PIB Do Brasil
Casos: PIB Do Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rhayan050 • 12/4/2014 • 2.224 Palavras (9 Páginas) • 396 Visualizações
1- Comente a respeito do conceito de Produção Econômica.
No início da civilização humana, o homem tinha a opção de fazer o que lhe era possível para atender a suas necessidades. Com a evolução, alguém passou a fazer por ele e ele passou a comprar para consumir os bens e serviços necessários.
A palavra produção e suas derivadas têm origem na expressão latina producere, que significa “fazer, aparecer, expor, oferecer à venda, por à venda, etc”. Do ponto de vista da economia, o conceito que se faz de produção é similar. Assim, afirma-se que: produzir significa criar bens econômicos ou serviços, oferecendo-os à venda ou à troca.
Assim, constitui produção econômica não somente fazer aparecer um bem econômico, como também as operações que lhe adicionem valor, como, por exemplo, o transporte, o armazenamento, a comercialização, etc. Também constitui produção econômica a prestação de qualquer serviço desde que possamos avaliá-lo economicamente, ou seja, atribuir-lhe um valor.
Em economia, a palavra produção significa a criação de bens pelo aproveitamento da matéria ou dos insumos, por meio da transformação, da manipulação, modificação, de modo a torná-los próprios para a satisfação das necessidades humanas.
Podemos conceituar a produção econômica da seguinte maneira:
“Produção é o fenômeno econômico que cria bens e serviços para a troca ou permuta”
2- Trate a respeito dos principais setores responsáveis pela produção de um país
A economia de um país pode ser dividida em setores (primário, secundário e terciário) de acordo com os produtos produzidos, modos de produção e recursos utilizados. Estes setores econômicos podem mostrar o grau de desenvolvimento econômico de um país ou região.
Setor Primário
O setor primário está relacionado a produção através da exploração de recursos da natureza. Podemos citar como exemplos de atividades econômicas do setor primário: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça. É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação. Este setor da economia é muito vulnerável, pois depende muito dos fenômenos da natureza como, por exemplo, do clima.
A produção e exportação de matérias-primas não geram muita riqueza para os países com economias baseadas neste setor econômico, pois estes produtos não possuem valor agregado como ocorre, por exemplo, com os produtos industrializados.
.
Setor Secundário
É o setor da economia que transforma as matérias-primas (produzidas pelo setor primário) em produtos industrializados (roupas, máquinas, automóveis, alimentos industrializados, eletrônicos, casas, etc). Como há conhecimentos tecnológicos agregados aos produtos do setor secundário, o lucro obtido na comercialização é significativo. Países com bom grau de desenvolvimento possuem uma significativa base econômica concentrada no setor secundário. A exportação destes produtos também gera riquezas para as indústrias destes países.
Setor Terciário
É o setor econômico relacionado aos serviços. Os serviços são produtos não meterias em que pessoas ou empresas prestam a terceiros para satisfazer determinadas necessidades. Como atividades econômicas deste setor econômicos, podemos citar: comércio, educação, saúde, telecomunicações, serviços de informática, seguros, transporte, serviços de limpeza, serviços de alimentação, turismo, serviços bancários e administrativos, transportes, etc.
Este setor é marcante nos países de alto grau de desenvolvimento econômico. Quanto mais rica é uma região, maior é a presença de atividades do setor terciário. Com o processo de globalização, iniciado no século XX, o terciário foi o setor da economia que mais se desenvolveu no mundo.
Atualmente, a distribuição da população economicamente ativa nos setores da economia sofreu uma significativa mudança com o aumento do setor terciário.
Em países centrais, pesquisas revelaram que está ocorrendo uma profunda diminuição de pessoas que habitam as zonas rurais, esse processo tende a conduzir a população a tornar-se praticamente urbana, a partir daí ingressar nos setores secundários e terciários. O mundo está atravessando a terceira revolução técnico-cientifico-informacional, que consiste em uma supervalorização da informação, dessa forma, as atuações econômicas contemporâneas estão aliadas às relações comercias e de informações, e esses têm crescido de forma intensa.
A partir das evoluções promovidas por tal revolução tecnológica, os serviços estão gradativamente sofisticados, especializados e eficientes, além disso, outras atividades aumentaram suas atuações no mercado, como a do turismo, telecomunicação e informática que cada vez mais absorvem pessoas para atuar nesses segmentos.
Quanto mais elevado o nível do terciário, mais a população recebe uma variedade de serviços. Em nações de economias fragilizadas e países emergentes está ocorrendo um crescimento exacerbado no setor terciário.
3- O que é e como se dá a política da produção estabelecida pelos países a partir de seus respectivos governos
Cada país tem o seu próprio órgão ou instituto e sua própria metodologia para o cálculo do PIB, mas a medida que a economia do país demonstra sinais de estabilidade, e ganha confiança do investidor estrangeiro, como é o caso do Brasil, que atingiu um nível de reservas internacionais acima de US$ 100 bilhões, aproximando-se da taxa média dos países emergentes, quitou sua dívida junto ao FMI, configurando uma situação em que os técnicos do país vêem necessário adequar os cálculos para obtenção do PIB aos padrões internacionais, países que seguem as orientações propostas pela ONU, obtém dados mais próximos da realidade e com muito mais credibilidade.
4- Abordem a respeito da Produção, aumento de produção e produtividade.
Dentro de toda esta dimensão de análise encontramos um conjunto valioso de conceitos que, indistintamente utilizados, contribuem muitas vezes para debates muito pouco esclarecedores. O conceito de produção abrange a contabilização de unidades produzidas num determinado
...