Resenha Capítulo 9 – Criação de brand equity
Por: Beatriz Zuquer • 7/4/2016 • Resenha • 408 Palavras (2 Páginas) • 1.100 Visualizações
Resenha Capítulo 9 – Criação de brand equity
No começo do capítulo 9, Kotler aborda a questão da marca para uma empresa e afirma que esse deve ser o maior cuidado das empresas, pois para se solidificar uma marca e posiciona-la no mercado é preciso paciência, e que nesse processo inclui-se 4 etapas-chave: Identificação e definição do posicionamento da marca; planejamento e implementação do marketing da marca; Mensuração e interpretação do desempenho da marca; Crescimento e sustentação do valor da marca. Se posicionada bem, tem o poder de agregar valores de tal modo que as diferencie de outros concorrentes.
O branding tem a função de distinguir o produto de um fabricante de outros. Tendo o contraste de antigamente que era usado para diferenciar o produto de um artesão para outro e hoje tem função de marca, de reconhecimento de valores e até questões financeiras. Dependendo como é colocada, ela pode fazer com que o consumidor atribua valores diferentes para um produto idêntico apenas por sua marca. Observando no âmbito corporativo, as marcas também são capazes de estabelecer sua organização simplificando o manuseio e o rastreamento das mesmas e ajudam no armazenamentos de estoque e contabilidade de seus produtos, sendo que todas as peculiaridades de uma marca e/ou um produto tem suas proteções devidad para cada caso, seja seu logotipo, embalagens ou outros através de seus direitos de propriedades intelectuais. E o brand equity seria esse valor agregado a marca, em relação a seus bens e serviços. E há também três modelos que o autor destaca no texto, seriam eles: BrandAsset Valuator criado pela agência Young and Rubicam; Brandz criado pela Marketing Millwards e WWP e o modelo Ressonância de Marca.
Os elementos que constituem uma marca são de extrema importância e relevância, como o símbolo e o slogan, pois são formas de captar a atenção do consumidor e fazer com que mais uma vez ele possa ter contato com a mesma e se lembrar dela. Logo delineamos o fato de que esses elementos precisam serde fácil memorização, significativos e cativantes além de ser transferível, adaptável e protegido. Além da marca trabalhar o branding externo com seus consumidores, ela também precisará trabalhar ele de forma interna com seus funcionários para que eles juntamente acreditem, invistam e consumam na marca de uma maneira viva e que esteja também presente em seu dia-a-dia.
Gerando valor na marca, podemos mens
...