Responsabilidade Social
Pesquisas Acadêmicas: Responsabilidade Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lola1935 • 9/11/2014 • 769 Palavras (4 Páginas) • 804 Visualizações
A teoria sobre Responsabilidade Social surgiu na década de 1950. A primeira publicação a abordar o tema foi o livro Social Responsibilities of the Businessman, de Howard Bowen (1953). O autor baseou-se na ideia de que os negócios são centros vitais de poder e decisão e que as ações das empresas atingem a vida dos cidadãos em muitos pontos. Questionou quais as responsabilidades, com a sociedade, que se espera dos “homens de negócios” e, defendeu a ideia de que as empresas devem compreender melhor seu impacto social, e que o desempenho social e ético deve ser incorporado na gestão dos negócios.
Haword Bowen entende Responsabilidade Social como:
“A obrigação do empresário de adotar práticas, tomar decisões e acompanhar linhas de ação desejáveis segundo os objetivos e valores da sociedade”. (p. 36)
Responsabilidade Social Corporativa:
O termo “Responsabilidade Social Corporativa” expressa o ato de entender e agir em resposta a demanda da sociedade, onde o valor gerado por uma empresa não se estabeleça somente em lucros, mas que proporcione um impacto positivo para o conjunto dos afetados direta ou indiretamente por suas operações.
Hoje a Responsabilidade Social Corporativa está em alta, as empresas têm levado a sério suas relações com a comunidade, com o meio ambiente e com seu próprio corpo de funcionários, através de diversas ações. Devido à competição acirrada e à mudança no modo de pensar do consumidor nos últimos anos, essas relações tornaram-se uma questão de estratégia financeira e de sobrevivência empresarial, sem falar do lado ético e humano da Responsabilidade Social.
Com este conceito se propagando, predomina a visão de que a responsabilidade das empresas vai além da responsabilidade de maximizar lucros e incorpora-se à necessidade de uma boa postura perante os recursos econômicos e humanos da sociedade e a vontade de ver esses recursos utilizados para fins sociais mais amplos e não simplesmente para os interesses privados das organizações.
As ações sociais repercutem no ambiente interno e externo da organização. No ambiente interno, repercute na melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores, aumenta a produtividade, cria maior motivação aos seus colaboradores e assim, consequentemente, melhorias na organização.
Os empregados, por constituírem um dos fatores de produção mais importantes, se transformam em um dos elementos-chave para o sucesso dos empreendimentos da iniciativa privada. O reconhecimento da importância deste público fez com que a empresa se conscientizasse da necessidade de fornecer boas condições e ambiente agradável de trabalho, salários justos, bem como mecanismos de incentivo e desenvolvimento de pessoal.
Além disso, reflete também no marketing institucional, na percepção do consumidor, bem como, na satisfação e consequente fidelização do mesmo. No ambiente externo, o exercício da responsabilidade social gera também retorno para a empresa, tanto social, cultural, quanto financeiro, aprimorando o relacionamento com seus diversos públicos e promovendo o desenvolvimento sustentável do local e da região.
De acordo com o Instituto ETHOS:
“Responsabilidade Social Empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente
...