Fatores de Saúde e os Riscos Associados à Prática de Atividade Física
Por: Maria Jesus • 7/11/2022 • Trabalho acadêmico • 947 Palavras (4 Páginas) • 557 Visualizações
Educação Física
Fatores de saúde e os riscos associados à prática de atividade física
A Organização Mundial de Saúde reconhece a grande importância da atividade física para a saúde mental, social e física, para a capacidade funcional e para o bem-estar dos indivíduos e das comunidades.
O objetivo é integrar a atividade física no dia-a-dia de todas as faixas etárias, incluindo mulheres, idosos, trabalhadores e portadores de deficiências, em todos os sectores sociais, especialmente na escola, no local de trabalho e nas mais variadas comunidades, através programas que cumpram as necessidades e possibilidades das diferentes populações e sociedades. No entanto para que a atividade física traga benefícios é necessário que esta seja praticada de forma segura para que não se corra riscos desnecessários.
A prática regular de atividades físicas ou desportivas constitui um elemento determinante para aumentar a longevidade e proporcionar melhor qualidade de vida ao ser humano. A atividade física pode incluir algum risco, especialmente para pessoas sedentárias. É importante referir que desporto de baixa intensidade é pouco benéfico, no entanto desporto de elevada intensidade pode ser prejudicial se não for acompanhado. Este tipo de desporto intenso está, muitas vezes, na origem de um conjunto de lesões que se podem vir a tornar grave. Para evitar estas situações de risco, devem praticar-se apenas as atividades adequadas à condição física de cada um.
A saúde e o bem-estar de cada individuo é influenciado pelo nível de atividade física, uma vez que, a prática de exercício melhora a saúde e consequentemente o bem-estar, atingindo positivamente a qualidade de vida que cada um adota.
Ter uma vida fisicamente ativa traz inúmeros benefícios para a saúde:
A nível mental e social
- Diminuição do stress, ansiedade e depressão;
- Prevenção de comportamentos de risco;
- Boa disposição e humor;
- Bom estar psicológico.
A nível físico
- Emagrecimento contra a obesidade;
- Melhoramento da imagem corporal, da autoestima e da postura;
- Melhoramento da circulação sanguínea;
- Aumento do metabolismo;
- Estabiliza a tensão arterial;
- Diminuição do risco da ocorrência de doenças cardíacas;
- Aumento da resistência dos ossos, prevenindo a osteoporose;
- Melhoramento da elasticidade e flexibilidade;
- Melhoramento da resistência para a realização de exercício físico.
Doping
A grande maioria das pessoas associa a utilização de substâncias dopantes ao desporto de alta competição, no entanto, o âmbito de utilização destas substâncias é muito mais alargado atingindo os utentes de ginásios de musculação, os jovens em idade escolar ou até mesmo pessoas que não estão envolvidas diretamente em qualquer tipo de prática desportiva.
A utilização crescente deste tipo de substâncias nos últimos anos, principalmente nos países mais desenvolvidos, é considerada nos dias de hoje um problema de Saúde Pública.
Dopagem é a utilização de substâncias ilícitas que fazem com que os atletas tenham um melhor rendimento físico no desporto, tornando-os mais fortes e mais rápidos que os outros que não utilizam sendo, por isso, considerado batota.
Algumas substâncias dopantes e as suas funções são:
- Estimulantes 🡪 substâncias que aceleram o sistema nervoso;
- Narcóticos 🡪 fazem adormecer e reduzem ou eliminam a sensibilidades;
- Esteroides-anabolizantes 🡪 ajudam no crescimento dos músculos;
- Beta bloqueantes 🡪 reduzem o ritmo cardíaco;
- Diuréticos 🡪 eliminam os líquidos;
- Hormônios peptídicos 🡪 substâncias que atuam no organismo de modo a acelerar o crescimento corporal e diminuir a sensação de dor.
Fatores favoráveis para o aparecimento de lesões
As lesões surgem normalmente quando não se têm todos os cuidados antes e depois da execução de uma atividade física. Devem-se respeitar algumas regras e princípios, de forma a evitar que tal aconteça. Antes de iniciar uma atividade prática desportiva, deve ser feita uma avaliação médica da condição física.
As lesões podem ser provocadas por dois fatores:
- Intrínsecos: Problemas anatómicos, idade, género, hereditariedade e anomalias estáticas.
- Extrínsecos: condições climáticas e geografias, instalações desportivas e material utilizado.
...