Remuneração e Satisfação dos Funcionários, Estudos de caso Petromoc
Por: gomeszita • 14/7/2017 • Projeto de pesquisa • 1.050 Palavras (5 Páginas) • 276 Visualizações
- Índice
1 Introdução 1
1.1 Justificativa 1
1.2 Problema 2
1.3 Hipóteses 2
1.4 Objecto de Estudo 2
1.4.1 Objectivo Geral 2
1.4.2 Objectivo Específico 3
1.5 Metodologia 3
2 Revisão da Literatura 3
3 Referência Bibliográficas 4
Introdução
As pessoas não vivem isoladas e nem são auto-suficientes, elas tem de se relacionar continuamente com outras pessoas ou com os seus ambientes por meio da comunicação.
A origem da palavra comunicação deriva do latim “Comunicatio= reunião”. (Divino. J 2015).
A comunicação interpessoal é um método de comunicação que promove a troca de informações entre duas ou mais pessoas, ela está presente todos os dias da vida, ainda que o ser humano considere-se completamente independente, haverá um momento em que ele precisará trocar informações com outra pessoa.
Quando estamos dentro de uma empresa a exercer as actividades diárias, é inconcebível pensar que a comunicação será um elemento dispensável.
Na sociedade onde vivemos, cada qual tem seu repertório cultural exclusivo, portanto, transmitirá a informação segundo o seu conjunto de particularidades e o receptor agirá da mesma maneira, segundo seu filtro cultural, o que representam factores que interferem na comunicação.
O presente trabalho refere-se a um projecto de pesquisa explicativa, onde são analisados teorias e reflexções sobre as barreiras a comunicação organizacional, evidenciando os factores que interferem na comunicação interpessoal no ambiente de trabalho, onde posteriormente servirá de base para elaboração de uma monografia.
Justificativa
A relevância do estudo em epígrafe, emergiu da necessidade de perceber cada pessoa, passando a considera-la como interlocutor na troca de informações baseadas em seu repertório cultural, sua formação educacional, vivências, emoções e toda bagagem que traz consigo, possam gerar informações mal escritas, falta de cooperação, a omissão e falta de apoio, traduzindo-se em conflitos pessoais e profissionais, processo as trabalhistas, recaindo desse modo direta ou indiretamente na qualidade do produto ou serviço, na imagem e rendimentos da organização.
No ponto de vista tecnológico, este trabalho contribuirá para incutir maior sinergia na organização, identificando factores que influenciam na comunicação, de forma a serem eliminados, garantindo desse modo que os processos produtivos melhorem, minimizando as falhas.
No ponto de vista social, ao se observar os factores que interferem na comunicação interpessoal, ajudará bastante na integração de pessoas de diversas culturas no seio da organização com usos e costumes diferentes, onde poderão se sentir integradas e motivadas a trabalharem e a contribuírem com aquilo que é seu pensamento e experiência profissional.
Problema
A ideia que presidiu na escolha deste tema de estudo, resultou das barreiras verificadas na comunicação organizacional, visto que constituem um entrave para o desenvolvimento da organização, perigando o seu sucesso, onde procuramos identificar “Quais os Factores que interferem na Comunicação Interpessoal na Organização?”
Hipóteses
As possíveis hipóteses, podem solucionar os factores que interferem na comunicação interpessoal na organização:
H1.A actualização e modernização e modernização do sistema informático, a necessidade de se adquirir computadores e softwares que possibilitam a utilização de intra-net, onde todos os informes possam estar dispostos e visíveis para todos os membros.
H2.Utilização do modelo de administração misto, onde a comunicação é feita de forma descendente e ascendente, criando uma maior abertura entre líderes e seus subordinados, garantindo um ambiente de cooperação.
Objecto de Estudo
O objecto de estudo são os factores que interferem na comunicação interpessoal na organização, que constituem entrave para o bom ambiente de trabalho.
Objectivo Geral
Criar um modelo de ferramenta de gestão novo, baseado nas relações humanas, que garantam uma comunicação interpessoal eficaz, permitindo desse modo que as actividades laborais decorram sem sobressaltos.
...