Projeto interdisciplinar de RH
Por: DANILO_CORREA • 18/9/2016 • Projeto de pesquisa • 7.857 Palavras (32 Páginas) • 727 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS- GEX
PROJETO INTERDISCIPLINAR II
PROFESSORA- GRACY JANE DE OLIVEIRA SANTIAGO
MANAUS-AM
2016[pic 2]
ELENISE FERREIRA DA FONSECA
FRANCINEIDE SANTOS DA SILVA
LUCIANA OLIVEIRA DA ROCHA
PROJETO INTERDISCIPLINAR II
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO VISANDO A REDUCÃO DA ROTATIVIDADE- TURNOVER
ESTUDO DE CASO: HP DE SOUZA EDUCAÇÃO INFANTIL
MANAUS-AM
2016
SUMÁRIO[pic 3]
APRESENTAÇÃO 04
1 JUSTIFICATIVA 05
2 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 07
3 OBJETIVO DO PROJETO 08
3.1 OBJETIVO GERAL 08
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 09
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 09
5 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA 21
5.1 ORGANOGRAMA 22
6 METODOLOGIA DO PROJETO 25
7 PROPOSTA DE SOLUÇÃO 26
7.1 PLANEJAMENTO DA SOLUÇÃO DO PROJETO 28
8 CRONOGRAMA 29
REFERÊNCIAS 30
[pic 4]
APRESENTAÇÃO[pic 5][pic 6]
A proposta deste projeto visa criar um programa de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) na empresa HP de Souza Educação Infantil, que através do Diagnóstico Organizacional, utilizando-se de um Gráfico de Áreas Críticas, verificou-se que a maior dificuldade da organização era a área de Métodos.
Por isso, formulou-se a seguinte questão: como implantar um programa de treinamento e desenvolvimento para os colaboradores da empresa HP de Souza Educação Infantil, afim de evitar a rotatividade de profissionais?
Para solução do problema foi definido o objetivo geral: implantar um programa de Treinamento e Desenvolvimento para os colaboradores da HP de Souza Educação Infantil para evitar a rotatividade de profissionais. E os objetivos específicos: Mapear as necessidades de treinamento e desenvolvimento; Avaliar como será implantado o programa de treinamento e desenvolvimento; e Propor a implantação de um programa de treinamento e desenvolvimento na HP de Souza Educação Infantil.
A empresa HP de Souza Educação Infantil é uma escola de educação, que atende crianças de 0 a 6 anos, desde o berçário até alfabetização dos pequenos. A empresa ao iniciar suas atividades contava com 15 alunos, com o passar do tempo e consolidando-se no mercado com a qualidade do produto oferecido, conquistou e mantem atualmente um público de 100 alunos, que é a capacidade máxima permitida pela sua infraestrutura atual. Seus clientes são de classe social média e alta. Oferecendo como atrativos as atividades complementares voltadas para o Esporte como Judô, Balé e etc. A instituição está situada na Zona Centro Sul de Manaus, e possui como principal concorrente o Instituto de ensino IDAAM, que tem a infraestrutura como atrativo principal, qualidade na qual a HP de Souza ainda deixa a desejar, porém o seu diferencial competitivo está voltado para o sistema de atendimento creche integral, com o limitador de 10 alunos por sala e educação especial.
Para fundamentar este projeto tomou-se por base autores renomados no assunto de turnover e T&D.
A metodologia deste projeto foi elaborada através de Observação Direta em uma visita de campo e possui um caráter exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa. [pic 7]
E para finalizar a proposta de solução, bem como o planejamento da resolução do problema como implantar um programa de treinamento e desenvolvimento para os colaboradores na empresa HP de Souza Educação Infantil, além dos valores e tempo estipulado para que a organização possa obter o sucesso pretendido.
1 JUSTIFICATIVA
“Justificativa é apresentar razões para a própria existência da pesquisa, uma vez que obriga o pesquisador a refletir sobre sua proposta de maneira abrangente, por outro, faz situa-se na problemática” (ROESCH, 1999, p. 99).
A problemática da pesquisa foi identificada através de um Diagnóstico Organizacional na empresa HP de Souza Educação Infantil (Nome fantasia: Instituição de Ensino Fonte do Saber), uma escola da cidade de Manaus-AM, que atende crianças de 0 até 6 anos de idade, do maternal ao jardim de infância. Foi utilizando um Gráfico de Áreas Críticas para identificar as áreas em que a empresa necessitava de atenção prioritária. Houve uma divergência entre três áreas: Meio Físico, Máquinas e Métodos. Durante o período de pesquisa, observou-se que um dos maiores problemas da organização era a grande rotatividade de funcionários: professores e área administrativa. O chamado turnover, que significa a taxa média entre admissões e desligamentos em relação ao efetivo médio em uma empresa, estava ligada diretamente com os métodos de gestão. Por isso, optou-se em escolher à área de Métodos, buscando trabalhar novas formas de reter os profissionais, através de um projeto de Treinamento e Desenvolvimento (T&D).
As organizações estão mais conscientes de que para sobreviverem no mercado competitivo dos dias de hoje, deverão ser influenciadas pela qualificação de seus colaboradores (learning organization, ou seja, organizações que aprendem), por isso, devem atribuir maior relevância à gestão estratégica de pessoas, em suas competências humanas e profissionais, transformando tudo isso em diferenciais competitivos.
Com a implantação deste projeto a escola tem a muito ganhar, porque o processo de treinamento e desenvolvimento contribui para a melhoraria da adequação dos funcionários, da execução de suas tarefas, bem como a otimização de seus trabalhos, a fim de torná-los membros valiosos da organização.
...