PROINTER
Por: Djilan • 11/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.486 Palavras (6 Páginas) • 333 Visualizações
[pic 1]
CURSO TECNOLÓGICO EM GESTÃO COMERCIAL
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DETECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL
Cris Evellin Pinheiro de Lima – RA 1709100815
Djilan Antonio da Costa – RA 1709130812
Vanessa Moreira de Souza Melega – RA 2855183679
Hortolândia/SP
Maio/2016
[pic 2]
UNIDADE DE HORTOLÂNDIA
POLO – CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
CURSO TECNOLÓGICO EM GESTÃO COMERCIAL
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DETECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL
TUTORES:
- Julio
- Kelly Garcia Medeiros - Presencial
DISCIPLINAS NORTEADORAS:
- Responsabilidade Social e Meio Ambiente
- Técnicas de Gestão
- Direito Empresarial
Hortolândia/S
Outubro de 2015
CONTEÚDO DO RELATÓRIO PARCIAL E FINAL:
- O mundo atual e a sustentabilidade
- Quais os objetivos e valores da sustentabilidade
- Qual a principal matéria prima e tecnologia utilizada
- Política de processos e conscientizações de maneira poderá ser implantada
SUMÁRIO
RESUMO
INTRODUÇÃO
DESCRIÇÃO DA EMPRESA
PRODUTOS E SERVIÇOS
ALVO DO PROJETO
CONTEXTUALIZAÇÃO
POLÍTICA AMBIENTAL
DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO (CAMINHOS)
RESULTADOS E EXPECTATIVAS
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBILIOGRÁFICAS
RESUMO
No mundo atual, é preciso adequar a produção e o consumo a padrões que garantam às gerações futuras recursos naturais, fontes de energia, clima equilibrado e alimento, entre outras necessidades essenciais à sobrevivência, por este motivo, a Horto Celulose, vem se adequando e buscando soluções sustentáveis para as necessidades sociais e ambientais.
Essa é a base do conceito de desenvolvimento sustentável, lançado ao mundo no relatório “Nosso Futuro Comum”, publicado em 1987 pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.
Hoje, a visão da sustentabilidade é prioritária na agenda e nos planos estratégicos das grandes empresas de celulose e papel. O conceito se apoia em um tripé econômico (obtenção de lucro), ambiental (preservação dos recursos naturais) e social (desenvolvimento do capital humano). Por este motivo, a Horto Celulose está implantando um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), buscando alinhar resultados financeiros, conservação ambiental e bem-estar da população, como condição para o seu sucesso, desenvolvimento e a continuidade do próprio negócio.
INTRODUÇÃO
A indústria de celulose e papel investe para alcançar a sustentabilidade em todo o ciclo de produção, melhorando processos e adotando boas práticas socioambientais. Diversificar o uso econômico da floresta plantada e envolver pequenos produtores, por meio de programas de parcerias florestais, com o objetivo de se criar oportunidades de geração de emprego e renda, modernizar as relações de trabalho e ampliar o conhecimento pela troca de experiências, inclusive, com a promoção de outras atividades, como o cultivo de alimentos, são algumas das ações adotadas.
Neste relatório final do PROINTER, apresentaremos um Projeto de Sistema de Gestão Ambiental (SGA) para a empresa Horto Celulose Ltda.
DESCRIÇÃO DA EMPRESA
Razão Social: Horto Celulose Ltda.
Endereço: Distrito Industrial – Hortolândia, Sp
Atividade: Celulose
Inicio: 2010
PRODUTOS E SERVIÇOS
- Matéria prima de Celulose
- Laminados de Papel
- Derivados de Celulose
Produzir no mundo atual de hoje é preciso exige acima de tudo uma conscientização no sentido de adequar a produção e o consumo a padrões que garantam às gerações futuras recursos naturais, fontes de energia, clima equilibrado e alimento, entre outras necessidades essenciais à sobrevivência, por este motivo, a Horto Celulose, vem se adequando e buscando soluções sustentáveis para as necessidades sociais e ambientais.
ALVO DO PROJETO
Fundada em 2010, a Horto Celulose Ltda., surgiu da idéia dos seus sócios em criar uma empresa referência no mercado, visando lucro e desenvolvimento social. No início, o propósito era somente o fornecimento de matéria-prima (madeira), posteriormente, viu-se a oportunidade de explorar melhor o produto, tendo nicho no mercado e, consequentemente, maior alcance, passando à fornecer a celulose.
CONTEXTUALIZAÇÃO
No cenário atual, as empresas precisam identificar suas SWOT’s para obterem sucesso na implementação de seus projetos, assim como se adequar às exigências ambientais e sociais, utilizando-se das seguintes características:
- OPORTUNIDADES: São situações, tendências ou fenômenos externos, atuais ou potenciais, que podem contribuir para a concretização dos objetivos estratégicos;
- AMEAÇAS: As ameaças são situações ou fenômenos externos, atuais ou potenciais, que podem prejudicar a execução de objetivos estratégicos;
- FORÇAS: É algo que a empresa faça bem ou que constitua uma característica que aumente a sua competitividade, competência, ativos físicos, ativos humanos, ativos organizacionais, ativos intangíveis, capacidades competitivas, atributos específicos, alianças, parcerias corporativas e imagem de marca são exemplos de forças;
- FRAQUEZAS: É algo que falta à empresa, que ela execute mal ou que a ponha em desvantagem em relação à concorrência. As fraquezas, em geral, são justamente a falta dos elementos encontrados nas forças, ausência ou deficiência de competências etc.
POLÍTICA AMBIENTAL
Política Ambiental é um conjunto de ações ordenadas e práticas tomadas por empresas e governos com o propósito de preservar o meio ambiente e garantir o desenvolvimento sustentável do planeta. Esta política ambiental deve ser norteada por princípios e valores ambientais que levem em consideração a sustentabilidade.
A Horto Celulose está totalmente de acordo e pratica as políticas ambientais tanto no âmbito social quanto no ambiental a nível das políticas nacionais e internacionais.
DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO (CAMINHOS)
Para ter um SGA implantado com sucesso, a Horto Celulose, teve que definir suas estratégias, buscando caminhos que facilitasse a comunicação entre seus colaboradores, para que estes entendessem a importância de seguir corretamente os caminhos definidos em sua Política Ambiental, assim como a importância de se preocupar com a sustentabilidade de seus produtos.
...