Prointer Final Burguer Champion
Por: monicarbonari • 1/6/2016 • Trabalho acadêmico • 3.478 Palavras (14 Páginas) • 340 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA – PÓLO ATIBAIA
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE MARKETING
Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de tecnologia (Prointer III)
Relatório Parcial
Monize Carbonari de Oliveira – RA: 2856167780
Professor Tutor Antônio João Ferreira Júnior
Atibaia, 12 de maio de 2016
Tema: Projeto de Marketing - Supermercado Compre Bem: a importância da utilização de Pesquisa de Mercado para a abertura de uma nova loja
Sumário
Introdução........................................................................................................3
Pesquisas .........................................................................................................4
Entrevista.........................................................................................................8
Considerações..................................................................................................6
Conclusão.........................................................................................................7
Referências Bibliográficas...................................................................................................8
- Gestão de Projetos
É a aplicação de técnicas, conhecimento e habilidades para garantir que um projeto tenha sucesso”. Gerenciar, administrar, coordenar ou gerir um projeto envolve todas as etapas apresentadas, do início ao fim, com planejamento, execução e controle das atividades.
Não é à toa que cada vez mais empresas estão investindo em gerenciamento de projetos, seja ministrando treinamentos aos colaboradores, incentivando sua participação em eventos sobre o tema, patrocinando especializações na área ou mesmo contratando consultorias especializadas no assunto.
A gestão de projetos é uma realidade em economias desenvolvidas desde a década de 1990, entretanto, somente nos últimos anos é que as empresas brasileiras despertaram para a necessidade de planejamento e organização de seus projetos. Se não fosse assim, muitas delas provavelmente não teriam sobrevivido à crescente competitividade do mercado. Realizar um gerenciamento eficiente dos projetos, mais que um importante diferencial competitivo, significa tornar a empresa mais ágil, mais dinâmica e pronta para entregar muito mais valor a seus clientes.
Sabemos que três conjuntos importantes de habilidades de gerenciamento de projetos são necessários para projetos bem-sucedidos, sendo elas:
•Habilidades técnicas de gerenciamento de projetos;
•Habilidades de liderança;
• Habilidades de gerenciamento estratégico e do negócio.
De fato, são os projetos que viabilizam o alcance dos objetivos das empresas. E como o ambiente de negócios é altamente competitivo, as organizações que pretendem se destacar em meio à concorrência devem criar, inovar, inventar e desenvolver. Esses esforços nada mais são que projetos! Devem, portanto, contar com gerenciamento adequado.
Como planejar um projeto?
Ao planejar um projeto deve-se responder as perguntas-chave de qualquer plano de ação bem elaborado, mais algumas que lhe apresentarei abaixo, com suas respectivas áreas de conhecimento (nome que se dá a cada aspecto a ser planejado num projeto):
- Escopo – O QUE vai ser feito e COMO vai ser feito?
- Tempo – Em QUANTO TEMPO deve ser concluído?
- Custo – Quando vai CUSTAR?
- Qualidade – Existem requisitos mínimos de qualidade a cumprir?
- Recursos Humanos – QUEM vai fazer?
- Stakeholders (Partes interessadas) – QUEM se interessa pelo resultado do projeto? Quais são suas EXPECTATIVAS?
- Comunicação – Como, quando e para quem devo COMUNICAR o andamento do projeto?
- Riscos – O que pode dar CERTO ou ERRADO?
- Aquisições – Há algum produto ou serviço a ser comprado?
- Integração – Como integrar esse monte de coisas?
Você não é obrigado a usar todas as áreas, ao contrário, deve avaliar em cada projeto quais áreas utilizará, ciente de que sempre que deixar de planejar alguma aspecto pode acabar perdendo o controle sobre ele.
- Pesquisa de Mercado
Todas as decisões relacionadas a novos empreendimentos contêm certo grau de incerteza, tanto no que diz respeito à informação na qual as decisões estão baseadas como no que diz respeito às suas consequências.
Assim, o sucesso de uma pesquisa mercadológica é uma ferramenta de orientação para as decisões. Isso significa que a pesquisa deve ser aplicada somente quando os seus resultados contribuírem para diminuir a incerteza ou influenciar decisões.
A informação, por si só, não leva à decisão nem ao sucesso: é preciso escolher um curso de ação que ajude a identificar problemas e oportunidades e que indique caminhos que reduzam as incertezas. Não há qualquer razão para se fazer uma pesquisa mercadológica se o tomador de decisão (o empreendedor) não pretende alterar sua posição inicial, não acredita ou não compreende os seus verdadeiros resultados.
Diversos dados externos necessários às empresas são secundários, ou seja, são regularmente obtidos e organizados por entidades públicas ou privadas, como prefeituras municipais, secretarias de estado, órgãos do Governo Federal, entidades de classe, universidades, entre outras fontes, como:
- IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística);
- Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas);
- Associações comerciais, industriais e sindicatos;
- Centros de pesquisa, cooperativas e agências de desenvolvimento;
- Centros tecnológicos;
- Jornais, revistas e publicações especializadas.
Somente nas circunstâncias e hipóteses de esgotamento das fontes secundárias e se as necessidades de informação persistirem, deve-se pensar na consulta direta às fontes originais, ou seja, na obtenção de dados primários.
...