PPCP, Aspectos técnicos e operacionais
Resenha: PPCP, Aspectos técnicos e operacionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: roseni • 27/5/2013 • Resenha • 3.534 Palavras (15 Páginas) • 551 Visualizações
PPCP, Aspectos técnicos e operacionais.
Conforme pesquisas no livro-texto Planejamento e Controle da Produção, Idalberto Chiavenato ressalta que “um dos aspectos vitais da moderna administração é o planejamento e o controle de produção, afinal é um dos objetivos básicos de toda empresa, existem para produzir algo”.
Conforme artigo Planejamento e Controle da Produção e sua importância na Administração, Rita Lopes e Murillo Michel falam que “O objetivo maior do Planejamento e Controle é garantir que a produção ocorra eficazmente e produza produtos e serviços como deve”, “... os planos orientarão a produção e o controle permitirá que os mesmos sejam implementados de forma eficiente na prática pelas empresas”.
Resumindo, planejamento e controle de produção são imprescindíveis para qualquer tipo de empresa, indústria ou prestação de serviços, a produção de produtos, serviços, conveniências, entretenimento, informação. O comércio já se trata de outra parte, outro controle da administração.
As empresas podem ser classificadas: Quanto à propriedade: Estatais (públicas), Privadas (particular), Mistas (ambas). Quanto ao tamanho: Grandes, médias ou pequenas. Quanto ao tipo de produção: Primária, extrativista (extração da matéria prima - MP), Secundária, transformação (processam MP em produtos acabados), Terciária, prestação de serviços (especializados).
Produção de Bens de consumo (duráveis ou perecíveis) ou de produção. E produção de Bens de serviços.
Sistemas de Produção: Abertos (modo probabilístico ou orgânico) ou Fechados (modo determinístico ou mecânicos), é constituído de vários subsistemas com suas entradas e saídas, daí a interdependência entre os subsistemas e os sistemas que dependem de vários fornecedores para garantir as suas entradas e de clientes para garantir as suas saídas.
O Sistema de Produção pode ser: Por encomenda (produz depois de pedidos), Em lotes (produz quantidade limitada por vez), Produção Contínua (produz sem mudanças por longo período de tempo).
O Processo Produtivo depende de três fatores de produção: Natureza (fornece insumos), Capital (dinheiro), Trabalho (mão de obra). A empresa é fator integrador, garante que a integração dos três fatores de produção seja a mais lucrativa possível.
Recurso é o meio pelo qual a empresa produz algo (recursos empresariais): Recursos materiais ou físicos: Fator de produção (FP) natureza (prédios, máquinas, matérias prima, etc.), Recursos Financeiros: FP capital (receitas, faturamento, etc.), Recursos Humanos: FP trabalho (todas as pessoas que trabalham na empresa), Recursos Administrativos: FP integrador, empresa (planejamento, organização, direção e controle), Recursos Mercadológicos: Clientes, usuários dos produtos ou serviços.
Os recursos empresariais são formados por capital financeiro, boa parte é disponibilizada por meio do capital de giro (recursos financeiros) para garantir as operações da empresa e por capital econômico, ativo imobilizado (recursos materiais), ambos é patrimônio da empresa (avaliados em moeda corrente do país).
Conceito de PCP: O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer, quando fazer, quem e como fazer para alcançar o objetivo e o controle, é a função administrativa que consiste em medir o desempenho (comparar com o planejado) e corrigir (identificar erros ou desvios). As empresas precisam planejar e controlar de forma adequada sua produção, visando aumentar a eficiência (utilizando adequadamente os recursos empresariais) e a eficácia (alcançando os objetivos propostos pela empresa). A finalidade é aumentar a eficiência sobre os meios de produção para que os objetivos de produção sejam alcançados aumentando a eficácia.
Funções: manter a rede de relações com as demais áreas da empresa. As inter-relações entre o PCP é devido ao uso racional dos recursos empresariais junto ás áreas de: engenharia industrial, suprimentos e compras, RH, financeiro, vendas, produção.
A primeira fase do planejamento é o projeto de produção determinando a quantidade e características das máquinas e dos equipamentos e das baterias de máquina em cada departamento ou seção para conhecer a capacidade de produção, quantidade de pessoal disponível, volume de estoques e tipos de matérias-primas, características do produto/serviço a ser produzidos, métodos e procedimentos de trabalho e tamanhos dos lotes econômicos de produção tudo por meio de inventários ou relatórios. O MRP planejamento das necessidades de materiais serve para atender as necessidades de mercado quanto aos produtos acabados entregues ao consumidor, para isso, o sistema destinado a minimizar o investimento em inventário a fim de manter o nível de estoque de materiais para cada produto (explode em todos os componentes para definir a lista de materiais) como software para verificar disponibilidade nos estoques e emissão de lista dos itens faltantes a fim de evitar falta ou excesso dos materiais envolvidos. O MRP II planejamento dos recursos de manufatura e ERP planejamento de recursos da empresa, tratando como um todo e não apenas dos materiais necessários à produção. Funciona a partir do plano mestre (estoque e lista de materiais para ordens e compra e mão de obra e disponibilidade de equipamentos para ordens de produção). E funções do planejamento empresarial, previsão de vendas, planejamento dos recursos produtivos, da produção, das necessidades de produção, controle e acompanhamento da fabricação, compras e contabilização dos custos e criação e manutenção da infraestrutura de informação industrial.
O conceito de Planejamento de Produção (PP) é o conjunto de funções integradas que visam orientar o processo produtivo em um todo sistêmico e harmônico em busca de usar com eficiência os recursos disponíveis (capacidade de produção) procurando coordenar e integrar máquinas, pessoas, MP, materiais em vias para alcançar com eficácia os objetivos da empresa (previsão de vendas).
“O sistema Just-in-time (JIT) foi desenvolvido na Toyota com o propósito de eliminar ou reduzir desperdício”, Os principais elementos são: Programa mestre, Kanban, Tempos de preparação, Funcionário multifuncional, Layout, Qualidade e Fornecedores, permitindo maior giro de estoque, qualidade superior e vantagens de custo acompanhado pela filosofia da melhoria contínua, o Kaizen para a maximização dos resultados pela otimização dos gargalos e redução de desperdícios.
ETAPA 2
Planejamento
...