grandes atores usando produtos da Adidas.
A estratégia é tirar o foco principal da Nike que é somente focada no atleta, investir também em quem não está ligado no mundo do esporte, criando uma linha de roupas.
Além disso a Adidas deveria adotar medidas tecnológicas avançadas, na linha têxtil e de acessórios, que com um fácil acesso mostrar ao cliente da Adidas a importância de praticar esportes.
Fazer a criação de um aplicativo, onde o cliente pode acessar os valores dos produtos da loja, conferir as ofertas e lançamentos recentes, um diferencial para o Aplicativo seria auxiliar o atleta durante seu exercício e orienta-lo com dicas de atividades físicas, dicas de dietas, calorias perdidas, fazer contagem de Km percorridos, etc.
...