Resenha do artigo "Empreendedorismo: Conceitos e Definições"
Por: giovanna_____ • 10/10/2019 • Resenha • 363 Palavras (2 Páginas) • 2.222 Visualizações
BAGGIO, Adelar Francisco; KNEBEL, Daniel Baggio. Empreendedorismo: Conceitos e Definições. Revista de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (REIT-IMED). Vol. 04 N. 02, 2017.
O artigo de autoria de Adelar Francisco Baggio, mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Daniel Knebel Baggio, doutor em Contabilidade pela Universidade de Zaragoza, intitulado “Empreendedorismo: Conceitos e Definições” abrange a temática proposta a partir de revisões bibliográficas encontradas em literaturas filosóficas, sociólogas e entre outras vertentes teóricas com o objetivo de conceituar e caracterizar tópicos acerca de empreendedorismo e do empreendedor propriamente dito, abrindo discussões relativas à sua importância social e econômica.
O artigo desenvolve amplamente os conceitos de empreendedorismo advindos de referenciais de diferentes autores. Disserta a respeito da ideia central a qual relaciona o empreendedorismo como a competência de lidar com adversidades, utilizando-se de criatividade a partir dos recursos disponíveis, transformando o ambiente social e econômico onde vive, além de aceitar os riscos e a possibilidade de fracassar. A partir disso, é colocado em pauta pelo artigo teorias do empreendedorismo sendo elas a teoria econômica e comportamentalista. É interessante notar que o artigo propõe uma visão peculiar a respeito desta questão por agregar não somente valor econômico e comercial ao significado de empreender, mas também áreas de cunho subjetivo e coletivo como a psicologia, psicanálise e sociologia. Em seguida, no tópico que se refere aos tipos de empreendedores, são apontadas três categorias: corporativo, start-up e social, sendo este último notório por sugerir a tese de que o empreendedor possui a capacidade de promover qualidade de vida social, cultural, econômica e ambiental sob a ótica da sustentabilidade, tema este bastante contemporâneo.
A princípio o conteúdo do texto fundamenta-se em discutir as diversas habilidades e competências que designam o papel do empreendedor e desta maneira ser capaz de distingui-lo de gerentes, inventores e líderes. Em contrapartida, ao comparar e diferir homens e mulheres empreendedores transmite de forma errônea um molde arcaico e retrógado da imagem feminina no âmbito da temática, reforçando estereótipos de gêneros ultrapassados. O presente estudo dispõe de uma estrutura linguística simples de fácil compreensão sendo assim acessível para o público em geral.
...