Prointer II
Ensaios: Prointer II. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcelohenrich • 30/10/2014 • 1.254 Palavras (6 Páginas) • 391 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho destinasse a tratar de um assunto muito comum dentro das organizações que é a importância do meio ambiente e qual a responsabilidade da empresa e de cada um dentro da organização.
O proposito do trabalho visa mostrar como uma grande empresa que vem se destacando com vários projetos voltados para esse fim, tratam esse tema e quais as medidas que elas tomam a respeito.
ENSAIO ACADÊMICO
As empresas de uma forma geral assumem voluntariamente a decisão de contribuir para uma sociedade mais justa e um ambiente autossustentável. Os gestores das empresas não devem pensar somente no interesse e bem estar da organização, mas também no bem estar de seus trabalhadores, da comunidade local, dos clientes, dos fornecedores, das autoridades públicas e da sociedade. As
organizações tem se destacado bastante nos últimos anos, pois de maneira geral estão envolvidas direta ou indiretamente com a função social, seja na distribuição das riquezas ou na inclusão junto às sociedades, o que também afeta a situação econômica, pois existe um marketing muito grande que favorece sua estabilidade no mercado, bem como a maximização de novos investidores. O cenário da Responsabilidade Social não é algo tão positivo como é demonstrado pelos meios de comunicação.
Percebe-se que alguns empresários e gestores estão absorvendo de forma lenta a consciência referente à preservação do meio social e ambiental, assim como a constante busca pela qualidade de vida. O presente trabalho visa expor atitudes de duas grandes empresas estabelecidas no Espírito Santo, que vem se destacando com vários projetos voltados para a Responsabilidade Social e com grande êxito tem desempenhado muito bem o relacionamento empresa x sociedade com uma postura
consciente de busca na melhoria da qualidade de vida do público interno e externo e do meio ambiente. Assumindo sua Responsabilidade Social, as empresas só têm a ganhar, o que possibilita uma boa imagem junto à sociedade e grandes recompensas futuras, pois a Responsabilidade Social é um fator determinante para o sucesso de uma grande empresa.
Qual a importância de se trabalhar a Responsabilidade Social e consciência sobre o meio Ambiente dentro das organizações?
Como as Tecnologias de Gestão podem contribuir neste sentido?
O mercado torna-se mais competitivo com o advento da concorrência entre empresas e a quebra de monopólios comerciais, aberturas de fronteiras e a globalização. O marketing, como ciência mercadológica, desenvolve-se frente às novas exigências de ressaltar e singularizar uma marca entre tantas outras.
Empresas dotadas de posicionamento ético melhoram sua imagem pública gradativamente alcançando maior legitimidade social. Neste contexto, busca-se entender o fenômeno Responsabilidade Social e Gestão Ambiental das empresas.
A noção de Responsabilidade Social e Ambiental decorre da compreensão de que a ação das empresas deve, necessariamente, buscar trazer benefícios para a sociedade, propiciar a realização profissional dos empregados e promover benefícios para os parceiros e para o meio ambiente.
Desde o início, quando o tema Responsabilidade Social ainda não tinha a ênfase atual, já aplicava os seus princípios nos relacionamentos com clientes, colaboradores, fornecedores e também junto a comunidade.
A Fundação EDUCAR, criada em 1989, surgiu da necessidade aprimorar as ações sociais, fundamentada em fortes valores que buscam a melhoria das condições sociais e educacionais.
Juntamente com a Responsabilidade Social a Alfa Caldeiraria, preocupada com as questões relacionadas a proteção do meio ambiente, introduziu em 2002 o SGR (Sistema de Gestão de Resíduos) objetivando estabelecer processos que permitissem garantir o encaminhamento ambientalmente correto dos produtos usados retirados. Os produtos usados deixados diariamente nas obras, através do SGR são encaminhados para empresas recicladoras homologadas e certificadas pelo órgãos ambientais, garantindo o descarte ou reaproveitamento ambientalmente correto dos produtos.
Contudo, vale saber até em que nível a filial Afacon Rio Grande está integrada plenamente a tais projetos e o quanto utiliza do grande potencial que proporcionam para a imagem social da empresa como oportunidade mercadológica para a organização, considerando-os como fatores que contribuem para a obtenção de vantagem competitiva.
Pesquisa desenvolvida pelo Instituto Akatu e Instituto Ethos em 2004, declara que 72% dos brasileiros pesquisados possuem interesse pela responsabilidade social empresarial. Comparado com outros paises onde a mesma pesquisa é realizada, os brasileiros ainda não são uns dos mais exigentes. No México, 83% declaram ter interesse por ações sociais empresariais, os Canadenses 77%, os consumidores da Itália e os da África do Sul, com 76% ambos, os consumidores dos EUA, com 67%, e da Alemanha, com 66%.
No Brasil e no mundo pesquisas demonstram que o consumidor está mais exigente com relação ao que as empresas contribuem para a sociedade, e em nossa comunidade esta preocupação não é diferente.
É possível concluir que a divulgação e a conscientização fariam com que a empresa tivesse melhores resultados relacionados aos projetos desenvolvidos.
Sugere-se para a empresa Alfacon Rio Grande que:
A empresa busque conscientizar
...