Relatório com gestor da empresa.
Resenha: Relatório com gestor da empresa.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joseanefortes • 19/4/2013 • Resenha • 1.921 Palavras (8 Páginas) • 638 Visualizações
Relatório com gestor da empresa.
Gestão de pessoas são as atividades dos gestores de uma organização relacionadas à área de recursos humanos. Sua finalidade é ajustar as necessidades da organização com as dos indivíduos. Mas qual a função e as atribuições que um gestor de pessoas desempenha dentro de uma empresa?
De acordo com Marcelo Bernardes, gestor da empresa AUDICON, podemos responder a essa questão da seguinte forma: “Recrutamento e seleção quando necessidade de vaga; identificação dos candidatos cujo perfil se enquadra à vaga”. Seleção dos três melhores candidatos, envio ao RH da empresa.
Após entrevista com gerente de RH, psicóloga e alguns gerentes de setores, efetua-se a contratação e assim por diante; com os treinamentos necessários para desenvolver a função. “Estes treinamentos podem ser internos (apresentação da empresa e cargo a ser preenchido bem como suas atribuições) ou externos (treinamentos de qualificação)”.
Segundo ele, a organização também passa por algumas dificuldades durante esse processo: “A maior dificuldade que temos em relação ao processo de recrutamento e seleção é a falta de pessoas qualificadas. Faltam de fornecimento de pessoas com foco, com direção, prontas para assumir o cargo dentro da organização. Quando falamos em falta de foco, queremos dizer pessoas com formação em alguma área que não condiz com a vaga a ser preenchida ou que tenha o conhecimento técnico, mas não o pratico, dificultando seu desempenho profissional”.
Mas como as empresas devem proceder para ter em seu banco de talentos pessoas com foco e qualificadas?
Inicialmente pode-se utilizar uma estratégia elaborada em 10 passos. São eles:
1. Identificar o perfil ideal de funcionário para a empresa: fazer uma análise das características do melhor colaborador que a empresa tem ou teve, tentando identificar o motivo de ele ser considerado o melhor; fazer o mesmo procedimento com o pior colaborador. Dessa forma o gestor saberá quais características procurar em uma pessoa e quais evitar.
2. Agir sem preconceitos: analisar os candidatos pela experiência que possuem não levando em conta raça, cor, crença religiosa, idade, etc.
3. Divulgar: anunciar a vaga em vários canais de informações como agencias de emprego e sites de recolocação fará com que mais candidatos apareçam, aumentando assim a chance de encontrar a pessoa mais qualificada.
4. Investir em publicidade: investir em anúncios de qualidade, em classificados pode “atrair” candidatos mais capacitados.
5. Seleção de currículos: fazer uma triagem para economizar tempo é uma boa opção; eliminar os currículos que não condizem com as necessidades da empresa e ligar para o candidato para se ter uma noção de sua personalidade e grau de interesse na vaga são alguns exemplos.
6. Entrevistas coletivas: organizar grupos de dez candidatos aproximadamente para fazer perguntas ligadas ao candidato, apresentar a empresa, o trabalho e as condições de pagamento ajuda a conhece-los melhor.
7. Entrevistas individuais: conversar com cada um dos candidatos de forma franca e em um ambiente informal ajuda a conhecer as pretensões que ele possui e quais as suas qualidades.
8. Precauções: buscar referências nos empregos anteriores do candidato e conferir diplomas mencionados no currículo garante a veracidade das informações ali contidas.
9. Explicar os “não negociáveis”: deixar claro ao futuro colaborador que a empresa tem padrões e valores que não podem ser desrespeitados em hipótese alguma. É aconselhável ter um documento onde essas informações estejam bem esclarecidas, que conste que o colaborador concorda com elas e que assine este documento.
10. Procurar os melhores: contratar pessoas capacitadas para a função permite que o gestor gerencie as pessoas se precisar gerenciar as tarefas; pagar bem também é importante, pois os melhores não são baratos, mas sua excelência no trabalho paga o investimento da empresa.
Oferecer benefícios aos colaboradores também é uma forma utilizada para atrair funcionários. Entende-se por beneficio plano de saúde, vale-transporte, auxilio alimentação, plano odontológico e previdência privada.
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Outro fator que ajuda muito na contratação de profissionais capacitados é ter um bom programa de recrutamento e seleção que são tarefas muito importantes para a empresa. Uma organização que possui falhas neste processo pode ter grandes prejuízos, como atraso em processos e contratação de pessoas não qualificadas.
Para se ter um bom programa de recrutamento é bom que a empresa tenha sempre em mente:
a) Boa gestão do processo seletivo. Incluem-se as etapas de seleção, conceitos de cada candidato e controle dos custos.
b) Banco de talentos sempre atualizado.
c) Controle das aprovações de pessoal por fluxo de requisições através de workflow (organização e tecnologia).
d) Controle estatístico de turnover (sinônimo de perda de produtividade, de lucratividade e de saúde organizacional) por meio de emissão de relatórios gerenciais.
e) Renovação constante de currículos.
f) Anexar arquivos e avaliações aos currículos dos candidatos.
g) Relatórios de requisição estatísticos.
h) Classificar os candidatos por pontuação e adequação ao perfil solicitado para o cargo.
i) Fazer pesquisas tanto de candidatos quanto de funcionários através
...