Prointer II
Pesquisas Acadêmicas: Prointer II. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andrevog2 • 4/11/2014 • 593 Palavras (3 Páginas) • 373 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO DE TABOÃO DA SERRA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
ANDRE VOGELSANGER – RA 9627504954
TEMA DO TRABALHO – PROINTER II
O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE
TUTOR EaD Adriana Barbosa Gonçalves
SÃO PAULO / SP
2014
SUMÁRIO
Introdução 3
Desenvolvimento (Contextualização)
Conclusão
Referências
INTRODUÇÃO
A percepção de que a Terra enfrenta uma crise ambiental sem precedentes, que afeta a sobrevivência da humanidade é recente e entrou na agenda internacional mais firmemente nas últimas décadas do século passado. Desenvolvimento sustentável tornou-se uma fórmula utilizada para expressar esta necessidade de manter o equilíbrio entre as dimensões econômica, social e ambiental. Nunca se almejou tanto atingir este objetivo em escala global.
Paralelamente, as organizações (não só empresariais, mas também governamentais), pressionadas pelo contexto de crise e por movimentos sociais e ambientalistas, começaram a compenetrar-se do seu papel relevante para a sustentação da vida no planeta, o que se expressa em boa parte hoje em projetos de responsabilidade social.
Dos anos 90 até hoje, um grande número de ferramentas, como certificações socioambientais, movimentos e campanhas foram criados em várias partes do mundo com o objetivo de consolidar conceitos como responsabilidade social e desenvolvimento sustentável, traduzindo-os em prática de gestão. Espera-se que as organizações sejam transparentes e que esta transparência possa ser verificada.
Na década atual, já é possível perceber uma evolução nas práticas e conceitos de responsabilidade social empresarial, que ganha consistência como atividade profissional. Hoje, as ações de responsabilidade social são compreendidas não apenas como investimentos que resultaram do sucesso econômico das empresas, mas são discutidas sob uma visão mais ampla, que permita identificar as condições sociais e ambientais que levaram à realização dos lucros. Esses elementos tornam-se, então, fatores importantes de avaliação dos impactos econômicos dessas organizações.
Entretanto, se houve uma sensível evolução de conceitos e criação de ferramentas para que a responsabilidade social integrasse a estratégia empresarial e a visão do negócio como um todo, essas mudanças não ocorreram de forma homogênea, em termos concretos. Coexistem experiências inovadoras – que têm como centro o diálogo com stakeholders (partes interessadas) e conhecimento dos impactos em toda a cadeia
...