PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
Por: Pattys Cardoso Almada • 18/4/2017 • Trabalho acadêmico • 3.336 Palavras (14 Páginas) • 334 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
PROINTER 1
Relatório Parcial
PORTO ALEGRE/RS
MAIO/2016
César Augusto Muller - RA: 3094279823
Patrícia Almada dos Santos - RA: 3071201270
RELATÓRIO PARCIAL
Relatório parcial apresentado no projeto interdisciplinar do Curso Tecnologia em Logística na Faculdade Anhanguera sob orientação da tutora EAD Ana Claudia Tamanini Dorigon e tutor presencial Isaac Steil Nogueira, aplicando as disciplinas estudas ao longo do semestre sendo: Técnicas de Negociação, Comportamento Organizacional, Empreendedorismo, Ética e Relações Humanas no Trabalho e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.
PORTO ALEGRE/RS
MAIO/2016
SUMÁRIO
Introdução pág.4
Entrevista com empreendedor pág.5
Questionário ao empreendedor pág.6
Análise do grupo pág.7
Exposição da idéia pág.8
Análise SWOT pág.9
Conclusão pág.12
Referências Bibliográficas pág.13
INTRODUÇÃO
Este trabalho trata dos diversos meios em que uma empresa pode se expandir usando as disciplinas cursadas no curso de tecnologia em Logística na faculdade Anhanguera, localizada no polo Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul. As disciplinas são Técnicas de Negociação, Comportamento Organizacional, Empreendedorismo, Ética e Relações Humanas no Trabalho e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.
Entrevistamos um microempresário no ramo de prestação de serviços com entregas. Foi feita uma análise no modelo SWOT sobre esta empresa e apontados os pontos positivos e negativos em relação as negociações e sua estruturação. Buscamos auxiliar o empresário a traçar novas metas e desenvolver o crescimento da empresa.
ENTREVISTA COM O EMPREENDEDOR.
Escolhemos entrevistar o Sr. Marcelo Lopes Almada, 41 anos, empreendedor, casado, residente na zona sul da cidade de Porto Alegre, bairro Hípica, onde fica também a sede de sua empresa. Proprietário de uma microempresa que leva seu nome, Marcelo Lopes Almada ou mais conhecida como Marcelo Express, já em atividade no ramo de entregas a cinco anos. O microempresário, possui uma empresa com prestação de serviços, trabalha de forma individual, em sua empresa ele é o funcionário que coleta e entrega documentos diversos, como contratos imobiliários, malotes bancários, protocolamento de processos nas varas correspondentes e coletas particulares para funcionários dessas empresas a quem presta serviços. Está disponível de segunda a sexta-feira em horário comercial e trabalha principalmente com empresas localizadas na Av. Carlos Gomes, em Porto Alegre, onde estão localizados os maiores centros de empreendedorismo da capital. Em sua empresa o Sr. Marcelo Almada é o responsável por controlar a manutenção de seus equipamentos de segurança, bem como, levar seu meio de transporte, a moto, na oficina, agendar as entregas, fazer a logística mais adequada para as rotas diárias e manter o bom relacionamento com seus clientes. Ele tenta ter sucesso em todos os cargos dentro de sua empresa e busca satisfação pessoal e profissional.
[pic 2]á
Imagem: Cartão de visita da empresa Marcelo express.
Regras para ser um microempreendedor individual : Para ser um MEI é necessário um faturamento de R$ 60.000,00 por ano ou R$ 5.000,00 ao mês, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e ter no máximo um empregado contratado que receba o salário-minímo ou o piso da categoria.
Autor : SEBRAE.
Fonte : http://www.sebraepr.com.br/PortalSebrae/sebraeaz/Microempreendedor-Individual.
QUESTIONÁRIO AO EMPREENDEDOR
Neste trabalho foram abordadas as seguintes perguntas ao empresário e dada a análise a respeito do assunto para cada situação.
Questionamento 1: Porque muitos profissionais tem medo de se arriscar em um empreendimento?
- Resposta do empresário: Creio que por falta de capital suficiente e por não ter domínio do mercado. Um livro que abriu minha mente para possíveis mudanças foi " AS 25 LEIS BÍBLICAS DO SUCESSO" - de WILLIAM DOUGLAS & RUBENS TEIXEIRA - Prefácio de EIKE BATISTA. Quando li este livro, percebi que muitas pessoas tem medo de arriscar, mas só dependia de mim tentar ser o melhor no que eu faço, já que me apaixonei pela profissão e realizo cada tarefa com prazer. Acho que essa foi a melhor maneira de superar os medos e tentar vencer os obstáculos.
...