Psicologia Organizacional
Trabalho Universitário: Psicologia Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ThamirysA • 2/12/2014 • 839 Palavras (4 Páginas) • 381 Visualizações
1.1 Importância da imagem pessoal para o mercado de trabalho
Todo ser humano tem necessidade de se destacar naquilo que realiza. O maior responsável pelo desenvolvimento pessoal é o próprio indivíduo. A busca da realização é uma característica do comportamento humano. Sentir-se importante é desejo de todos. Com a velocidade com que as coisas evoluem e a competição crescente, investir na imagem pessoal é uma estratégia vital para qualquer profissional que queira entrar e permanecer no mercado de trabalho.
Muito além da aparência e de uma bela roupa, a imagem pessoal abrange o conhecimento da dimensão humana, pois este é um processo de desenvolvimento pessoal que valoriza as capacidades e competências do homem. A construção da imagem pessoal deve acontecer no dia-a-dia, não deve ser um esforço fingido, mas algo que flui espontaneamente.
A imagem pessoal exige auto-conhecimento, bom relacionamento inter-pessoal, qualificação, ética e coragem.
Imagem pessoal é certamente Marketing de imagem. Porém nesta estratégia de destaque profissional, não há espaço para inverdades. Não existe separação entre ser e parecer, existe um abismo entre parecer (imagem) e visibilidade (ser visto, ouvido ou sentido). Construir uma imagem é uma ação, ou uma seqüência delas. Ser visto, ouvido e percebido é outra. No mercado de trabalho atual, imagem, visibilidade e principalmente credibilidade são determinantes.
Assim, a elaboração de ações estratégicas e sua prática através de atitudes e comportamentos, conduzirão a trajetória pessoal e profissional para o sucesso, por meio de qualidades e habilidades inatas, ou adquiridas do indivíduo que, aperfeiçoadas, promoverão comportamentos favoráveis, que levarão ao aspirado destaque profissional.
Para se chegar ao topo, além do talento e competência, é preciso constante aperfeiçoamento da imagem pessoal.
10 ítens sobre o que é necessário para valorizar-se profissionalmente:
1 - Conhecimento e preocupação com o trabalho que faz
A qualidade do trabalho apresentado fala mais alto. Isto tanto o vai ajudar a crescer na empresa onde está, como, se mudar, a obter boas referências.
2 - Relacionar-se com as outras pessoas
Só assim pode crescer pessoal e profissionalmente, enquanto cria uma rede interessante de contactos profissionais e pessoais. Em um bom ambiente de trabalho ajuda-se na produtividade da empresa.
3 - Seja proativo
Saber o que é preciso fazer e saber fazê-lo.
4 - Estar bem informado
Vivemos hoje na sociedade da informação. Quem é munido de conteúdo sempre sai na frente. Nada melhor do que conversar com alguém que sabe o que está acontecendo sobre a função que exerce. Você deve ser o ponto de referência na empresa quando o assunto estiver relacionado à sua área. Agora, se puder também se informar sobre atualidades, economia, lazer, artes, esportes, internet, negócios, entre outros assuntos, melhor ainda. Você se torna alguém bem mais aberto e com muito mais possibilidade de interagir com outros da companhia. Mas não se esqueça: o principal conhecimento que você deve ter é relacionado à sua área de atuação.
5 - Discipline-se
É verdade que é importante fazer aquilo de que gostamos, no entanto, por vezes temos de fazer coisas que gostamos menos. É mesmo assim. Faça o que tem de ser feito.
6 - Elegância e cordialidade
Essas qualidades podem ser mostradas em diversos aspectos – na maneira de se vestir, em como falar, nas atitudes. Ser elegante e cordial sempre atrai. Tais características ajudam a conquistar e demonstram maturidade e simpatia. Todos querem
...