Plano De Carreira
Ensaios: Plano De Carreira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: guilhermemoura94 • 4/5/2014 • 2.239 Palavras (9 Páginas) • 591 Visualizações
Sumário
Introdução --------------------------------------------------------------------------------------- 4
1 Conceito de amplitude do plano de carreira ----------------------------------------- 5
2 Metodologia para elaboração e aplicação ------------------------------------------- 6
3 Fase 1: Análise de Mercado ------------------------------------------------------------- 7
4 Fase 2: Análise de vocação e capacitação ------------------------------------------ 7
5 Fase 3: Vantagem competitiva ---------------------------------------------------------- 8
6 Fase 4: Objetivos e estratégias --------------------------------------------------------- 9
7 Fase 5: Código de ética ----------------------------------------------------------------- 10
8 Fase 6: Análise da evolução ----------------------------------------------------------- 10
Conclusão do Resenhista ----------------------------------------------------------------- 11
Referências ----------------------------------------------------------------------------------- 13
RESENHA CRÍTICA
OLIVEIRA, Djalma. Plano de Carreira. Paginas 1 – 193. Editora Atlas, 2009.
CREDENCIAIS DO AUTOR
Com graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, Djalma de Oliveira, foi professor de carreira na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), na Fundação Getulio Vargas (FGV) entre outras, e possui mais 23 livros publicados pela Atlas.
Em sua obra, propõe diretrizes básicas e eficazes para direcionamento da carreira profissional. Tal composição dispõe de metodologias para um planejamento pessoal, sugerindo que a iniciação de um plano de carreira deve ser elaborada logo após a escolha do curso universitário.
Distribuídas em 8 capítulos sugestivos e com foco de análise, o livro Plano de Carreira:Foco no Indivíduo, é uma excelente base para direcionar os rumos para uma vida profissional, desde que, cada qual, esteja certo do seu objetivo e aonde quer chegar.
Este trabalho, tem como finalidade, mostrar um esboço claro e objetivo da intencionalidade do autor ao compartilhar sua obra.
CAPÍTULO 1
CONCEITO E AMPLITUDE DO PLANO DE CARREIRA
Inicialmente, o autor mostra através de alguns questionamentos, de que esta é uma ferramenta de planejamento de vida pessoal, devendo ser constituído de maneira formal (estruturado e escrito) para o qual possa ser ao decorrer do tempo, adaptado com novos objetivos ou com o aprimoramento dos requisitos já presentes.
A finalidade ao elaborar e introduzir ao cotidiano o plano de carreira, dispõe de fatores importantes como: Dar foco de direcionamento profissional para as pessoas; Facilitar a programação do tempo necessário para o alcance dos objetivos e avaliação da capacidade pessoal para realização de seus projetos; Conduzir a pessoa a realizar seu projeto em etapas, para agregação de resultados claros, visando sempre evoluir; Aumentar e transmitir conhecimentos pessoais e profissionais adquiridos ao longo de uma trajetória;
A amplitude de um plano de carreira depende, basicamente, do objetivo do elaborador: reduzida (para focos mais diretos) ou elevada (se exige analise mais complexa, ampla).
Para a abordagem estratégica, implica-se basicamente, a obtenção de sucesso, tendo em mente aspectos básicos como: O inter-relacionamento entre a realidade interna (pontos fortes e fracos) e a realidade externa (ameaças, oportunidades) tanto no instante atual, ou visando o futuro; A possibilidade do alcance objetivado, em relação à carreira idealizada, vocacional e sustentada e; Métodos estruturados para o seu desenvolvimento.
Com o uso da abordagem estratégica, constata-se que, evita a má utilização do tempo pelo indivíduo, a qual ocasiona benefícios, tais são: Promove a consolidação de sua capacidade ideal, para ter sucesso no mercado de trabalho; Aprimora a situação profissional e pessoal; Mantém atenção e foco nos objetivos.
Tanto o planejador quanto sua empresa utilizam de um mesmo plano de carreira. O primeiro para organização de seu futuro profissional e o segundo visando a evolução profissional de seu colaborador que consequentemente, estará mais focado nos objetivos da empresa.
Crenças ou mitos relacionados à carreira profissional, como dizer que para se alcançar a ascensão profissional, o principal é o seu “Q.I.” (Quem Indica) ou mesmo falar que é apenas uma questão de sorte, acarretam atitudes com forte influência no futuro. Relacionando, as atitudes: Inativa (acomodação da situação atual); Reativa (em vez de visar um futuro promissor, visa retomar sua condição do passado); Proativa (evolui lentamente, deixando que agentes externos influenciem negativamente quanto ao seguimento do plano de carreira) e; Interativa (motivação a respeito do seu futuro profissional).
CAPÍTULO 2
METODOLOGIA PARA ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO
DO PLANO DE CARREIRA
Com metodologias próprias a serem seguidas, o plano de carreira, para sua elaboração, requer observações práticas tais como: Análise do mercado; Análise da vocação e da capacitação profissional; Estabelecimento da vantagem competitiva; Estabelecimento dos objetivos e metas; Estabelecimento de código de ética profissional; e Análise da evolução profissional.
Após sua estruturação, é identificado claramente que a composição do plano de carreira traz: conhecimentos (diretos e indiretos, objetivos e subjetivos), habilidades (capacidades) e atitudes (ações efetivas)
...