PDCA
Dissertações: PDCA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ednando • 23/10/2014 • 576 Palavras (3 Páginas) • 674 Visualizações
A melhoria de continua de produtos e processos segundo a metodologia pode ser obtida a partir de duas abordagens, complementares, porém diferentes, melhoria contínua e melhoria radical como os próprios nomes já sugerem a melhoria radical caracteriza-se por uma alteração radical no conceito ou projeto do produto ou processo, e a melhoria contínua por um processo de constante aperfeiçoamento do processo, algo cíclico.
A melhoria radical normalmente é aquela melhoria que se demanda maior investimento, geralmente se modificando bastante um conceito já utilizado pela empresa, o que exige que a decisão para que ela seja realizada, tenha de vir da alta gerência, já que envolve maiores riscos. Já a melhoria contínua vai buscar ajustes nos conceitos utilizados para se melhorar o desempenho, buscando a solução de um problema pontual. Nada impede, porém, que ações de melhoria radical sejam complementadas por ações de melhoria contínua, ou ainda que a partir de estudos sobre problemas pontuais, típicos de melhoria contínua, se conclua que mudanças radicais são necessárias.
Para que ocorram melhorias, existem meios que facilitam a identificação e gestão das mesmas. Esses meios são chamados de métodos e ferramentas. O método é a seqüência lógica para se atingir a meta desejada. Já as ferramentas são os recursos a serem utilizados no método.
O método apresentado é o Ciclo PDCA e as
ferramentas são as Sete Ferramentas Básicas da Qualidade.
O Ciclo PDCA foi criado por Walter Shewhart na década de 20 e difundido por Deming na década de 50. Por esse motivo o ciclo é também conhecido como Ciclo de Deming, e é o método mais genérico de processo de melhoria contínua. Ele consiste em quatro etapas, que são:
P:Planejar
D:Executar
C:Verificar
A:Agir
As letras que compõe o nome do ciclo vieram das iniciais das etapas na língua inglesa, que são: “Plan”, “Do”, “Check” e “Act”.
A etapa “planejar” é utilizada para identificar o problema, investigar as causas raízes, propor e planejar soluções. Na segunda etapa, “executar” é feita a preparação e execução das tarefas de acordo com o planejado na etapa anterior. Na terceira etapa, é feita a coleta de dados e comparado o resultado com a meta planejada. Na quarta e última etapa, são realizados os devidos acertos para corrigir desvios observados, e já planejadas, novamente, as ações de melhoria e é então reiniciado o ciclo.
As ferramentas da qualidade são técnicas estatísticas e gerenciais que auxiliam na obtenção, organização e análises das informações necessárias para resolução de problemas, utilizando dados quantitativos.
O número sete é considerado um número de sorte no Japão, fazendo-se assim uma comparação entre as ferramentas básicas de uma organização e as sete peças básicas que constituem o equipamento samurai.
As ferramentas foram então divididas em Sete Ferramentas Básicas da Qualidade e Sete Ferramentas Gerenciais da Qualidade, sendo que as ferramentas estudadas serão as que foram definidas como “básicas”.
As Sete
...