Planejamento Estrategico
Artigos Científicos: Planejamento Estrategico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: franj • 11/6/2013 • 485 Palavras (2 Páginas) • 408 Visualizações
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – II
CEUNSP
Prof. Bueno
Aula - 2 - 3
• Segmentação em Áreas Estratégicas : ( Cap. 9 )
Gestão Estratégica ( Eliezer Arantes da Costa ) - Páginas 129 a 132 - Tab. 9.1 e 9.2
• Fatores Chaves de Escolha : Pag. 133
- O passo seguinte para a construção do Portfólio é a avaliação do grau de competitividade da instituição em cada uma das áreas estratégicas. Para isto é preciso introduzir um novo conceito , o Fator Chave de Escolha : são pontos realmente relevantes, em uma dada área estratégica, que fazem com que o cliente, usuário ou interessado se decida sobre o por quê, o quê, de quem, como, quanto e quando vai escolher este ou aquele fornecedor .
Importante salientar que esses fatores estão relacionados à opinião das pessoas ou clientes que participam do mercado comprador ou usuário, e não dos fornecedores. Eles variam muito, de área para área, e também com o passar do tempo .
- A identificação dos fatores-chave de escolha, para uma certa área estratégica, não está associada, diretamente, com pontos fortes ou fracos da instituição fornecedora: pode muito bem ocorrer que um fato-chave de escolha coincida exatamente com um ponto fraco da organização ou, ao contrário, que um ponto forte não seja percebido como um fator relevante pelo mercado .
• Análise da Competitividade :
- Identificando de três a cinco Fatores-chaves de escolha prioritários para uma área estratégica, o passo seguinte é avaliar até que ponto a organização tem condições de responder a essas expectativas e preferências do seu mercado ou público-alvo, comparativamente aos seus concorrentes mais próximos ou futuros . O resultado dessa comparação permite caracterizar o Grau de Competitividade da instituição.
- Se a instituição é mais forte que todos seus concorrentes em todos os fatores-chaves de escolha , diz-se que sua competitividade é Alta. Se ela é mais fraca que seus concorrentes diretos, em todos ou quase todos os fatores, diz-se que é Baixa . Os casos intermediários podem ser classificados como de competitividade Média, se for um pouco abaixo da alta, e como Regular, se for abaixo da média, mas acima da baixa .
Tab.9.5 pag. 134 .
...