PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA I
Por: winneton williams • 28/5/2018 • Trabalho acadêmico • 2.190 Palavras (9 Páginas) • 217 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL[pic 1]
CAMPUS MARTE
TECNOLOGIA EM MARKETING EAD
WINNETON WILLIAMS LOPES FEITOSA
RA 2600675714
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA I (PROINTER)
SÃO PAULO
2017
WINNETON WILLIAMS LOPES FEITOSA
RA 2600675714
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA I(PROINTER)
Relatório parcial com análise através de questionário respondido por empreendedor com objetivo de aprovação na disciplina Prointer do curso de Tecnologia em Marketing EAD da Anhanguera Educacional.
Orientador (a): Eliane Oliveira Foster Reis.
SÃO PAULO
2017
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO----------------------------------------------------------------------------Pag.04
- RELATÓRIO-----------------------------------------------------------------------------Pag.05
- Análise Swot--------------------------------------------------------------------------Pag.06
- CONSIDERAÇÕES FINAIS------------------------------------------------------------Pag.07
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS-------------------------------------------------Pag.07
ANEXOS----------------------------------------------------------------------------------------Pag.08
1. INTRODUÇÃO
As lojas Riachuelo S/A é uma empresa no segmento varejista de moda que tem como missão proporcionar, a cada vez mais pessoas, a condições de se expressarem através da moda.
Estaremos abordando o empreendedorismo, considerando o empreendedor organizacional ou intra empreendedor O executivo de sucesso que possui papel fundamental e estratégico na empresa.
Nos últimos anos esse tipo de empreendedor tem adquirido mais espaço e importância no setor corporativo devido ao crescimento acelerado do mercado, ao comportamento do consumidor mais exigente e seletivo, e por essa razão a necessidade de inovação e constantes evoluções. “Um dos tópicos mais quentes nos negócios hoje em dia é a inovação. Com a sempre crescente competição e o encurtamento dos ciclos dos produtos.” (KAHNEY, 2009, p.165).
No mercado aquecido de moda, se torna cada vez mais necessária a participação de profissionais que possam contribuir e agregar com seus conhecimentos, habilidades e atitudes. No intuito de garantia na imagem do negócio entre tantos outros concorrentes disputando o mesmo cliente, sendo esse cada vez mais exigente. “A orientação para a satisfação do cliente exige uma profunda mudança cultural na empresa. Para isso, é preciso muito treinamento em conceitos de qualidade total e técnicas de relações humanas. Não existe empresa nota 10 com pessoal nota 5.”(BLESSA, 2012,p.73).
Esperam-se inúmeras contribuições desse empreendedor, considerando características que certamente farão a diferença nas tomadas de decisões e condução das equipes e processos.
2. RELATÓRIO
Analisando inicialmente o profissional como um empreendedor organizacional ou intra empreendedor, um executivo de sucesso. São notórias algumas características que o levaram a ascensão de sua carreira. O perfil identificado em sua postura e apresentação evidenciava autoconfiança, liderança, planejamento e algo que desde o início me chamou bastante atenção, à visão de futuro.
Essa última certamente despertou tantas outras características, todavia a forma como o mesmo pode projetar um futuro acompanhando todas as movimentações do mercado no seu segmento, analisando as possibilidades que provavelmente iriam surgir na sua empresa e em empresas concorrentes, o levou a traçar metas e objetivos, estabelecendo prazos, dessa maneira ele garantiria a empregabilidade, considerando requisitos que pudessem lhe destacar em meio a outros profissionais, ou seja, foi definido um plano de carreira.
Hoje, para Riachuelo pelo cargo que exerce e como chegou na função, esse executivo tornou-se indispensável, reforçando o conceito de empregabilidade.
Contudo o processo não deve ter sido fácil, se considerarmos fatores que influenciam na decisão não só de iniciar um negócio, mas de ingressar em uma empresa almejando crescimento. Condições financeiras, social, familiar, formação, já que a família não possuía condições que lhe impulsionasse a um futuro promissor.
Por todas as promoções obtidas, sua carreira deve ter sido construída baseada em boas decisões, atos de planejamentos, liderança, postura visionária e por fim identificou e explorou as oportunidades.
Provavelmente o exercício de alinhar conhecimento, habilidade e atitude devem fazer partes do seu dia-a-dia, principalmente por se tratar de uma empresa de grande porte no segmento varejista de moda.
2.1. ANÁLISE SWOT
- Pontos Fortes:
- Empresa reconhecida no Mercado Varejista de Moda Brasileiro.
- Uma rede com grande número de lojas, possibilitando oportunidades de crescimento.
- Relação interna das áreas;
- Clareza na política e cultura da empresa;
- Disponibilização de ferramentas de trabalhos modernas;
- Cursos de desenvolvimento e viagens internacionais de pesquisa;
- Pontos Fracos:
- Redução do quadro de funcionário;
- Falta de conhecimento em todas as ferramentas de tecnologia;
- Oportunidades:
- Continua Formação;
- Ameaças:
- Mercado de emprego competitivo;
- Economia no país fragilizada;
- Formação em várias áreas;
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
O Empreendedor Organizacional até atingir o resultado como executivo de sucesso, certamente encontrou vários obstáculos, todavia, suas tomadas de decisões quanto aos caminhos que deveriam ser percorridos são passos decisivos para o alcance do desejado, porque não dizer planejado.
...