Recursos humano
Por: adervanio • 11/12/2015 • Trabalho acadêmico • 2.023 Palavras (9 Páginas) • 245 Visualizações
CURSO TECNICO EM RECURSOS HUMANOS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
[pic 1]
Em resumo da aula anterior, pode-se dizer que PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO é o processo de analisar uma organização sob vários ângulos, definindo seus rumos (onde estou e onde quero chegar) por meio de um direcionamento que possa ser monitorado nas suas ações concretas, utilizando-se, para tanto, de um instrumento denominado “plano estratégico”.
Para que isso ocorra se faz necessário a construção dos seguintes pontos:
Nome do Aluno: Jaiane do Nascimento Bezerra.
Nome da Instituição: O Bóticario.
MISSÃO
Para construir uma missão é bem simples basta ao empresário responder algumas perguntas. Abaixo vamos construir a missão de uma empresa de desenvolvimento de sistemas.
O que a empresa deve fazer?
Desenvolver e comercializar soluções baseadas na internet.
Para quem deve fazer?
Todas as empresas que identificam a necessidade de automatizar processos
Para quê deve fazer?
Para ajudar as empresas a obterem vantagem competitiva.
Como deve fazer?
Adotando o pensamento que uma solução deve ser ágil e de fácil utilização, porém, eficaz.
Após respondidas as perguntas o próximo passo é unir tudo isso em um parágrafo, veja como ficou a missão desta empresa:
“Desenvolver e comercializar soluções baseadas na internet, a fim de atender as empresas que identificam a necessidade de automatizar processos ajudando a obter vantagem competitiva. Adotando o pensamento que uma solução deve ser ágil e de fácil utilização, porém, eficaz.”
VISÃO DE FUTURO
O enunciado da visão deve conter tanto a aspiração, como a inspiração. A aspiração de tornar-se "algo", e a inspiração porque esse "algo" deve merecer e valer a pena ser concretizado, deve-se sentir orgulho em participar da construção dessa visão. Ou seja, deve ter luz suficiente (inspiração) para apontar o caminho que leva à concretização da aspiração. A visão precisa ser prática, realista e visível (nós não alcançamos aquilo que nós não vemos), pois não passará de uma mera alucinação, se ela sugerir ou propuser resultados inatingíveis. A visão deve ter o perfil que a empresa deve se tornar quando toda a boa vontade, intenções, esforços, recursos e projetos, que se tem na cabeça e no coração, passarem pelas mãos de todos os colaboradores para se tornarem realidade, por construção conjunta. O enunciado da visão, além dos aspectos de aspiração e inspiração, de ser prática, realista e visível, enfim deve facilitar a resposta às seguintes perguntas: - No que a empresa quer se tornar? - Qual a direção é apontada? - Onde nós estaremos? - O que a empresa será? - Em que direção eu devo apontar meus esforços? - Eu estou ajudando a construir o que? - Os recursos investidos estão levando a empresa para onde?
“Estar entre os 40 maiores grupos econômicos do país até 2011”.
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
Valores morais e éticos que envolvem todas as pessoas que fazem parte de sua empresa
METAS ESTRATÉGICAS
Metas mensuráveis e exequíveis, quantitativas e qualitativas.
AGORA QUE VOCÊ JÁ COMPREENDEU MELHOR ESSA PARTE INTRODUTÓRIA, CONSTRUA:
MISSÃO
Vender produtos que enalteçam a beleza e promovam o bem estar das, pessoas, contribuindo assim a apreciação e preços acessíveis, conquistando sua fidelidade e assegurando o crescimento e a qualidade do negocio.
VISÃO DE FUTURO
Ser a rede de lojas mais acessível de rio branco, com qualidade e melhor serviço e sendo a referencia em cosméticos ate 2015 estabelecendo uma forte identificação e satisfação com a sociedade.
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
Objetivo: Vender 500 produtos em cosméticos trimestralmente até 2018.
Objetivo: Garantir a melhoria continua do nível de serviço.
Objetivo: proporcionar maiores lucros.
METAS ESTRATÉGICAS
Meta 1.1: Investir 15% do lucro em propaganda e anúncios.
Meta 1.2: Oferecer um ótimo ambiente de trabalho.
Meta 1.3: Oferecer 10% de desconto em produtos.
Meta 2.1: Investir em uma correta gestão e planejamento.
Meta 2.2: Capacitar todos os funcionários para obter boas vendas.
Meta 2.3: Oferecer 10% de comissão aos funcionários por meta atingida a cada dois meses.
Meta 3.1: Obter uma importante redução de custo desnecessária.
Meta 3.2: Proporcionar preços acessíveis.
Meta 3.3: Assegurar o crescimento e a qualidade do negocio.
Nome do Aluno: Jaiane do Nascimento Bezerra.
Nome da Instituição: O Bóticario
ANÁLISE DE SWOT
O que é: A famosa matriz SWOT, também dita análise, foi desenvolvida na década de 60 na Universidade de Stanford e, rapidamente, se transformou num exercício/método utilizado por todas as principais empresas do mundo na formulação de suas estratégias.
Significado: O nome, SWOT, é uma sigla que significa Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Por essa razão, o exercício também é conhecimento como análise/matriz FOFA, em português.
Quando usar: Essas áreas são separadas entre análise interna (forças e fraquezas) e análise externa (oportunidades e ameaças). Além disso, também existe a visão dos elementos que ajudam (forças e oportunidades) e aqueles que atrapalham (ameaças e fraquezas). Assim, a SWOT ou FOFA se torna um exercício completo de análise de ambiente que deve ser aplicado em qualquer processo de planejamento estratégico.
...