Projeto Starbucks
Exames: Projeto Starbucks. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JROBERTO • 8/9/2013 • 4.823 Palavras (20 Páginas) • 1.489 Visualizações
Estratégia Competitiva
STARBUCKS NO BRASIL
ÍNDICE
I. PROPOSTA
II. STARBUCKS
Breve histórico
Missão
III. ANÁLISE SWOT
IV. ANÁLISE INTERNA
Cadeia de Valor
Modelo 7S – McKinsey
Dimensões da Saúde Corporativa - McKinsey
V. ANÁLISE EXTERNA
Modelo das 5 Forças de Porter
VI. OBJETIVOS
VII. SEGMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO
VIII. ESTRATÉGIA DE MARKETING – MODELO 4P’s
IX. FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO
X. MAPA ESTRATÉGICO
XI. RECOMENDAÇÕES
XII. RESULTADOS ESPERADOS
XIII. CASH FLOW
XIV. BIBLIOGRAFIA
PROPOSTA
O foco deste projeto é a abertura de uma cafeteria Starbucks e envolve a análise do segmento de cafeterias premium na cidade-alvo, São Paulo.
A Starbucks irá oferecer ao consumidor uma experiência única na hora de apreciar um expresso ou um café especial, expondo os valores e a cultura da marca e divulgando o consumo de cafés considerados gourmet.
Com base nas análises realizadas pelo grupo e apresentadas ao longo do trabalho, o mercado de cafeterias premium está em expansão no Brasil, gerado pela onda crescente de consumidores mais informados e exigentes para a degustação de produtos como o café, buscando novos blends e preparos desta bebida.
Muito embora as barreiras de entrada para este setor sejam baixas, os novos players que não conseguirem diferenciar-se no serviço oferecido, além do produto em si, estão fardados ao insucesso. Isto, pois o fator conveniência não é o que estimula os consumidores a freqüentarem tais estabelecimentos, mas sim, um ambiente onde possam reunir amigos, e que ofereça bons produtos.
A cidade de São Paulo possui uma grande concentração de renda e um número potencial de consumidores acima da média de outras cidades brasileiras, o que a torna o grande foco do mercado de luxo brasileiro, evidenciado pela expansão de estabelecimentos comerciais e imobiliários focados no público de classe A. As cafeterias premium, igualmente focadas para atender esse público, ainda se apresentam com poucos players estabelecidos, concentrados principalmente nas regiões do Itaim e Jardins.
Nas próximas páginas serão apresentados o modelo de negócio explorado pela empresa em diversos países e as recomendações propostas pelo grupo levando-se em consideração as particularidades e características do mercado local.
STARBUCKS
BREVE HISTÓRICO
Fundado em 1971 em Seattle, a Starbucks é um dos principais provedores e tostadores de café do mundo, sendo reconhecida como uma marca de café de qualidade. Possui mais de 9.200 cafeterias na América do Norte, América Latina , Europa, Oriente Médio, Ásia e Pacífico, pelas quais circulam aproximadamente 35 milhões de clientes por semana.
A Starbucks lidera o mercado de torrefação e varejo de cafés especiais, oferecendo mais de 20 tipos de cafés, dos mais simples até os mais elaborados. Seus produtos possuem qualidade superior e um preço premium, sendo o Frappucino um dos mais famosos produtos da rede, eleito em 1996 “o melhor produto novo do ano” nos EUA.
O compromisso da empresa é oferecer aos clientes um café de altíssima qualidade, ao mesmo tempo que contribui para o desenvolvimento das zonas produtoras de café com as quais mantém negócios, destinando parte de sua renda a projetos sociais e ambientais nessas comunidades.
Em 2006, a Starbucks foi reconhecida como uma das companhias mais respeitadas do mundo pelo Financial Times e uma das marcas mais influentes, segundo o Brandchannel.com. Neste mesmo ano, foi apontada no ranking da Fortune como uma das 100 melhores empresas para se trabalhar, pelo oitavo ano consecutivo.
MISSÃO
A Starbucks valoriza muito as relações com as pessoas, política já incorporada aos princípios da empresa, os quais são claramente definidos na missão da empresa.
Estabelecer-se como principal fornecedora mundial de café de alta qualidade e, ao mesmo tempo, manter os princípios que norteiam o funcionamento, que são:
Oferecer um excelente ambiente de trabalho e tratar a todos com respeito;
Abraçar a diversidade como um elemento essencial na maneira de fazer negócios;
Aplicar padrões mais elevados de excelência na compra, torrefação e entrega de café sempre fresco;
Manter os clientes extremamente satisfeitos todo o tempo;
Contribuir positivamente com as comunidades e o ambiente ao nosso redor;
Reconhecer que lucratividade é essencial para o nosso sucesso futuro.
ANÁLISE SWOT
PONTOS FORTES
Marca forte
Credibilidade
Status
Bebidas sofisticadas
Qualidade: fornecedores rigorosamente selecionados
Sortimento e inovação
...