Relação Existente entre Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
Por: gutops • 23/11/2016 • Trabalho acadêmico • 834 Palavras (4 Páginas) • 928 Visualizações
GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Relação existente entra a Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
Realização de texto dissertativo sobre a relação existente entre Gestão Ambiental e Responsabilidade Social, na disciplina, Ética Empresarial, do curso de Marketing, da Unijorge
Orientador: Prof. Marcelo Timbó Nilo
SUMÁRIO
Introdução ................................................................................................................... 4
Natura, um exemplo de Gestão ambiental e Responsabilidade social ...................... 5
Conclusão ................................................................................................................... 6
Bibliografia .................................................................................................................. 7
Introdução
Muito se tem discutido sobre as relações que as empresas tem haver com o meio ambiente. É certo que há tempos atrás, não existia essa preocupação, pois acreditava-se que as empresas tinham que centrar seus esforços na geração de emprego e no seu crescimento. Porém com o advento da globalização que proporcionou maior acesso a informação e a entrada de empresas estrangeiras em diversos países, reforçou-se o papel que as empresas tem que ter com o meio ambiente.
Muitas empresas não tinham tanto interesse e preocupação com o meio ambiente, porém muito se tem evoluído com relação a este tema. Isso acontece porque a sociedade, a mídia, o governo , ONGs, dentre outros, tem estado mais vigilantes em relação as empresas e o meio ambiente. Desta forma, as grandes empresas já fazem um importante trabalho de preservação do meio ambiente e da importância do desenvolvimento sustentável.
As empresas socialmente responsáveis, tem o respeito da população e isso passa a ser um grande diferencial. O reconhecimento dessas ações de Responsabilidade Social pelos consumidores, fortalecem a imagem positiva das organizações e faz com que essas corporações, consequentemente, atinja maiores níveis de sucesso e relacionem sua marca a essas ações e estejam a frente dos seus concorrentes. Um bom exemplo disso é a empresa Natura. Por outro lado, não dar a devida importância a esses aspectos pode custar caro para as companhias, pois além de ter que pagar multas milionárias devido esses descasos, a má reputação da empresa pode levá-la a falência. Um caso recente dessa omissão é o da empresa Samarco.
Desta forma, a Gestão Ambiental e a Responsabilidade Social são atualmente condicionadas pela pressão de regulamentações governamentais e pela busca de melhor reputação perante a sociedade. A sociedade atual está reconhecendo a importância da responsabilidade ambiental e social pelas empresas e dão mais valor aquelas que consequentemente fazem importantes trabalhos nessa área.
Natura, um exemplo de Gestão ambiental e Responsabilidade social
A empresa Natura, maior multinacional brasileira de cosméticos, tem um papel muito importante em relação a sustentabilidade e responsabilidade social, sendo reconhecida pelos consumidores, pelos órgãos governamentais, fornecedores, colaboradores e pela sociedade, como uma das empresas precursoras deste movimento e mais atuantes neste sentido.
A Natura é uma das vencedoras do prêmio da Organização das Nações Unidas (ONU) Campeões da Terra 2015, na categoria Visão Empresarial.
Ao atribuir o prêmio à Natura, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) reconheceu o compromisso da companhia de colocar a sustentabilidade no coração de sua estratégia de negócios, o que apoia a Agenda para o Desenvolvimento Sustentável 2030 da ONU.
Esse é um dos muitos prêmios que a Natura merecidamente recebeu por ter um modelo de negócios em que a sustentabilidade e o empreendedorismo podem caminhar lado a lado.
...