PROINTER
Por: brubb • 26/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.942 Palavras (8 Páginas) • 314 Visualizações
Curso Superior de Tecnologia em Marketing
Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia IV
(PROINTER FINAL)
RELATÓRIO FINAL
Tutora Presencial/á distância: Prof.ª Daniela Kasi
Grupo dos acadêmicos:
Jundiaí/SP
Dezembro/2014
Introdução
Este trabalho tem como principal objetivo demonstrar a importância da estratégia de preço para o sucesso de um produto ou serviço de uma organização, tendo em vista que o preço pode atrair ou repelir consumidores. No capítulo 1, falaremos sobre precificação que possui grande valor para as organizações que buscam competitividade no mercado.
Neste, a empresa deverá fazer avaliação do público alvo para discorrer uma estratégia de como o preço será atrativo, tendo em vista o custo real do produto ou serviço oferecido.
No capítulo 2, falaremos sobre como as organizações podem fidelizar seus clientes criando relacionamentos duradouros com base em programas de fidelidade, que trazem o interesse do consumidor em permanecer fiel e propagar a empresa no ambiente que esta inserida. Este processo traz para a empresa economia com propagandas e divulgações, pois o serviço bem executado acarreta uma relação de confiança com o consumidor.
Citaremos no capítulo 3, como as crises econômicas podem afetar o comportamento do consumidor e como esta mudança de comportamento pode impactar nos resultados das organizações. Tendo em vista que cada momento da economia requer um planejamento específico de venda onde o portfólio de produtos deve se adequar a diferentes classes de consumidores para que a empresa permaneça no mercado, sem grandes danos.
Convidamos a compartilhar as opiniões sobre os temas propostos, a fim de expandir o conhecimento sobre o Comportamento do Consumidor, a Gestão de Relacionamento com o Consumidor e estratégia de preço.
Capítulo 1
1.2 Importâncias da Estratégia de Preço para o sucesso de uma Organização.
“De todas as variáveis do marketing mix, a decisão de preço é aquela que mais rapidamente afeta a competitividade, o volume de vendas, as margens e a lucratividade das empresas
varejistas.” Parente (2000, p.160)
A seguinte afirmação demonstra que diferentemente de outras decisões como locais, promoções, mix de produtos e atendimentos, a precificação de um produto ou serviço pode sofrer alteração em curto prazo, isto para aumentar a competitividade no ambiente mercadológico.
O intuito básico de uma empresa ao lançar um produto ou serviço, é suprir a necessidade e acima de tudo as expectativas de seu cliente. Neste caso, é necessário análise do público alvo que efetivamente corresponde à necessidade de seu cliente.
O cliente estará disposto a pagar qualquer valor pelo produto, desde que este atenda efetivamente sua necessidade. Neste ponto, podemos afirmar que o preço não será estabelecido pela empresa, e sim por seu consumidor final. A compreensão deste processo muda o conceito de quem estabelece o preço é a empresa.
Na oferta o cliente percebe “um valor no produto” ou serviço da empresa. Se o valor percebido for maior que o preço proposto, os clientes irão adquirir o produto e se tornaram consumidores assíduos da marca, gerando altos volumes de vendas e lucros.
Por outro lado, caso o cliente atribua um valor menor ao preço suposto pela empresa, deixará de confiar na marca acarretando prejuízo e quedas nas vendas.
A tarefa mais importante para a fixação de preços, esta em conhecer quanto o cliente esta disposto a pagar pelo produto ou serviço, ou seja, em encontrar o valor real percebido. Este por sua vez, determinará o sucesso ou fracasso da organização.
Manter-se informado sobre o público alvo e suas necessidades, faz com que a empresa possa traçar uma estratégia de preço que a levará ao sucesso desejado.
O segundo passo leva a uma avaliação de seu concorrente para descobrir os seus pontos fortes e fracos. A partir daí, o empreendedor já pode definir qual será a estratégia de preço a ser aplicado ao seu produto o serviço oferecido.
As empresas em destaque são aquelas que buscam trazer para o consumidor não somente um produto, mas valores as suas particularidades. O produto ou serviço deve atender acima de tudo a condição econômica de seu cliente, não deixando de manter a qualidade do atendimento e buscando sempre um preço justo e confiável. Aproveitar-se dos pontos fracos de seu concorrente, pode ajudar a se posicionar no mercado.
Conquistar o consumidor com sua qualidade de produto e serviço a preço justo fará com que a empresa ganhe um aliado em todas as etapas, desde momentos bons a crises econômicas.
Capítulo 2
2.1 Fidelizações de clientes.
“... um aumento da fidelidade do cliente em 5% pode aumentar os lucros de um negócio em 100%, visto que clientes satisfeitos compram os produtos de uma empresa mais freqüentemente e em maior quantidade. De modo geral, clientes satisfeitos são menos sensíveis a preços e são propensos a gastar mais com produtos provados e testados.” Reicheld e Sasser (1990, p.66)
O cliente bem atendido será aquele que permanecerá junto à empresa, até que seu ciclo seja finalizado ou até mesmo em sua transição para uma expansão. O bom atendimento faz com que a empresa tenha o marketing pessoal (boca a boca) e por conseqüência o aumento de sua lista de clientes.
Chama-se marketing de relacionamento, a fase em que a empresa se dedica totalmente a conhecer o seu cliente e atendê-lo da melhor forma para que possa voltar a trazer consigo novos clientes. Neste período a empresa busca investir em melhorias, voltadas somente para a satisfação de seu cliente.
A fidelização passa por premiar qualquer ação da empresa para o cliente, fazendo com que ele crie um vínculo de confiança e amizade, onde optar pelo concorrente será cada vez mais difícil.
Outro
...