TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os tipos de métodos de pesquisa de mercado

Relatório de pesquisa: Os tipos de métodos de pesquisa de mercado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  3.253 Palavras (14 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 14

PESQUISA DE MERCADO

1- Veja esta parte do texto: "Para avançar, a Microsoft terá que superar essa cultura de manter um pé no mundo antigo e outro no novo. O mercado exige um compromisso maior com o que é novo", diz Staten, da Forrester. Entretanto, como mais da metade da receita da empresa vem de clientes corporativos, em maiorias resistentes a mudanças radicais, a Microsoft deve enfrentar dificuldades para convencer clientes e parceiros a embarcar no processo de transição.

Após os conceitos que você aprendeu em aula e na web aula sobre Pesquisa de Mercado, o que a Microsoft poderia fazer a respeito desse problema levantado nesse trecho do texto?

Para melhor atender um mercado-alvo, as organizações devem dispor de informações relevantes sobre seu campo de atuação, seu negócio sua concorrência e especialmente seus clientes. A pesquisa caracteriza-se como um processo que tem como objetivo a busca por discernir a verdade, desenvolvimento do plano de pesquisa, coleta de informações, análise das informações e apresentação dos resultados para administração. Numa pesquisa, as organizações devem decidir sobre qual será a abordagem da pesquisa (observação, grupo focal, levantamento, experimental) e que instrumento (questionário ou dispositivos mecânicos) usar.

Os tipos de métodos de pesquisa de mercado são:

Pesquisa de mercado qualitativa – Usada para pequenos números de pesquisadores, não generalizável para toda população a significância estatística e nível de confiança não são calculados. Neste tipo de pesquisa, se busca mais conteúdo, portanto se analisam também informações subjetivas, estruturas de pensamentos e conteúdos profundos. Exemplo deste tipo de métodos são os focus groups (grupo focal) entrevistas em profundidade, técnicas de projeção.

Pesquisa de mercado quantitativa - Usada para tirar conclusões, testa uma hipótese específica, usa técnicas de amostra por forma a poder fazer inferências a partir da amostra para totalidade da população. Este tipo de pesquisa busca um resultado estatístico e ela permite estimar informações amplas e diversificadas. Exemplos, inquéritos estatísticos, questionários e enquetes. Técnicas de observação – O pesquisador observa o fenômeno social no seu ambiente natural. As observações podem ocorrer transversalmente (observações feitas de uma vez) ou longitudinalmente (observações ocorrem ao longo de determinados períodos). Exemplos são a análise do uso de produtos e a utilização de cookies para observar comportamento na internet.

A principal alternativa para a Microsoft neste atual problema é a inovação e modificação da cultura da organização, aprimorar as tecnologias e informar aos clientes sobre a nova mudança e o quanto ela trará benefícios para a empresa e possivelmente para eles. A Microsoft não parou para analisar a opinião dos clientes em relação ao produto, não optou pela pesquisa de mercado para saber o que seria necessário para continuar na linha de frente. Deveria ter usado a pesquisa descritiva, causal e exploratória tanto quantitativa quanto qualitativa, ouvindo seus clientes, fazendo levantamento de dados e observando o comportamento dos consumidores.

2- Na sua opinião, porque a Microsoft ficou tão para trás de seu concorrentes? O que faltou para a empresa?

Na verdade não foi o que faltou, mas o seu principal problema foi que a Microsoft não modernizou a demora na resposta ao crescimento explosivo, acabou perdendo e não focou em consertos estéticos o que também contribuiu para seu atraso. Atualmente o mercado se encontra cada vez mais turbulento e o concorrente constantemente oferece produtos inovadores aos clientes. Então a Microsoft precisa ser competitiva e também oferecer produtos inovadores, caso queira se manter no mercado. Acreditar no seu potencial de tecnologia, investimento na inovação de novos equipamentos, produtos e serviços, ampliar a linha de novos clientes, além de manter sua linha de clientes já existente, se tornando seguro para enfrentar a competitividade de seus concorrentes.

MARKETING

1- Veja esta parte do texto: "Em sentido oposto, os dispositivos móveis não param de crescer. Segundo a consultoria IDC, a venda de smartphones superou a marca de 1 bilhão de unidades ao longo de 2013, um crescimento de 38,4% em relação ao ano anterior. No caso dos tablets, a alta foi superior a 50%. Contudo, a Microsoft, uma das primeiras a levar o acesso a e-mails para o celular, ficou para trás em decorrência da demora em reagir à chegada do iphone e do sistema operacional Android." Um dos conceitos de marketing estudados, de Kotler, fala exatamente sobre isso: estar atento aos concorrentes. Qual é esse conceito?

Philip Kotler, importante teórico que estuda as estratégias competitivas do mercado. O ¨estar atento aos concorre ¨ relaciona-se ao conceito de análise de concorrência.

Concorrência trata se basicamente de disputa entre produtores de um mesmo bem ou prestadores de um determinado serviço que buscam atender um mesmo público-alvo, muitas vezes compartilhando na mesma localização. A rivalidade é um processo permanente das empresas para encontrar e manter uma dada vantagem competitiva. Sem a existência de concorrência não existiria a necessidade de estratégia. Portanto, as empresas precisam repensar constantemente em novas estratégias para adicionar valor ao seu produto e serviço, para poder assim atrair a atenção e o interesse de consumidores exigentes que buscam um menor preço, prestação de serviço e qualidade no atendimento.

É comum as empresas renovarem suas estratégias de marketing várias vezes durante o ciclo de vida de um produto, visto que as condições econômicas variam, os concorrentes lançam novos produtos e o produto passa por novos estágios de interesse e exigências dos compradores, que mudam frequentemente. Um grande erro das empresas é achar que a vida do seu produto durará para sempre.

Para Kotler, os concorrentes podem ser classificados de acordo com a percepção da empresa, do mercado ou da combinação de ambos, tornando assim mais fácil o reconhecimento dos pontos em que se deve atacar para superar a concorrência.

A análise da concorrência merece destaque, visto que pode comprometer a sobrevivência das empresas. Somente se diferencia a empresa que sabe exatamente o que o concorrente vende. Essa é a principal vantagem da análise da concorrência.

Segundo Kotler sugeriu três tipos de estratégias que as empresas deveriam adotar:

Liderança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com