Planejamento E Controle De Produção
Trabalho Escolar: Planejamento E Controle De Produção. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Calmeida • 8/4/2014 • 670 Palavras (3 Páginas) • 223 Visualizações
Planejamento e Controle da Produção
Atividade de Autodesenvolvimento
Nível Estratégico: em que são definidas as políticas estratégicas de longo prazo da organização;
Nível Tático: em que são estabelecidos os planos de médio prazo para a produção e;
Nível Operacional: em que são preparados os programas de curto prazo de produção nos quais são preparados os controles do programa.
1- Passo
Nível Estratégico
A produção deve apoiar a estratégia desenvolvendo objetivos e políticas apropriadas aos recursos
que administra, deve fazer a “estratégia acontecer” transformando as decisões estratégicas em
realidade operacional, fornecendo meios para a obtenção de vantagens competitivas.
Uma estratégia produtiva consiste na definição de um de política, no âmbito da função de produção, que dá sustento à posição competitiva da unidade de negócio de empresa. A estratégia produtiva deve especificar como a produção suportará uma vantagem competitiva, e como complementará e apoiará as demais estratégias funcionais.
Nível Tático
Planejamento-mestre da produção: “...A produção deve apoiar a estratégia desenvolvendo objetivos e políticas apropriadas aos recursos que administra, deve fazer a “estratégia acontecer com base nas previsões de vendas de médio prazo ou nos pedidos em carteira já confirmados...”(TUBINO,2000).
O sistema produtivo passa a assumir compromissos de fabricação e montagens dos bens e serviços. Ao executar o PMP, o PCP deve analisá-lo quanto às necessidades de recursos produtivos com o objetivo de identificar possíveis gargalos que possam inviabilizar o plano quando de sua execução de curto prazo.
Nível Operacional
Planejamento e Controle de Produção é o departamento que permite a continuidade dos processos produtivos na indústria. Controla a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto no tempo e quantidade certa e com os recursos corretos. Em resumo, o PCP trata dados de diversas áreas, transforma-os em informações, suporta à produção para que o produto seja entregue na data e quantidade solicitada.
Programação da produção estabelece a curto prazo quando e quanto comprar, fabricar ou montar de cada item necessário à composição dos produtos finais...”(TUBINO). São dimensionadas e emitidas Ordens de compras para os itens comprados, Ordens de fabricação para os itens fabricados internamente, e Ordens de montagem para as submontagens intermediárias e montagem final dos produtos definidos no PMP. Em função da disponibilidade dos recursos produtivos, a programação da produção encarrega-se de fazer o sequenciamento das ordens emitidas, de forma a otimizar a utilização dos recursos. Dependendo do sistema de produção empregado pela empresa (puxado
...