Programa de Empreendedorismo Empresarial Nestlé
Projeto de pesquisa: Programa de Empreendedorismo Empresarial Nestlé. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: masterhextor • 20/8/2014 • Projeto de pesquisa • 461 Palavras (2 Páginas) • 730 Visualizações
Histórico
A Nestlé foi fundada na Suíça no ano de 1867 por Henri Nestlé, que montou a empresa a partir da criação da Farinha Láctea Nestlé, um alimento nutritivo feito à base de cereais e leite e destinado, principalmente, às crianças.
Em 1905 a Nestlé se uniu à Anglo-Swiss Condensed Milk, acrescentando ao seu portfólio o leite condensado e vários outros produtos, como chocolate e café solúvel. Assim, o foco da empresa passou a ser oferecer produtos de qualidade e confiabilidade, dando à empresa uma imagem de excelência.
A presença da Nestlé no Brasil se deu primeiramente pela importação, no ano de 1976, da Farinha Láctea Nestlé. Somente em 1921 foi que a empresa iniciou sua produção industrial no Brasil, sendo a primeira fábrica fixada em Araras-SP e com produção de Leite Moça.
A partir de 1970, a Nestlé diversificou seus mercados, passando a atuam no segmento farmacêutico (com a Alcon), cosméticos (L’Oreal) e rações para animais domésticos (com Friskies e Purina). Deste modo, a Nestlé passou a ser uma organização cuja missão é “Nutrição, Saúde e Bem-estar”.
Programa Empreendedorismo Corporativo Nestlé
Toda empresa deve estar sempre inovando para se manter competitiva, assim, a Nestlé encontra o desafio de inovar, mas ao mesmo tempo expandir as vendas dos seus produtos tradicionais. Deste modo, a empresa optou por incluir a inovação no seu plano de metas, criando um programa de treinamento em empreendedorismo corporativo, chamado de Programa de Desenvolvimento Gerencial.
O programa é disseminado a todos os colaboradores por meio de documentos corporativos, que estimulam o espírito empreendedor. O objetivo do programa é fazer com os gerentes trabalhem como se fossem “os donos do negócio”, incentivando atitudes proativas e proporcionando uma visão abrangente, de forma que os gerentes estejam direcionados para obter alto desempenho e desenvolvimento.
Outro mecanismo de incentivar o empreendedorismo corporativo foi a criação do Prêmio Excelência Nestlé, que reconhece, premia e incentiva seus funcionários por seus trabalhos. O Prêmio é uma iniciativa aberta para qualquer colaborador da empresa e para concorrer à premiação, as pessoas devem formar equipes de, no máximo, seis participantes. A inscrição é realizada através do preenchimento de um formulário simples que pede os nomes dos participantes e a descrição do projeto que deverá ter uma proposta inovadora. Verificada a viabilidade do mesmo, o projeto é implementado pela equipe na área e na respectiva unidade. Nessa fase, além da implementação, a equipe fica responsável pelo acompanhamento dos resultados do projeto.
Resultado do empreendedorismo corporativo
Um dos projetos vencedores do Prêmio de Excelência Nestlé foi o "Crescendo a família de chocolates balls", que trouxe à tona a discussão sobre a possibilidade de se transferir as marcas pilares da Nestlé, para uma tendência crescente de consumo de chocolates, permitindo que o produto seja consumido a toda hora e em qualquer lugar.
...