RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Artigo: RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jrconstatine • 17/10/2014 • 439 Palavras (2 Páginas) • 428 Visualizações
Etapa 1 - Recursos materiais e patrimoniais
Material é, em suma, todo bem que pode ser contado, registrado e que tem por função atender às necessidades de produção ou de prestação de serviço de uma organização pública ou privada.
A Administração de Materiais é o conjunto de atividades que tem por objetivo planejar, executar e controlar os materiais adquiridos e usados por uma organização com base nas especificações dos produtos necessários. Todo esse processo deve ser feito da forma mais eficiente e econômica possível.
Em resumo, pode-se dizer que a Administração de Materiais é um conjunto de atividades que tem por finalidade o abastecimento de materiais para a organização no tempo certo, na quantidade certa, na qualidade solicitada, sendo tudo isso conseguido ao menor custo possível.
Cabe à Administração de Materiais todas as atividades para a aquisição de materiais, o controle de estoque e a decisão de repô-lo, a escolha de fornecedores, os processos de compra, a armazenagem e a entrega para produção.
As principais atividades inerentes à Administração de Materiais são: Manutenção de Estoques, Processamento do Pedido, Compras, Programação do Produto, Embalagem de Proteção, Armazenagem, Manuseio de Materiais, Manutenção da Informação e Transportes.
Os objetivos principais da administração de recursos materiais são:
• Preço Baixo: reduzir o preço de compra implica aumentar os lucros, se mantida a mesma qualidade.
• Alto Giro de Estoque: implica melhor utilização do capital, aumentando o retorno sobre os investimentos e reduzindo o valor do capital de giro.
• Baixo Custo de Aquisição e Posse: dependem fundamentalmente da eficácia das áreas de controle de estoques, armazenamento e compras.
• Continuidade de Fornecimento: é resultado de uma análise criteriosa quando da escolha dos fornecedores. Os custos de produção, expedição e transportes são afetados diretamente por este item.
• Consistência de Qualidade: a área de materiais é responsável apenas pela qualidade de materiais e serviços provenientes de fornecedores externos. Em algumas empresas, a qualidade dos produtos e/ou serviços constitui-se no único objetivo da gerência de materiais.
• Qualificação de Despesas com Pessoal: obtenção de melhores resultados com a mesma despesa ou mesmo resultado com menor despesa – em ambos os casos o objetivo é obter maior lucro final. Às vezes compensa investir mais em pessoal porque se pode alcançar com isso outros objetivos, propiciando maior benefício com relação aos custos.
• Relações Favoráveis com Fornecedores: a posição de uma empresa no mundo dos negócios é, em alto grau, determinada pela maneira como negocia com seus fornecedores.
• Aperfeiçoamento de Pessoal: toda unidade deve estar interessada em aumentar a aptidão de seu pessoal.
• Bons registros: são considerados como o objetivo primário, pois contribuem para o papel da administração de material, na sobrevivência e nos lucros da empresa, de forma indireta.
...