Pesquisas Mercadologicas
Por: ReeFirmino • 16/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.074 Palavras (5 Páginas) • 271 Visualizações
RESUMO
Este trabalho tem como escopo expor alguns dos diversos tipos de pesquisas mercadológicas, baseado em pesquisas bibliográficas e em sites na internet.
Palavras-Chave: Pesquisas; Marketing; Modelos de Pesquisa.
Sumário
1 Introdução 5
2 Pesquisa de Campo 6
2.1 O que é a Pesquisa de Campo? 6
2.2 Modelo de Pesquisa de Campo 6
3 Pesquisa Qualitativa e Pesquisa Quantitativa 7
3.1 O que é a Pesquisa Qualitativa? 7
3.2 O que é Pesquisa Quantitativa? 7
3.3 Comparação entre Pesquisas Quantitativas e Qualitativas 8
3.4 Modelo de Pesquisa Quantitativa 9
4 Pesquisa de Opinião 9
4.1 O que é Pesquisa de Opinião? 9
4.2 Modelo de Pesquisa de Opinião 10
5 Pesquisa de Mercado 10
5.1 O que é Pesquisa de Mercado? 10
5.2 Modelo de Pesquisa de Mercado 12
6 Referencias 13
1 Introdução
Há uma diversidade muito grande de pesquisas mercadológicas atualmente, cada uma com sentidos e objetivos diferentes, mas sem sair nunca do objetivo principal que é colher informações e/ou opiniões para algo de sua origem.
A pesquisa de marketing é a ação por meio da qual as empresas identificam e definem oportunidades, geram ou avaliam ações de marketing e monitoram o desempenho dos produtos ou serviços oferecidos ao consumidor. Assim a empresa pode descobrir, na prática, as necessidades e desejos dos consumidores e se os produtos hoje oferecidos satisfazem a estas necessidades e desejos.
Para que se realize uma pesquisa é necessário que haja primeiro uma problemática e com ela defina-se o melhor método de pesquisa a ser adotado. É necessário também que haja uma boa elaboração das perguntas dos questionários para que não fique nada muito extenso e mal explicado, também selecionando um público que seja o alvo daquela pesquisa.
2 Pesquisa de Campo
2.1 O que é a Pesquisa de Campo?
A pesquisa de campo caracteriza-se pelas investigações em que, além da pesquisa bibliográfica e/ou documental, se realiza coleta de dados junto a pessoas, com o recurso de diferentes tipos de pesquisa (FONSECA, 2002). Ou seja, a pesquisa de campo procede à observação de fatos e fenômenos exatamente como ocorrem no real, à coleta de dados referentes aos mesmos e, finalmente, à análise e interpretação desses dados, com base numa fundamentação teórica consistente, objetivando compreender e explicar o problema pesquisado.
2.2 Modelo de Pesquisa de Campo
3 Pesquisa Qualitativa e Pesquisa Quantitativa
3.1 O que é a Pesquisa Qualitativa?
A pesquisa qualitativa não se preocupa com representatividade numérica, mas, sim, com o aprofundamento da compreensão de um grupo social, de uma organização. Os pesquisadores que utilizam os métodos qualitativos buscam explicar o porquê das coisas, exprimindo o que convém ser feito, mas não quantificam os valores e as trocas simbólicas nem se submetem à prova de fatos, pois os dados analisados são não-métricos (suscitados e de interação) e se valem de diferentes abordagens.
A principal característica da pesquisa qualitativa é o uso de perguntas abertas, sem opções de respostas pré-determinadas, o que faz com que essa pesquisa seja mais ampla ao público, trazendo bons resultados a organização.
3.2 O que é Pesquisa Quantitativa?
Esclarece Fonseca (2002, p. 20):
Diferentemente da pesquisa qualitativa, os resultados da pesquisa quantitativa podem ser quantificados. Como as amostras geralmente são grandes e consideradas representativas da população, os resultados são tomados como se constituíssem um retrato real de toda a população alvo da pesquisa. A pesquisa quantitativa se centra na objetividade. Influenciada pelo positivismo, considera que a realidade só pode ser compreendida com base na análise de dados brutos, recolhidos como auxílio de instrumentos padronizados e neutros. A pesquisa quantitativa recorre à linguagem matemática para descrever as causas de um fenômeno, as relações entre variáveis, etc. A utilização conjunta da pesquisa qualitativa e quantitativa permite recolher mais informações do que se poderia conseguir isoladamente.
3.3 Comparação entre Pesquisas Quantitativas e Qualitativas
Pesquisa Quantitativa Pesquisa Qualitativa
Focaliza uma quantidade pequena de conceitos. Tenta compreender a totalidade do fenômeno, mais do que focalizar conceitos específicos
Inicia com idéias preconcebidas do modo pelo qual os conceitos estão relacionados Possui poucas idéias preconcebidas e salienta a importância das interpretações dos eventos mais do que a interpretação do pesquisador
Utiliza procedimentos estruturados e instrumentos formais para coleta de dados Coleta dados sem instrumentos formais
...