Psicologia Organizacional - Inteligência Emocional
Por: Vanessa Sampaio • 18/4/2017 • Trabalho acadêmico • 274 Palavras (2 Páginas) • 260 Visualizações
Psicologia Organizacional - Inteligência Emocional
Aluna:
- Capacidade de Reconhecer os próprios sentimentos
[pic 1]
O reconhecimento dos próprios sentimentos decorre do autoconhecimento e de suas ações. A figura nos demonstra o reconhecimento do estado de humor da mulher, ora está bem humorada, ora está com expressão mais séria, de preocupação. A identificação dos nossos sentimentos nos permitem lidar melhor com o mundo que nos rodeiam.
- Capacidade de empatia
[pic 2]
A empatia nos proporcionam nos colocar na posição do outro. De tentar entender do ponto de vista e a partir dos sentimentos do próximo, retirando a nossa impressão pessoal. Na ilustração o homem tentar se colocar no estado gravídico de sua companheira, simular o sentimento do peso da barriga e outros sentimentos que a gravidez nos proporcionam.
- Capacidade de controlar as próprias ações
[pic 3]
Ter o controle de suas ações, seja no ambiente familiar ou no trabalho, as vezes é difícil quando não temos o controle emocional. Na figura, podemos observar que num determinado momento o homem não conseguiu segurar sua emoção e acabou demonstrando um excesso preocupação e dividindo seu problema com o colega de trabalho.
- Capacidade de remediar danos emocionais (reparação)
[pic 4]
Temos de ter cautela com os danos emocionais que podemos causar, pois as vezes são irreparáveis. Na ilustração, o chefe se altera e acaba gritando com os funcionários em uma reunião. Diante de tal reação fica nítido o descontrole emocional do chefe, se mostrando totalmente desiquilibrado passando insegurança para os funcionários.
...