Responsabilidade Social
Trabalho Universitário: Responsabilidade Social. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ingrid2408 • 24/9/2013 • 1.279 Palavras (6 Páginas) • 962 Visualizações
Sumário
Pag.
1 INTRODUÇÃO ...................................................................................................... 04
2 DESENVOLVIMENTO .......................................................................................... 05
2.1 RESPONSABILIDADE SOCIAL (JEQUITI) ....................................................... 06
3 CONCLUSÃO ....................................................................................................... 07
4 REFERÊNCIAS .................................................................................................... 08
Introdução
Nesse trabalho iremos abordar conceitos diversos da Responsabilidade Social e o que uma empresa de grande porte “pensa” sobre aderir a essa causa e a importância que a mesma tem sobre a sociedade.
Nossa expectativa é de que as pessoas entendam esse assunto e se interessam em fazer o mesmo para que tornamos um mundo melhor e mais agradável de se viver.
Desenvolvimento
Responsabilidade Social:
O conceito de responsabilidade social pode ser compreendido em dois níveis: o nível interno relaciona-se com os trabalhadores e, a todas as partes afetadas pela empresa e que, podem influenciar no alcance de seus resultados. O nível externo são as consequências das ações de uma organização sobre o meio ambiente, os seus parceiros de negócio e o meio em que estão inseridos.
Existem diversos fatores que originaram o conceito de responsabilidade social, em um contexto da globalização e das mudanças nas indústrias, surgiram novas preocupações e expectativas dos cidadãos, dos consumidores, das autoridades públicas e dos investidores em relação as organizações. Os indivíduos e as instituições, como consumidores e investidores, começaram a condenar os danos causados ao ambiente pelas atividades econômicas e também a pressionar as empresas para a observância de requisitos ambientais e exigindo à entidades reguladoras, legislativas e governamentais a produção de quadros legais apropriados e a vigilância da sua aplicação.
Os primeiros estudos que tratam da responsabilidade social tiveram início nos Estados Unidos, na década de 50, e na Europa, nos anos 60. As primeiras manifestações sobre este tema surgiram em1906, porém essas não receberam apoio, pois foram consideradas de cunho socialista, e foi somente em 1953, nos Estados Unidos, que o tema recebeu atenção e ganhou espaço. Na década de 70, começaram a surgir associações de profissionais interessados em estudar o tema, e somente a partir daí a responsabilidade social deixou de ser uma simples curiosidade e se transformou em um novo campo de estudo.
Responsabilidade Social (Segundo a empresa Jequiti)
“Como as empresas podem contribuir para uma sociedade mais justa e um ambiente limpo e saudável? As empresas podem alcançar esse objetivo trabalhando com o que chamamos de Responsabilidade Social Empresarial. Desta forma, a gestão das empresas não pode ser direcionada apenas para o cumprimento de interesses de seus acionistas, mas também pelos de outros detentores de interesses como, por exemplo, os trabalhadores, as comunidades locais, os clientes, os fornecedores, as autoridades públicas, os concorrentes e a sociedade em geral. São os chamados stakeholders, isto é, todas as pessoas e organizações que de alguma forma se relacionam com a empresa.
A chamada Responsabilidade Social Empresarial é uma forma de gestão ética, responsável e transparente que tem a organização com seus stakeholders, de modo a minimizar seus impactos negativos no meio ambiente e na comunidade. Ser ético e transparente quer dizer conhecer e considerar seus stakeholders objetivando um canal de diálogo, discussão e consenso.
Com uma conduta direcionada a Responsabilidade Social, as empresas contribuirão para o desenvolvimento
...