Proposta De Intervenção
Trabalho Escolar: Proposta De Intervenção. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jujuuh • 8/11/2014 • 366 Palavras (2 Páginas) • 519 Visualizações
Propostas de Intervenção:
Um dos aspectos mais importantes de um plano de marketing é a análise SWOT (do termo em inglãs strengths, weaknesses, opportunities, threats), ou seja, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
Afirma Westwood (1997), que as forças e fraquezas se referem à empresa e aos seus produtos ou serviços, enquanto as oportunidades e ameaças estão relacionadas aos fatores externos, os quais a organização não exerce controle.
Analisando os 4 fatores encontrados na analise SWOT, chega-se aos seguintes conceitos e definições:
Segundo as palavras de Stone (2001), fraqueza é tudo aquilo que, comparado com os competidores, não é feito, não possui ou o faz de forma inadequada. Leva a empresa a uma condição de desvantagem.
Kotler e Keller (2006), dizem que uma boa administração de marketing é aquela que encontra, desenvolve e lucra a partir das oportunidades encontradas no ambiente externo e também nos relata que as organizações não precisam se vangloriar de todas suas forças, mas sim controlá-las periodicamente, com o objetivo de tirar o melhor proveito delas.
Ainda, Kotler e Keller (2006), conceituam ameaça ambiental como um desafio imposto por um evento desfavorável, uma tendência. Sem uma ação de marketing defensiva, a empresa sofreria consequências diretas em suas vendas ou lucros.
Stone (2001), conclui que a análise SWOT deve dar ao administrador de marketing, uma ideia clara de como o seu negócio se difere do seu competidor, tanto em termos de mercado, quanto de produto ou serviço.
Os pontos mais importantes da análise SWOT a serem feitos são: Identificar os assuntos chaves e facilitarem uma abordagem estratégica; desenvolver um plano estratégico ou no planejamento de uma solução para um determinado problema; ser especialmente útil quando há pouco tempo disponível para analisar uma situação complexa; obter informações a respeito da empresa e do negócio; analisar a carteira de clientes; determinar pontos fortes e fracos da empresa e dos concorrentes; destacar as ameaças e oportunidades no mercado; desenvolver estratégias e ações de marketing; sugerir um plano de marketing; reforçar suas forças; desenvolver suas fraquezas ;explorar as oportunidades ;evitar as ameaças.
Referências:
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. São Paulo: Pearson, 2006.
STONE, Phil. Make marketing work for you. Oxford: How to Books, 2001.
WESTWOOD, John. O plano de marketing. São Paulo: Makron Books, 1997.
...