Plano de Marketing - Boticário
Por: Nathália Cristina de Jesus • 29/6/2018 • Trabalho acadêmico • 4.775 Palavras (20 Páginas) • 865 Visualizações
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS
PROGRAMA FGV MANAGEMENT
MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL
EXPEDITO PEREIRA LIMA NETTO
GUILHERME CHAVES VAZ
JANAINA GIORDANI
JÚLIA BORGES
NATHÁLIA CRISTINA DE JESUS
THIAGO FRANCISCO BATISTA TEIXEIRA
PLANO DE MARKETING O BOTICÁRIO: LINHA MAMIE BELLA
BELO HORIZONTE
2015
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS
PROGRAMA FGV MANAGEMENT
MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL
EXPEDITO PEREIRA LIMA NETTO
GUILHERME CHAVES VAZ
JANAINA GIORDANI
JÚLIA BORGES
NATHÁLIA CRISTINA DE JESUS
THIAGO FRANCISCO BATISTA TEIXEIRA
PLANO DE MARKETING O BOTICÁRIO: LINHA MAMIE BELLA
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Marketing, no Curso MBA em Gestão Empresarial, Pós-Graduação lato sensu, Nível Especialização Programa FGV Management.
Prof. Me. Camila Braga Soares Pinto
BELO HORIZONTE
2015
SUMÁRIO
1 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO 3
1.1 Descrição da empresa e Estágio de Desenvolvimento 3
1.2 Valores, Missão e Visão 3
1.3 Tipo de Orientação da Empresa 4
1.4 Estrutura Organizacional 4
1.5 Definição do Plano de Estudo 6
1.6 Posicionamento de Mercado 6
2 Análise do macroambiente 7
3 Avaliação do microambiente e da força competitiva 10
3.1 Dados 10
3.2 As Forças de Porter 11
3.3 Análise de Atributos: Estruturais, Qualidade e Preço 13
4 Análise SWOT 15
5 aRQUITETURA ESTRATÉGICA 17
6 ações táticas do MARKETING MIX 20
7 BIBLIOGRAFIA 21
- ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO
1.1 Descrição da empresa e Estágio de Desenvolvimento
O Boticário é uma das unidades de negócio controladas pelo Grupo Boticário. A história desta marca começou em março de 1977, como uma pequena farmácia de manipulação, no Centro de Curitiba (PR). A segunda loja, aberta no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, fez com que os produtos começassem a ser conhecidos em todo o país. Em 1980, foi aberta a primeira franquia da marca em Brasília (DF). Embora o conceito de franchising ainda não estivesse inserido no contexto comercial brasileiro, ano a ano mais lojas passavam a representar a marca e foi necessário aumentar a estrutura produtiva com a construção da fábrica, também em São José dos Pinhais, inaugurada em 1982.
Em 1986, O Boticário deu início à internacionalização, inaugurando a primeira loja em Portugal. Hoje, é a maior rede de franquias do Brasil, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). A marca tem 900 franqueados, responsáveis por uma rede com cerca de 3.750 lojas, em 1.752 cidades brasileiras, onde são gerados em torno de 22 mil empregos.
O portfólio de O Boticário conta com mais de 1.100 produtos entre itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais para rosto, corpo e cabelos, atendendo homens e mulheres de todas as idades e estilos de vida, além de jovens e crianças.
A marca é a líder nacional na categoria de perfumaria e a vice-líder em maquiagem. E no mercado internacional está presente em sete países: Portugal, Angola, Venezuela, Japão, Paraguai, Estados Unidos e Moçambique.
1.2 Valores, Missão e Visão
Valores: Integridade, paixão pela evolução e desafios, comprometimento com resultados, valorização das pessoas e das relações.
Missão: Ser lembrada pelos clientes como referencia em produtos de beleza, buscando a fidelidade para garantir a continuidade do negocio.
Visão: Conectar as pessoas aos ideais de beleza, sendo a marca preferida, com rentabilidade e crescimento acima do mercado.
1.3 Tipo de Orientação da Empresa
Orientação para Vendas: Essa orientação parte do pressuposto de que os clientes normalmente mostram inércia e podem ser induzidos a comprar mais. Assim, a organização desenvolve um conjunto de instrumentos promocionais (venda pessoal, propaganda e promoções) com o objetivo de aumentar as vendas.
1.4 Estrutura Organizacional
O Grupo Boticário, dono das marcas O Boticário, Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty Box, completou cinco anos no último mês de março com um grande redesenho organizacional, que entre outras mudanças, integra a atuação das unidades de negócio e centraliza o comando das áreas corporativas. No novo desenho foram criadas quatro vice-presidências. Duas delas com foco em negócios, uma com foco corporativo e outra voltada ao desenvolvimento humano e organizacional.
...