Planejamento e controle de produção
Trabalho acadêmico: Planejamento e controle de produção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: renatacost • 16/11/2014 • Trabalho acadêmico • 2.928 Palavras (12 Páginas) • 213 Visualizações
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como objetivo principal nos ajudar a entender um pouco mais sobre o Planejamento e Controle da Produção suas atividades, controle gestão e novos processos para melhorar o mercado interno e externo e o principal que as empresas têm buscado redução de custo mantendo qualidade de seus produtos e serviços.
Planejamento e Controle de Produção:
Basicamente é o departamento que permite a continuidade dos processos produtivos na indústria, controla a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto no tempo e quantidade certa e com os recursos corretos.
O projeto da operação estabelece a forma física e a estrutura da produção assim, dentro dos limites impostos pelo projeto, uma operação produtiva deve operar continuamente e é com isso que se preocupam o planejamento e controle.
O planejamento realizado por este ambiente estará concluído quando forem respondidas as seguintes indagações:
• O que produzir? – Determinação do produto a ser feito.
• Quanto produto? – Quantificação da produção.
• Com que produzir? – Definição do material a ser usado.
• Como produzir? – Determinação do processo.
• Onde Produzir? – Especificação dos equipamentos.
• Com que produzir? – Quantificação de mão de obra.
• Quando produzir? – Estipulação do prazo de execução.
O PCP, no planejamento, deve obedecer a uma sequência na obtenção de suas metas
• Receber previsão de vendas da área comercial, expressando intervenção de vendas por produto em um determinado período (consumo).
• Verificar nível de estoque atual (estoque inicial).
• Quantificar nível desejável de estoque futuro, definindo a quantidade que ficará estocada após cumprir a demanda prevista (estoque final).
• Quantificar a produção a ser cumprida, que então passa a constituir-se na meta de produção do período.
• Verificar o estoque de matéria-prima e os insumos diversos, determinando itens a serem adquiridos pelo setor de suprimentos, necessários para a obtenção da meta de produção estabelecida.
• Calcular, em função do nível de produção e das horas previstas de trabalho, a necessidade de equipamento e de mão-de-obra ou, ainda, em função dos equipamentos disponíveis, calcular as horas de trabalho necessárias ao entendimento do plano de produção.
• Definir prazo para início e término da produção quantificada.
A importância do PCP:
A busca incessante por custos menores e redução quase que total dos desperdícios, tornou-se uma obrigação para as organizações que querem sobreviver no mercado. Mas, as grandes transformações nos cenários econômicos, políticos e sociais estão levando as altas administrações das empresas a mudarem radicalmente as estratégias e a avaliação de desempenho da produção. Só a redução nos custos não basta. Além do preço baixo, o produto ou serviço deve vir acompanhado de qualidade, rapidez e confiabilidade.
Os clientes querem cada vez mais produtos inovadores e personalizados, e para isso é necessário flexibilidade do processo e mix elevados, entre outras coisas. Tudo para atender uma demanda crescente de consumidores. Com o aumento da demanda, crescem também a responsabilidade sobre a administração de um alto fluxo de materiais. Este gerenciamento cabe ao Departamento de Planejamento e Controle da Produção (PCP), que para atender a essas transformações de forma rápida e ampla, vem melhorando cada vez mais seu desempenho, de modo a suprir todas as necessidades, tanto internamente com externamente à empresa.
Toda empresa que produz bens para a armazenagem deve ter acima de tudo um bom planejamento de produção baseado numa avaliação crítica da previsão de vendas futura. É um fator essencial para a integração dos diversos setores da empresa que compõem a cadeia produtiva. Não é tarefa simples prever o que acontecerá no dia de amanhã, mas para as empresas esse risco torna-se necessário. A previsão de demanda é função do marketing e/ou vendas, mas cabe ao administrador da produção juntamente com o Departamento de PCP certificar que as variações que poderão ocorrer na mesma serão prontamente acatadas. Um gerenciamento da demanda no sistema produtivo integrado pelos fornecedores e pelos clientes internos e externos possibilitará um maior percentual de acerto, deste modo será possível estabelecer com mais confiabilidade o que produzir, as quantidades, como, quem e quando produzir, diminuindo a proliferação de erros, as inseguranças quanto à capacidade de produção, minimizando assim, consequentemente, os estoques, entre outros.
A função básica do PCP é dar suporte, sendo encarregado pelo arranjo e emprego dos meios disponíveis para melhor atender os projetos da organização, divididos entre os níveis estratégico, tático e operacional. Os objetivos destes três níveis devem estar voltados para a confirmação das estratégias de longo prazo da empresa, pois todas as ações desenvolvidas pelo PCP estão presentes em qualquer sistema produtivo, mas o modo como são realizadas e são obtidos os resultados estão diretamente comprometidos com a doutrina empregada pela empresa e de nada adiantará também o uso de softwares sofisticados (MRP, ERP) se não forem solucionados primeiro os problemas estruturais da organização.
O planejamento e o controle são importantes principalmente para o projeto da operação produtiva.
Utilizando PCP:
É utilizado antes mesmo do processo de produção está concluído isso porque todas as etapas demanda planejamento e controle.
Alguns tipo planejamento de controle usados são planejamento e controle de capacidade produtiva, de estoque, de cadeia de suprimentos, MRP, Just in Time, de projetos
...