PNQ: Critério Estratégias E Planos
Dissertações: PNQ: Critério Estratégias E Planos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ThiagoRibeiro • 26/9/2013 • 4.324 Palavras (18 Páginas) • 439 Visualizações
Critério: Estratégias e Planos
O Critério Estratégias e Planos traduz, primordialmente, o fundamento da excelência Visão de Futuro, pois determina os elementos de análise do ambiente externo onde a organização efetuará as suas transações a partir da compreensão dos fatores que afetam o negócio e o mercado de atuação no curto e no longo prazo. Esse delineamento das perspectivas futuras proporciona elementos para traduzir a visão da organização em estratégias e planos concretos para alcançá-la, com comprometimento das pessoas.
O critério também aborda como é definido e implementado o sistema de medição de desempenho global da organização. Assim, a estratégia se torna o elemento chave para a criação de diferenciais competitivos que contribuem para a criação de valor para as partes interessadas. Estratégia é o caminho escolhido para concentrar esforços com o objetivo de tornar real a visão da organização.
Para estabelecer este critério dentro da emprese, as seguintes ações são necessárias:
• Disseminação da visão aos colaboradores;
• Definição da Estratégia;
• Estabelecimento de indicadores e metas;
• Definição dos planos de ação.
No PNQ são avaliadas as metodologias usadas para a definição da estratégia e planejamento. Para isso, está separado em dois temas principais: Formulação das Estratégias e Implementação das Estratégias, onde cada um vale 30 pontos. Ao se candidatar para a premiação, a empresa deve descrever como é feito o processo de formulação e implementação das estratégias e planos, e não os resultados e a estratégia em si.
Para o primeiro item são avaliadas as metodologias usadas para as análises de macroambientes e o setor de atuação da organização, o mercado de atuação, o ambiente interno, a definição das estratégias e o modelo de negócio.
Já no segundo, são avaliadas as metodologias de definição de indicadores, metas e planos de ação, o desdobramento das metas e dos planos de ação, a comunicação das estratégias e o monitoramento da implementação dos planos de ação.
Outros fundamentos da excelência são fortemente evidenciados ao longo do critério estratégias e planos. O fundamento Foco no Cliente e no Mercado está presente na Formulação das estratégias, em razão da consideração do entendimento do mercado de atuação como pré-requisito para formulação das estratégias.
O fundamento Valorização das Pessoas aparece também na Formulação das estratégias, quando estimula o envolvimento das diversas áreas da organização no processo. Também surge na Implementação das estratégias quando da consideração da comunicação das estratégias, metas e planos de ação para a força de trabalho.
O fundamento Orientação por Processos e Informações se destaca tanto na Formulação das estratégias — visto que essas devem ser resultados de análises de dados e fatos — como na Implementação das estratégias quando se considera a configuração de medição do desempenho com base em indicadores que mostrem a coerência entre estratégias e processos.
O fundamento Geração de Valor está presente na Implementação das estratégias quando considera a definição de metas para indicadores de desempenho, a fim de promover a avaliação dos resultados e o engajamento das pessoas.
O fundamento Liderança e Constância de Propósitos se destaca na Implementação das estratégias em razão da consideração de monitoramento de planos de ação para assegurar o engajamento dos liderados.
Os temas formulação das estratégias e Implementação das estratégias, como os demais temas dos Critérios de Excelência, procuram separar, didaticamente, os requisitos do MEG para o sistema de gestão tratado, levando à consideração de processos gerenciais focados, que, nesse caso, visam a potencializar o êxito da organização Classe Mundial. Trata-se de buscar e definir rumos e implementar trajetórias determinadas pelas estratégias formuladas, por meio de ações coordenadas.
Cada um desses processos, porém, pode ser tratado por uma ou mais práticas de gestão da organização, de forma simultânea, sequencial +5ou interdependente.
Formulação de Estratégias
A formulação das estratégias é de extrema importância para o sucesso de uma organização, ela ocorre por meio de processos gerenciais que contribuem diretamente para a geração de opções para escolhas vitais como a dos recursos a aplicar, das posições a ocupar e dos relacionamentos a manter. A empresa deve responder às seguintes perguntas:
• Onde estamos?
• Onde queremos estar?
• Como poderemos chegar lá?
• Qual o melhor caminho?
• Como assegurar que chegaremos?
O uso de equipes multidisciplinares para realizar esse processo propicia a formação de uma rede de planejamento, viabilizando o envolvimento e o entendimento das lideranças sobre os objetivos comuns, potencializando o sistema de liderança para realizar seus objetivos de engajar as pessoas na causa da organização.
Figura 1: Três níveis de análise ambiental.
Fonte: FNQ, 2007.
ANÁLISE DE CARACTERÍSTICAS DO SETOR, DO MACROAMBIENTE E DO MERCADO DE ATUAÇÃO
As características do setor compreendem diversos fatores presentes no ambiente operacional, ou setor de atuação da organização (figura 1), que podem gerar forças impulsoras ou restritivas ao negócio da organização. A identificação dessas características serve para selecionar as mais relevantes a serem analisadas. A análise das características selecionadas serve para determinar como elas se apresentam em um dado momento, refletindo a estrutura do setor e as suas eventuais tendências, de forma lógica e consistente.
Essas características podem variar de organização para organização e abrangem, basicamente, dois tipos: as características importantes dos principais atores da cadeia de produção em que a organização está inserida, articulados por meio de seus processos de criação de valor; e as características atuantes no setor como um todo, provenientes do próprio setor ou do macroambiente.
...