Programa 5S
Monografias: Programa 5S. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daiane744 • 16/9/2014 • 3.156 Palavras (13 Páginas) • 257 Visualizações
RESUMO
Para a sobrevivência no atual mundo, que busca sustentabilidade através da responsabilidade social, torna-se fundamental ao setor público promover estratégias de políticas públicas que incorporem tais conceitos. O Poder Público possui importante influência econômica de mercado como também comportamental, no que tange suas aquisições de insumos através de licitações, que cada vez mais devem ser norteadas pelos princípios ecológicos e responsáveis.
Desta forma, implementar novas estratégias administrativas que permitam a melhoria contínua tornou-se indispensável em todos os segmentos desta sociedade que vive na Era da Informação. Essas mudanças de padrões culturais, exigidas pelos programas de qualidade geram resistência por parte de alguns setores das organizações, este fato, pode ser observado com clareza, nos setores diretamente envolvidos com a sociedade como um todo.
No caso da administração pública, um dos motivos que dificultam a implantação de programas de qualidade é o baixo interesse, resistência em mudanças nos processos diários e quebras de paradigmas, dificultando por consequência a compreensão dos benefícios advindos ao assumir novas posturas no ambiente de trabalho e como esta mudança, pode influenciar no bom desenvolvimento de todas as atividades dentro da repartição de trabalho. Além de organizar, limpar, melhorar a saúde dos envolvidos, racionalizar de forma benéfica à utilização dos meios disponíveis e na auto-disciplina individual, o Programa 5S pode contribuir sobremaneira para o entendimento destes conceitos e além disso, esclarecer vantagens para os colaboradores em questão. Com estes objetivos, busca-se a implantação deste Programa no âmbito público, cujas expectativas de resultados serão aqui descritos e discutidos.
1. INTRODUÇÃO
Este artigo apresenta um modelo de implantação do Programa 5S na esfera da Administração Pública. Inicialmente serão abordados os princípios dos 5S’s, os benefícios e as dificuldades da implantação, bem como a importância da participação de todos os envolvidos neste processo. Na seqüência, será apresentada a metodologia para a aplicação deste programa, as avaliações das equipes, o monitoramento das atividades, a configuração dos relatórios e as palestras motivacionais ministradas durante a implantação. Serão demonstrados resultados referentes a três meses de aplicação do programa, abordando as questões quanto ao tipo de mão de obra da organização, fase inicial de implantação, construtiva, comunicação e relacionamento dentro do ambiente de trabalho, participação dos colaboradores no programa e mudanças ocorridas no ambiente de trabalho e no comportamento.
O programa 5S consolidou-se no Japão a partir da década de 50. Seu nome provém das iniciais das palavras: SEIRI, SEITON, SEISO, SEIKETSU E SHITSUKE., as quais podem ser traduzidas como:
SEIRI – Senso de Organização / Arrumação;
SEITON –Senso de Utilização / Ordenação;
SEISO – Senso de Limpeza;
SEIKETSU – Senso de Saúde / Segurança;
SHITSUKE –Senso de Autodisciplina.
Os 5S’s são interpretados como sensos, primeiramente para manter o nome original do programa, e ainda para refletir melhor a idéia de profunda mudança comportamental (OSADA, 1992).
O programa mencionado objetiva, a educação, treinamento, e busca a qualidade através de constante aperfeiçoamento dos detalhes que compõem a rotina do dia a dia de trabalho. Os efeitos dos 5S’s são tão abrangentes que se tornam uma prática fundamental para a obtenção e consolidação do processo educacional de quaisquer atividades. Os conceitos fundamentais do programa devem ser entendidos, incorporados e praticados por todos os níveis hierárquicos, dos colaboradores à presidência da casa, visando entre outras metas, evitar desperdícios, melhorar a imagem do “Homem Público e da Instituição”, além de garantir um ambiente de trabalho cada vez mais saudável (TOLDO,2008).
TOLDO, MARIEZA (2008) sugere que a alta administração deve demonstrar comprometimento com a melhoria, antes de solicitar-lhes qualquer tipo de colaboração. Além do comprometimento, a alta administração deve realizar um evento oficial de lançamento do programa, com a presença das autoridades municipais e convidados, para que todos entendam a importância e a seriedade com que o assunto é tratado. Implantar o Programa 5S por toda a organização é uma decisão que cabe somente à alta administração.
No início da implantação a alta administração deve os explicar aos envolvidos seus objetivos e os benefícios da mudança, o suporte da gerência ao Programa 5S no presente pode proporcionar muita economia em termos de qualidade, prevenção de acidentes e produtividade no futuro, além de melhorias no aspecto motivacional dos colaboradores de órgãos públicos.
COSTA & ROSA (1999), salientam também o papel essencial da alta administração e acrescentam que o programa destina-se a educação contínua, dessa forma, os colaboradores da empresa poderão incorporar novos hábitos e atitudes em seu ambiente de trabalho.
Uma das dificuldades que as Administrações Públicas encontram para a implantação efetiva dos Sistemas de Gestão da Qualidade nas suas repartições é a resistência nos níveis hierárquicos subordinados. A adesão dos colaboradores às transformações necessárias é ponto fundamental para que os objetivos do programa sejam alcançados. As deficiências educacionais da população no Brasil agravam esse fator.
Segundo Osada (1992), pelo desenvolvimento de cinco conceitos básicos, denominado “5S’s”, torna-se possível à criação de um ambiente propício a mudanças de comportamento e de atitudes das pessoas.
A implantação deste programa nas construtoras tem se mostrado um importante instrumento a ser explorado no início dos processos de mudanças, e na introdução de novos conceitos de gestão, pois possibilita uma ligação eficaz entre a engenharia e os trabalhadores, ajudando a transmitir de forma simples os conceitos de Qualidade e os procedimentos para a implantação de Programas de Qualidade mais abrangentes (COSTA & ROSA, 1999).
O Programa 5S na administração pública traz benefícios concretos, pois os resultados são facilmente e rapidamente observados. Além disso, os conceitos aplicados são simples, o programa é participativo, ou seja, promove o envolvimento de todas as equipes produtivas da obra. O programa se propõe a melhorar a organização, a limpeza das
...