Recrutamento E Seleção
Ensaios: Recrutamento E Seleção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Graziellasilva2 • 13/11/2013 • 2.256 Palavras (10 Páginas) • 286 Visualizações
Sumário
Introdução 4
Recrutamento 5
Recrutamento interno 6
Recrutamento externo 7
Seleção 9
Entrevista de seleção 10
Referência Bibliográfica................................................................................................13
Introdução
As empresas sejam de pequeno, médio ou grande porte sempre tem necessidade de alguém ou um setor responsável por contratações e/ou demissões de forma que cuide dos recursos humanos de quem ela depende para manter seu funcionamento. Nesta pesquisa, porém será abordada uma das atividades desenvolvidas por esta função: recrutamento e seleção. A seguir será feita uma abordagem de cada uma dessas ferramentas.
Recrutamento
Segundo Juliana Pontelo (2006) é a forma atração de candidatos utilizada pela empresa para preencher o seu quadro de funcionários.
Para Chiavenato (2006) o principal objetivo do recrutamento é abastecer o processo seletivo com candidatos.
Muitas empresas utilizam banco de dados para que as pessoas interessadas façam seus cadastros, outras já utilizam a forma de divulgação de vagas e assim recebem currículos via e-mail, a forma com que fazem o recrutamento pode ser bastante diversificada.
Segundo Chiavenato (2002) para recrutar pessoas é preciso um planejamento em três fases que são: o tipo de pessoas, o mercado que o RH tem para oferecer e técnicas utilizadas para o recrutamento.
Após essa análise surgem três etapas para serem seguidas, ou seja, antes do recrutamento é preciso fazer pesquisa interna das necessidades, pesquisa externa do mercado e técnicas a utilizar.
Veja a seguir uma breve explicação de cada uma dessas fases:
Pesquisa interna - para Chiavenato (2002) é uma pesquisa feita dentro das organizações para saber a necessidade de pessoas a curto, médio e longo prazo. Muitas empresas substituem o processo de pesquisa interna por Planejamento de pessoal, porém é um trabalho mais amplo.
Pesquisa externa - segundo Chiavenato (2002) é um tipo de pesquisa feita no mercado de RH a fim de segmentar o mercado e identificar as fontes de recrutamento. Esse processo é realizado de acordo com os interesses da organização.
Ao identificar as fontes de recrutamento é possível aumentar os rendimentos do recrutamento, reduzir tempo desse processo e ainda reduzir custos operacionais.
Após essas pesquisas o próximo passo é escolher as técnicas de recrutamento, que se divide em processo de recrutamento e meios de recrutamento. Veja a seguir:
Processo de recrutamento – segundo Chiavenato (2002) quem toma decisão para o recrutamento é o setor responsável pela vaga existente.
Em empresas industriais o planejamento de Mão-de-obra direta no curto prazo é feito pelo Planejamento e Controle de Produção, para cumprir os seus programas.
Meios de recrutamento – para atrair candidatos às vagas a serem preenchidas é necessário divulgá-las. Por essa razão os responsáveis pelo recrutamento precisam identificar os locais de divulgação. As fontes de recrutamento são as áreas que devem ser exploradas pelo recrutador (Chiavenato, 2002).
O recrutamento de pessoas ainda pode ser interno ou externo. Sendo que o interno é da própria empresa e externo está desempregado ou trabalhando em outra empresa e buscam a oportunidade de mudar de emprego.
Os dois tipos de recrutamento têm suas vantagens e também desvantagens, a descrição será dada a seguir:
Recrutamento interno
Segundo Chiavenato (2002) é quando a empresa da oportunidade para seus funcionários, desde que o candidato esteja apto para exercer a função, ou seja, tem o perfil requisitado pela vaga.
Nesse caso pode ser considerado como: transferência pessoal, promoção, ou transferência com promoção de pessoal, desenvolvimento e plano de carreira.
As vantagens do recrutamento interno podem ser:
Econômico – nesse caso, não tem despesa com anuncio da vaga e outros custos que geralmente tem com novos candidatos.
Rapidez – não há necessidade de esperar candidatos, o candidato escolhido não tem necessidade de cumprir aviso prévio, economiza tempo na própria admissão.
Segurança – o candidato já é conhecido da empresa, na maioria das vezes não há necessidade de período experimental, integração e indução a empresa, redução da margem de erro.
Motivação – os funcionários geralmente se sentem motivados quanto à carreira profissional e pessoal.
Competição – com a motivação de carreira os funcionários desenvolvem um espírito sadio de competição, pois sabem que as oportunidades serão oferecidas.
As desvantagens desse tipo de recrutamento podem ser:
* A exigência do potencial dos profissionais em cargos acima do nível exercido. Se o profissional não estiver preparado corre grande risco de frustração, podendo chegar até ao desligamento da empresa.
* Pode gerar conflito entre os outros funcionários que não estão preparados, ou seja, não apresentam condições para assumir a vaga. No caso desse tipo de recrutamento a empresa perde de empregar cultura ou política inovadora, já que estes estão aculturados dentro da mesma.
Recrutamento externo
Segundo Chiavenato (2002) é quando se vai ao mercado buscar funcionários de fora da empresa. Nesse caso, é preciso identificar as fontes para de recrutamento. Algumas das técnicas a serem usadas podem ser:
- Arquivos de candidatos em processos anteriores: quando alguém se apresenta ou participa
...