Responsabilidade social das empresas
Pesquisas Acadêmicas: Responsabilidade social das empresas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: sabrinav • 6/10/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 4.496 Palavras (18 Páginas) • 301 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL
Prof. Me Luiz Manuel Palmeira
Deusdete Cardoso Filho – RA 6751347112 – Tecnólogo em Logística
Sabrina Valéria Batista – RA 6951488831 – Tecnólogo em Logística
Ricardo Alexandre – RA 6954447088 – Tecnólogo em Logística
Rosemberg Souza Rocha – RA 2100360000 – Tecnólogo em Logística
Marcelo Barros – RA 6950464748 – Tecnólogo em Logística
Valparaiso de Goiás - GO
2013
Sumário
1. INTRODUÇÃO 3
2.1 Direito Empresarial 3
2.2 Direito Comercial 3
2.3 Empresa e sua evolução 4
2.4 Empresário 5
3. Aspectos Legais da Empresa 5
4. Função Social da Empresa 7
4.1 Análises da função social da empresa pesquisada 9
5. Títulos de Crédito 9
6. Legislação Tributária e Fiscal 13
6.1 Entrevista com o Gestor da empresa 15
CONCLUSÃO 16
BIBLIOGRAFIA 17
1. INTRODUÇÃO
As novas rotinas, as transformações sociais, políticas e tecnológicas têm exigido uma mudança globalizada e para o Direito Comercial não foi diferente, pois do mesmo surge um novo ramo do direito o “Direito Empresarial”.
No presente trabalho temos a pretensão de mostrar algumas etapas destas mudanças e seus impactos legais sobre uma determinada empresa, considerando os fundamentos do Direito Empresarial e a Função Social da Empresa.
Para a dinâmica deste estudo, mostramos os conceitos básicos do Direito Comercial e do Direito Empresarial, dos Títulos de Crédito e seus Princípios, junto com os aspectos legais que envolvem a Legislação Tributária Fiscal. Escolhemos os dados da empresa ID Logistics do Brasil LTD, para exemplificar o impacto do novo Direito Empresarial e debater sobre a Função Social da Empresa.
Procuramos demonstrar que de um lado estão às obrigações civis, princípios, que não são maleáveis em suas aplicações. De outro, as empresas que estão em constantes transformações para atender ao mercado globalizado, e adaptarem-se as novas normas jurídicas e tributárias.
2 Direito Empresarial e Direito Comercial
2.1 Direito Empresarial
É o ramo do Direito Privado que pode ser entendido como o conjunto de normas disciplinadoras das atividades empresariais e de seus executantes, os empresários, importantes na condução harmônica da atividade empresarial com os interesses do coletivo.
2.2 Direito Comercial
É o ramo do Direito Privado que pode ser entendido como o conjunto de normas disciplinadoras das atividades de negociação do comerciante e de qualquer pessoa física ou jurídica, destinada a fins de natureza econômica, desde que habitual e dirigida à produção de bens ou serviços conducentes a resultados patrimoniais ou lucrativos. Tratando das relações jurídicas oriundas da prática do comércio.
2.3 Empresa e sua evolução
Empresa é uma atividade organizada, de natureza privada, com o objetivo de produção ou de circulação de bens e serviços no mercado. Sendo uma atividade que possui um conjunto de elementos, que uma vez unidos, passam a ter identidade própria, para realizar o objetivo pelo qual foi constituída. O conceito de empresa se delineia em: Temos empresa e conseqüentemente, ato comercial, quando a produção é obtida mediante trabalho de outros, quando o empresário recruta o trabalho, o organiza, o fiscaliza, e o dirige para fins da produção.
Quem conduz a empresa é o empresário, realizando a atividade sozinha ou em parceria com outras pessoas. O empresário pode ser pessoa física ou pessoa jurídica, quando atua em sociedade. Há também outros elementos que fazem parte da empresa, como os fatores incorpóreos, sendo os créditos, as dívidas, o ponto comercial, a propriedade industrial, e também há os corpóreos, que são as vitrines, mostruários, prateleiras, prédios, casa, balcões, estoque, etc.
Quando se abre uma empresa, esta precisa ser registrada na junta comercial do estado em que se situa, e escolhendo a possibilidade de exploração, sendo como empresário individual ou na forma de sociedade, podendo ser uma sociedade limitada (Ltda.) e sociedade anônima (S/A), que são os mais importantes e utilizados no Brasil.
Sociedade Limitada (Ltda.): ela é criada mediante um contrato social, a ser registrado na junta comercial, podendo ter como sócios pessoas físicas e jurídicas, sendo divida em cotas, que são partes do capital, que precisam ser integralizada em dinheiro ou bens, o sócio que tiver o maior número de cotas tem controle sobre a empresa, podendo nomear uma pessoa para ser o administrador. O nome empresarial deve ser formado como firma (razão) denominação (nome fantasia) acrescida do termo Ltda. Os sócios respondem limitadamente, estando limitados ao capital investido, ou seja, não respondem com seu patrimônio pessoal.
Sociedade Anônima (S/A): é um tipo de sociedade em que o capital é divido em ações, cada ação tem seu valor correspondente em dinheiro, e quem possui o maior número de ações (que da direito a voto) controla a empresa. Para que a sociedade se constitua é necessário que seja feita à subscrição do capital por
...