PRINCÍPIO DA CONSISTÊNCIA OU UNIFORMIDADE
Tese: PRINCÍPIO DA CONSISTÊNCIA OU UNIFORMIDADE. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lindaaliny • 29/5/2013 • Tese • 442 Palavras (2 Páginas) • 4.133 Visualizações
PRINCÍPIO DA CONSISTÊNCIA OU UNIFORMIDADE
Devemos sempre respeitar a importância da permanência dos critérios utilizados para os registros dos eventos contábeis, para que proporcione aos usuários, uma maior eficiência na comparação dos relatórios contábeis de diversos períodos. Esse princípio pode ser aplicado também nas relações aos critérios de rateios. Assim que for adotado um método na administração, deverá haver consistência em seu uso, pois caso haja mudança provocará alterações nos valores do estoque.
Ex: Custo de manutenção em função de horas-máquina ou valor do equipamento.
Quando existem diversas alternativas para o registro contábil de um mesmo evento, todas válidas dentro dos princípios geralmente aceitos, deve a empresa adotar uma delas de forma consistente. Isto significa que a alternativa adotada deve ser utilizada sempre, não podendo a entidade mudar o critério em cada período. Quando houver interesse ou necessidade dessa mudança de procedimento, deve à empresa reportar o fato e o valor da diferença no lucro com relação ao que seria obtido se não houvesse a quebra de consistência.
Assim, para a apropriação de inúmeros custos de industrialização, há a necessidade de adoção de critérios escolhidos entre várias alternativas diferentes. Por exemplo, a empresa pode distribuir os custos de manutenção em função de horas-máquina, valor do equipamento, média passada etc. Todos são métodos aceitos, mas não podem ser utilizados indiscriminadamente em cada período,esse é um dos aspectos que a Auditoria Independente mais procura verificar, já que tem interferência direta e às vezes relevante nas peças de sua maior preocupação: Balanço e Demonstração do Resultado.
Quando existem diversas alternativas para o registro contábil de um mesmo evento, todas válidas dentro dos princípios geralmente aceitos, a empresa deve adotar uma delas de forma consistente. Isto significa que a alternativa adotada deve ser utilizada sempre, não podendo a entidade mudar o critério em cada período.
Quando houver interesse ou necessidade dessa mudança de procedimento, deve a empresa reportar o fato e o valor da diferença no lucro com relação ao que seria obtido se não houvesse a quebra de consistência.
Este procedimento esclarece acerca do significado da convenção da consistência,também conhecida como convenção da Uniformidade ,bem como aborda sua utilidade nas empresas.
A existência da convenção da consistência não significa que a empresa não possa mudar os critérios de avaliação, classificação, períodos etc. Significa que eles não devem ser mudados continuamente, apenas quando houver necessidade imperiosa. É fundamental que, nas primeiras demonstrações publicadas após a mudança, sejam fornecidas informações sobre o que mudou. É muito importante, também, e não se pode jamais se esquecer de colocar, em notas explicativas, quais são os efeitos em Reais trazidos por essas modificações introduzidas em todas as demonstrações contábeis (Balanço Patrimonial, DRE etc.) .
http://www.ebah.com.br/
http://www.portaleducacao.com.br/contabilidade/artigos/29662/regras-contabeis-consistencia-ou-uniformidade#ixzz2Msa6ZPRT
...