Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia I
Por: wesleysjrp • 25/5/2015 • Ensaio • 1.546 Palavras (7 Páginas) • 202 Visualizações
[pic 1]UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
MARKETING 1º BIMESTRE – 2015
PROINTER I
Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia I
Tutor a Distância: Cristiane Domingues
Tutor Presencial: Evandro Demiti
Ana Carolina Alves Puluca: RA:2865974528
Joselaine Malago: Ra: 2865974260
Wesley Weider Campofredo Teixeira: RA: 2865974280
Desafio apresentado como requisito para obtenção de nota no Curso de Administração da Universidade Anhanguera Uniderp – Centro de Educação a Distância, nas disciplinas Técnicas de Negociação, Comportamento Organizacional, Empreendedorismo, Ética e Relações Humanas no Trabalho e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.
São José do Rio Preto – SP
Abril/2015[pic 2]
Sumário
Entrevista com o Empreendedor................................................................................... | 3 |
Análise da Entrevista..................................................................................................... | 5 |
Análise das Oportunidades (SWOT)............................................................................. | 5 |
Referências Bibliograficas............................................................................................ | 7 |
| |
1 – Entrevista com o Empreendedor [pic 3][pic 4]
Nome da Empresa: Trailer Propaganda LTDA
Endereço: Rua Anísia Rodrigues, 798
Cidade: São José do Rio Preto
Estado: São Paulo
Ramo de Atividades: Publicidade
Produtos e/ou serviços: Publicidade em geral
Data de Inicio das atividades: 2008
Entrevistado: Henrique Mendonça Rossetti
- Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor? A instabilidade do mercado. A insegurança de perder o emprego a qualquer momento.
- Existem outros empreendedores em sua família? Sim.
- Sua ideia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou faculdade? Não. Surgiu quando eu já estava inserido no mercado de trabalho.
- Qual foi a sua educação formal? Foi relevante para o negócio? Sim. Me formei em publicidade. Sem o curso acredito que seria impossível exercer minha função corretamente. Porém, é claro que aprendi muita coisa somente no mercado de trabalho.
- Porque muitos Profissionais tem medo de se arriscar em um empreendimento? Acredito que muitos fatores são necessários para um empreendimento dar certo. Mas acho que o momento em que as pessoas desistem de investir é quando elas se dão conta dos custos reais. Ex. é comum uma pessoa ir a um restaurante e achar que o dono do estabelecimento ganha rios de dinheiro. Isso porque ele paga R$ 11,00 no quilo da linguiça e vende 300 gramas por R$ 18,00. Quando a pessoa decide se informar melhor sobre como funciona uma empresa descobre que o proprietário, na verdade, faz milagre para sobreviver com essa margem de lucro.
- Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais? Somente com muita organização, pesquisa e profissionalismo.
- De que forma na teoria e na pratica a ética e as relações humanas no trabalho irão contribuir para o sucesso de um empreendimento? Somente com ética e com um bom ambiente de trabalho os seus colaboradores trabalharão motivados. Um funcionário infeliz pode arruinar a imagem de uma empresa.
- Como você encontrou a oportunidade de empreender? Encontrei um sócio que já possuía bons contatos.
- Como você avaliou esta oportunidade? Sentei, fiz varias contas e entendi que poderia ser um negócio lucrativo se trabalhássemos corretamente.
- Você já tinha um plano de negócios? Se não, fez algum tipo de planejamento? Explique. Sim. Já possuíamos um cliente. Calculamos qual seria nosso investimento inicial, custo operacional e custos fixos e variáveis. Idealizamos um salário razoável para cada sócio. Calculamos obter o retorno do nosso investimento em 1,5 ano. Assim, conseguimos definir o valor mínimo que cobraríamos de nosso cliente. Foi mais ou menos assim.
- Que experiência de trabalho anterior você teve antes de abrir um negócio? Trabalhei em outras duas agências de publicidade. Sabia como funcionava a área de criação onde eu trabalhava, porém, não conhecia as outras áreas. Tive que me especializar.
- Quais são suas forças e fraquezas? Considero minha força a vontade de ver nossos clientes prosperarem. Isso pode não nos trazer muito lucro mas "garante" a fidelidade do cliente.
A fraqueza é a sazonalidade do mercado. Muitas vezes temos prazos dilatados devido a quantidade reduzida de funcionários, mas também não podemos contratar mais colaboradores pois existem meses de escassez de pedidos. - Você teve ou tem Sócio? Os seus sócios complementaram suas habilidades para tocar o negócio? Sim. Tenho apenas 1 sócio que é fundamental para o andamento da empresa.
- O que significa ter ética nos negócios para você? Trabalhar com o objetivo de beneficiar seu cliente e não com o objetivo de ganhar dinheiro.
- Quais os recursos econômicos/financeiros você precisou para iniciar o
negócio? Iniciamos com a compra de computadores, aluguel de sala e serviços de contabilidade. Tudo proveniente de recursos próprios.
- Onde e quando obteve estes recursos? Dos trabalhos anteriores.
- Quando e como obteve o primeiro cliente? Meu sócio já fazia freelances para o primeiro cliente.
- Qual foi o momento mais critico do negócio? Como foi superado? Chegamos a ficar 3 meses sem pedidos, acho que foi o período mas complicado que passamos.
- Qual é o lado positivo e o negativo de se tornar um empreendedor? O lado positivo é que você tem liberdade para tomar todas as decisões. O lado negativo é que você TEM que tomar todas as decisões.
- A carreira como empreendedor afetou sua família de alguma forma? Eu estava solteiro na época.
- Você faria tudo isso novamente? Porque? Sim. Fizemos tudo muito bem planejado. Sabíamos que encontraríamos dificuldades. Portanto, não tivemos grandes surpresas.
- Que conselhos você deixa para uma pessoa que deseja se tornar um empreendedor de sucesso? Pense bem antes de se arriscar em qualquer negócio, mas não pense muito... senão você não abre! Conheça seu público alvo, seus fornecedores, seus clientes em potencial e faça muita conta. Tenha certeza que o preço que está cobrando é um preço justo
2 – Análise da Entrevista
...