Planejamento Estrategico
Artigos Científicos: Planejamento Estrategico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Nara122 • 26/5/2014 • 1.178 Palavras (5 Páginas) • 314 Visualizações
3.9 – Escola Ambiental 33
3.10 – Escola de Configuração 34
CAPÍTULO IV – As pequenas empresas
e o futuro estratégico 35
4.1 - Conceituando pequena empresa 35
4.2 – Vantagens quanto à inovações 36
4.3 – As pequenas empresas e a competitividade 37
4.4 – A mudança do paradigma estratégico
das empresas 39
CONCLUSÃO 41
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA 42
ÍNDICE 44
INTRODUÇÃO
Empresas de pequeno e médio porte apresentam algumas características que as diferem das grandes organizações. Uma dessas características é a formulação de estratégias. É fundamental para gestores possuírem o conhecimento científico do assunto para poderem pensar estrategicamente seus negócios e não apenas dominar técnica. Atualmente, o número de empresas que não conseguem atingir sequer o segundo ano de vida é enorme e a falta desse pensamento estratégico é uma das causas que despontam com nitidez para isso.
A escola do Design, apresenta o conceito e detalha o planejamento estratégico que empresas, de todos os portes, necessitam para fazerem seus negócios funcionarem estrategicamente. A análise mercadológica em que a empresa está envolvida e as potencialidades de seu ambiente interno quando combinados apontam os rumos da organização, as áreas que precisam ser fortificadas e também aquelas em que a empresa precisa observar como seus pontos fracos.
Com os conceitos e fundamentos da escola do Design implementados nas pequenas e médias empresas, as expectativas crescem quanto a participação delas no mercado e constroem a sustentação necessária para o futuro, diminuindo as incertezas que as envolvem e capacitando as organizações para novos desafios.
CAPÍTULO I
A FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS NAS EMPRESAS
O processo de formulação de estratégia de uma empresa, representa o mapa de informações antecipadas, para a organização competir no mercado. Torna-se necessário a construção de uma ponte sobre a abertura entre a formulação de estratégia e a execução.
1.1 – Atuação por níveis organizacionais:
A formulação de estratégias ocorre em três níveis organizacionais: empresarial (corporate), de unidade de negócios e funcional. Em cada um desses níveis, a formulação de estratégias deve procurar responder as seguintes perguntas:
a) Nível Empresarial: Em que negócios ou setores a empresa deveria estar atuando?
b) Nível da Unidade de Negócios: Como deveria uma empresa competir em cada um de seus setores ou negócios em que escolheu atuar?
c) Nível Funcional: Como deve atuar cada área funcional da empresa? (Produção, Marketing, Finanças, Recursos Humanos, etc...)
1.2 – forças competitivas no ambiente da empresa
A figura a seguir ilustra as forças competitivas que existem no ambiente da empresa. Essas forças ajudam a determinar a posição da empresa em relação aos concorrentes no mercado
...